-->

 

A Cosan, empresa brasileira com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística,  está colocando um pé no minério de ferro, alavancando sua expertise em logística portuária e de gestão para criar uma mineradora integrada em sociedade com Paulo Brito, o fundador e controlador da Aura Minerais. Como parte da construção do novo negócio, a Cosan está comprando pelo menos 49% do Porto São Luís. A informação é do site Brazil Journal, que garante que um anúncio sobre o fato é iminente.

A decisão de investimento vem três anos depois de Rubens Ometto, proprietário do grupo Cosan, considerar a compra de uma participação minoritária na Vale que transformasse a sua empresa num acionista de referência da mineradora.

A Cosan terá 37% do novo negócio e controle compartilhado da nova companhia, por ora chamada de JV Mineração. Como parte da construção do novo negócio, a Cosan está comprando pelo menos 49% de um porto em São Luís por um voluation total de R$ 720 milhões, que serão integralizados na JV.

O porto pertence á China Communications Construction Company Limited (CCCC) e outros acionistas minoritários, incluindo a família do incorporador Walter Torre e seu sócio Paulo Remy.

A JV Mineração detém direitos de exploração de pelo menos três projetos minerais no Pará, que até agora estavam na Holding de Paulo Brito. Além de contribuir com o porto, a Cosan fará contribuições de capital ao longo da vida do projeto.

A JV deve começar a operar em 2025 e o primeiro projeto mineral a ser explorado ficará em Paraupebas, no Pará, e se conectará ao Porto São Luís pela Estrada de Ferro de Carajás e/ou um minerioduto.

O CEO da nova companhia será Juarez Saliba, um veterano da Vale e da CSN, e um dos maiores conhecedores dp setor. Julio Fontana, o ex-CEO da Rumo Logística (Grupo Cosan), será conselheiro e consultor sênior da JV Mineração.

Negociações acompanhadas pela Seinc – O blog O INFORMANTE (JP Online) apurou que as negociações foram acompanhadas pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), por meio do secretário Simplício Araújo. Com a compra, segundo Simplício, as obras do Porto São Luís devem ser iniciadas em breve. Recentemente, o titular da Seinc esteve em São Paulo acompanhando as negociações com o vice-presidente do grupo empresarial, Henrique Malta.
“O grupo anterior buscava investidores para aportar recursos na implantação do porto. O grupo Cosan, que tem negócios no Maranhão, vai com toda a certeza ter muito mais celeridade na construção do porto e trará uma nova perspectiva para o escoamento da produção do Arco-Norte aqui pelo Maranhão”, ressaltou Simplício Araújo.

No Maranhão, por meio da empresa Raízen, informou o secretário, o grupo implantou terminal de distribuição de combustíveis na retroárea do Porto do Itaqui, empreendimento que contou com apoio do governo do estado, por meio da Seinc, com um investimento de R$ 200 milhões, reduzindo custos de logística e beneficiando diretamente o abastecimento no Maranhão, Amazonas, Piauí, Pará, Tocantins e Mato Grosso.