-->

O PT com Brandão “e não abre”, os “desinformantes” do Turismo, a ‘confissão’ do ex-PGJ, o “olho grande” do prefeito e a ‘volta do zorro’ com perfil fake são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Mas Dr. Pêta traz, também, outros ‘babados fortes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual empresário, proibido de usar as redes, tem usado perfis fakes com o ‘nome’ do saudoso Zé Pequeno (fundador do JP) para ‘plantar’ informações sobre a possibilidade de concorrer nas eleições municipais de São Luís: a prefeito ou a vereador”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** “Quando os ‘poucos’ vão conseguir entender que o PT está com o governador Carlos Brandão”?!!! A frase, postada pelo vice-governador Felipe Camarão, neste fim de semana, em suas redes sociais, reflete o fortalecido alinhamento de Brandão com o Partido dos Trabalhadores no Maranhão!!! O fato saltou os olhos essa semana, de intensas articulações, filiações, desincompatibilizações e conversas políticas!!! “O alinhamento do governador Carlos Brandão com o PT é um fato”, reforçou o deputado federal Rubens Júnior!!! Nos últimos dias, Brandão fez gestos importantes!!! Nomeou o deputado estadual Ricardo Rios, do PCdoB, para o cargo de secretário de Estado de Assuntos Legislativos do governo, e com isso possibilitou a volta do petista Zé Inácio para a Assembleia!!! Inácio estava voltando à suplência com o retorno de Ana do Gás, que se desincompatibilizou do cargo de secretária para disputar a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes!!! Foi mais um movimento de Brandão no sentido de prestigiar e fortalecer o PT!!! Além de manter a representatividade do partido na Assembleia, a legenda tem boa participação no governo, com quatro secretarias e o Iema!!! Um dos militantes históricos do PT, Washington Luiz foi empossado na Secretaria de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal!!! Brandão, também, juntamente com a deputada Iracema Vale, atuou ativamente para que a homenagem ao MST, Contag e Fetaema fosse aprovada na Alema!!!

*** Essa semana, inclusive, o vice-governador Felipe Camarão teve uma agenda ‘frenética’ para viabilizar a montagem das chapas de prefeitos e vereadores que disputarão as eleições de outubro abrigados na federação formada pelo PT, PCdoB e PV!!! Faz tudo com o aval de Brandão, que segue muito alinhado no Maranhão com a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva!!! O PT caminha para integrar como vice a chapa do deputado federal Duarte Júnior, caso seja ele mesmo escolhido como candidato do grupo para enfrentar o prefeito Eduardo Braide…

*** Por outro lado, a advogada Isabelle Passinho, diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), filiou-se, sexta-feira, 5, ao PT!!! Ela agora é a mais nova integrante da legenda do vice-governador Felipe Camarão, que deve ser oficializado coordenador da campanha de Duarte Júnior (PSB) à Prefeitura de São Luís!!! A jovem advogada Passinho é um dos nomes da lista em avaliação pelo governador Carlos Brandão para integrar, como vice, a chapa de Duarte, que, pela segunda vez, enfrentará Braide nas urnas, possivelmente em uma eleição que terá dois turnos, caso haja mais candidatos!!! Ao menos é o que apontam pesquisas!!! Isabelle disputou vaga de deputada estadual em 2022 pelo PSB, partido de Duarte e do governador Carlos Brandão, que tem ganho recentemente muitos filiados, como a vereadora Silvana Noely, que deixou o PTB e agora vai disputar reeleição pelo PSB!!! Passinho, além de advogada, é cantora e ativista dos direitos das pessoas com deficiência no estado, e ocupa o cargo de Coordenadora do Serviço Travessia, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela MOB.

*** Uma notícia chamou a atenção do setor turístico maranhense, essa semana, ao destacar que “apenas 19 estrangeiros visitaram o estado entre os meses de janeiro e outubro de 2023”!!! A afirmativa é baseada em um relatório da Embratur, que registra somente o primeiro ponto de contato do turista estrangeiro com o país!!! Faltou ao autor da ‘informação’ observar que o Maranhão não tem voos diretos internacionais, e que a entrada de turistas se dá por outros portões, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro!!! Portanto, isso não significa que o local de entrada do visitante será o destino final da viagem ou que não há fluxo de turistas de outros países no Maranhão!!! Outro problema na matéria diz respeito ao período de análise, citado entre janeiro e outubro!!! Apenas os meses de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho e outubro foram considerados!!! Logo, o número de “apenas 19 turistas estrangeiros” exposto na notícia é completamente equivocado – ou mal analisado!!! No período citado, só para se ter uma ideia, 25.679 estrangeiros visitaram as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, conforme cálculo das respectivas secretarias municipais de turismo dos municípios!!! Esta é a realidade, e não o factoide propagado com alarde nos últimos dias!!!

*** E uma discussão acirrada, essa semana, no ‘zap’, entre dois membros do parquet chamou a atenção dos integrantes do grupo de promotores públicos da capital!!! Em meio à troca de farpas, um ex-chefe maior da PGJ, ignorando a gravidade da assertiva, ‘mandou bala’ contra o antagonista: “Você é um ingrato! Eu usei da minha influência pessoal para livrá-lo de uma representação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público”!!! Tóóóóóóóóimmmmmm!!! O ‘balacobado’ se espalhou com tanta velocidade, que, em menos de 1 minuto, já estava lá em São Luís Gonzaga, ‘pra lá’ de Bacabal!!!

*** Rapaz, tem cada uma!!! O governador Brandão, por meio da Sinfra, está finalizando as obras de construção de um dos mais bonitos mercados centrais de todo o estado, localizado no município de Barreirinhas!!! No total, são 104 boxes e lojas: Alimentação (22), Cereais (16), Frango (16), carne (09), peixe (16), hortaliças e frutas (08), diversos (16), artesanato (01), lojas (03), além de barracas móveis!!! A grandeza da obra, já ‘nos finalmentes’, chamou a atenção, e aí, de repente, o prefeito da cidade, talvez orientado pelo entorno, ‘arregalou’ os olhos para o mercado!!! A tal ponto que já estava até ‘ensaiando’ programação de inauguração sem qualquer participação do governo do estado!!! Onde já se viu!!! Ei, acorda…, o mercado é para o município, mas a obra é 100% do governo estadual…, que, consequentemente, por questão de justiça, merece e tem o direito de ‘ser ouvido’!!!

*** Rapaz, e aquele ex-prefeito da região dos Lençóis que ‘adora’ a Iracema!!! Meu amigo, o ‘cabra’ anda ‘viajando na maionese’, esculhambando a presidente do ‘poder rangedor’ ‘pra tudo que é lado’ e deixando estarrecidos os amigos que o conheceram como um político equilibrado e de bons tratos!!! Pior que anda abusando do álcool!!! No sábado retrasado, quando trafegava no retorno do quarte da PMMA, dirigindo ‘fora do prumo’, ele ‘engavetou’ na traseira de um veículo ocupado por um casal!!! Não parou, seguiu viagem e, momentos depois, dirigiu-se ao Cabana do Sol da Ponta do Farol, como se nada tivesse acontecido!!! Informado do paradeiro do ex-prefeito, o casal ‘se mandou’ para o Cabana, onde deparou com o embriagado!!! Meu amigo, pense num ‘barraco’!!! Em meio à confusão e com o proprietário do veículo abalroado já ameaçando chamar a polícia, uma jovem que acompanhava o ex-prefeito, e que ele quer indicar como sua candidata para disputar as eleições em seu município, chamou o casal para ‘um canto’ e passou a conversar, conseguindo dar um fim no ‘balacobaco’!!! Já pensou se a pretensa candidata não consegue acalmar o dono do carro!!! Provavelmente, com os ‘catiripapos’ que receberia, ia ter que apelar para a sua antiga enfermeira!!! “Vale essa, Arnaldo”, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E um conhecido empresário, em altos ‘climas’ com a justiça, anda se movimentando para tentar sair candidato nas eleições deste ano!!! Primeiro, tentou entrar no DC (Democracia Cristã), anunciando que pretendia disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Luís!!! A conversa até estava indo bem, mas quando ele falou para que tinha três milhões para ‘botar’ na campanha, os ‘cristãos’ ‘pularam lá fora’!!! “Nós é que não vamos servir de bucha de canhão’…!!! Descartado para a vereança, o empresário mudou a história, dizendo que poderia ser candidato a prefeito!!! “Não dá amigo; nós estamos conversando com o Braide”, descartaram os “Democratas”!!! Mesmo com as portas fechadas no DC, o empresário continua se movimentando e usando um perfil fake…, por meio de um ‘ventríloquo’, porque ele mesmo não pode!!! E o perfil segue todos os blogs, portais, GPs…!!! Eu sei, meu amigo, é que, ciente disso tudo, perguntaram para um ‘gaiato’ se esse empresário, nas circunstâncias atuais em que se encontra, poderia sair candidato!!! E o ‘ferino’ respondeu: “Acho que pode…, Lula não é presidente???!!!”, hahahahahahahaha!!!

*** O ex-prefeito Luís Fernando Silva segue firme trabalhando pela eleição de Dudu Diniz para prefeito de São José de Ribamar!!! Essa semana, a notícia de que Luís Fernando havia se filiado ao PSDB ouriçou a ‘galera da especulação’!!! Pronto, agora o ex-prefeito ribamarense vai tomar o lugar de Dudu e enfrentar Julinho nas eleições de outubro!!! Conversa!!! Luís Fernando disse, com todas as letras, à coluna política INFORME JP, do Jornal Pequeno impresso, que está empenhado é na eleição de Dudu Diniz, o presidente da Câmara de Ribamar, para prefeito do município!!! “Vamos é com um grupo muito forte apoiar Dudu”, sacramentou!!!

*** E o chefe de gabinete de auxiliar governista que ‘se gaba’ dizendo que está na pasta por seu trabalho e não por indicação política!!! Pois é…, agora quem será que vai indicar a ‘cara-metade’ de um magistrado ‘federa’???!!! O ‘cabra’ precisa dela para ‘moitar’ as ‘coisitas’ que anda fazendo!!! A propósito, a pasta ‘abriga’, também, uma ‘bam-bam-bam’!!! Cheia de ‘nicknames’, todos adquiridos no serviço, a ‘dita-cuja’ ‘desfila’ pela secretaria mandando em tudo!!! Por último, descobriram que ela faz parte do quadro de funcionários de uma empresa por aí!!! Abre o olho, ‘tatá’…, essa ‘mordô’ tá acabando!!!

*** Um Pêtanauta achou justa a referência que o Colunaço fez, domingo passado, ao trabalho que o prefeito Eduardo Braide tem realizado na área de mobilidade urbana de São Luís!!! “Realmente” – destacou principalmente as obras da Holandeses – “essa avenida tem recebido melhorias viárias importantes, desinstalando um verdadeiro caos ao logo da via. Mas a mobilidade é uma ‘gramática’ ampla e distante do que ainda se faz aqui. Pedestres e ciclistas estão excluídos. Além da capacidade de estacionamento, arborização, padrões de edificações, impacto de vizinhança, etc…!!! O prefeito poderia copiar, no caso específico da Holandeses, o que foi feito na Avenida Dom Luís, em Fortaleza!!! Basta olhar no Google!!!

*** Viram uma notícia aí registrada no município de Cachoeirinha, em Pernambuco???!!! Pois é…, o fato já tem um tempinho, mas, ‘estranhamente’ viralizou’ agora num grupo de amigos do ‘inseto assessor’!!! A notícia dá conta de que uma jovem, de 23 anos, casada, que estava desaparecida há 24 horas, na época, após ter saído para fazer uma caminhada, reapareceu às 7 da matina, toda marcada no pescoço, e disse ao marido que havia sido atacada por um “gafanhoto tarado”!!! Às amigas, afirmou que não lembra de nada!!! Na noite anterior ao suposto ataque, a jovem teria avisado ao marido que iria fazer uma caminhada na avenida da cidade para perder calorias!!! A jovem disse que em meio ao ataque teria se escondido na casa de uma conhecida, com medo do inseto tarado!!! O delegado que investiga o caso disse que esses gafanhotos gostam muito de cerveja, pois o cheiro estava impregnado em toda a roupa da jovem!!! Rapaz, se tiver gafanhoto na sua cidade, cuidado!!! Pior que ali ‘pras bandas’ do ‘Poder Rangedor’, área de muito mato e com uma imensa pista de caminhadas, tem um grandalhão que vale por uma nuvem inteira!!! Todo cuidado é pouco!!! É bom a mulherada não aceitar ‘assessoria de inseto’ nas caminhadas!!!

*** E pra fechar…

Uma Chance para a Saúde Mental no Maranhão

A recente decisão judicial – que exige que o Estado do Maranhão e o Município de São Luís solucionem as pendências na implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – lança luz a uma problemática que vem sendo fonte de angústia para inúmeras famílias maranhenses. A ação deixa visível uma série de lacunas e desafios que precisam ser urgentemente abordados.

A saúde mental, frequentemente relegada a um segundo plano nas políticas públicas, tem enfrentado um paradoxo: embora haja reconhecimento de sua importância e até mesmo financiamento assegurado pelo Ministério da Saúde, a execução prática desses serviços ainda tropeça em obstáculos burocráticos e na falta de infraestrutura adequada. Este cenário não é exclusivo do Maranhão, mas a decisão judicial sublinha a necessidade de uma ação local focada e efetiva.

O processo iniciado pelo Ministério Público evidencia a necessidade de uma reformulação no atendimento em saúde mental, de forma que o trabalho nesta área esteja alinhado à Reforma Psiquiátrica. Esta lei (nº 10.216/2001) dispõe sobre a garantia de direitos dos usuários de serviços psiquiátricos, assegurando um modelo de atendimento que privilegia a reinserção social dos pacientes, em contrapartida ao modelo manicomial, centrado na internação.

Neste cenário de fragilização das políticas públicas voltadas à saúde mental, surgem, de forma paralela, iniciativas da sociedade civil visando mitigar a escalada de casos de grave adoecimento psíquico em nosso estado. Dentre essas ações, destaca-se a plataforma “Saúde Mental Para Todos”, um pioneiro projeto maranhense que utiliza a tecnologia como ponte para democratizar o acesso a serviços de saúde mental. Esta abordagem inovadora promove não apenas a inclusão de populações tradicionalmente marginalizadas, mas também oferece um contraponto vital ao estigma que frequentemente circunda a saúde mental.

Enquanto enfrentamos deficiências estruturais e falta de recursos no âmbito oficial, a rede “Saúde Mental Para Todos”, primeira iniciativa de democratização do acesso à saúde mental no Estado do Maranhão, mostra-se como um feixe de luz que apresenta caminhos alternativos para o cuidado psicossocial em nosso estado. Com isso, reforça-se a noção de que a saúde mental é um direito inalienável, demandando soluções criativas e colaborativas para sua plena realização.

Contudo, mesmo diante do engajamento da sociedade civil, é imprescindível reconhecer que essas iniciativas não podem substituir a basilar necessidade de termos uma estrutura pública de saúde mental sólida e inclusiva. Essa estrutura deve abranger desde locais de acolhimento e tratamento até ambientes terapêuticos residenciais que assegurem continuidade e profundidade no cuidado.

O compromisso de financiamento pelo Ministério da Saúde para a efetivação da RAPS se apresenta como um recurso valioso que não pode ser ignorado ou mal utilizado. A condenação do Judiciário, neste caso, faz-se um lembrete para os gestores públicos do Maranhão e de São Luís de que a saúde mental é um direito fundamental, não um privilégio. A integração e o fortalecimento da RAPS não são apenas obrigações legais, mas imperativos morais e sociais que transformam vidas.

O Maranhão está diante de uma oportunidade única de liderar pelo exemplo, mostrando como a união entre iniciativas inovadoras, como “Saúde Mental Para Todos”, e a implementação efetiva de políticas públicas pode criar um sistema de saúde mental que realmente atenda às necessidades de sua população. É hora de os responsáveis tomarem as medidas necessárias para garantir que essa oportunidade não seja desperdiçada.

* Catarina Bogéa, Psicóloga e Psicanalista

********************

MISTÉRIO –

*** Qual empresário, proibido de usar as redes, tem usado perfis fakes com o ‘nome’ do saudoso Zé Pequeno (fundador do JP) para ‘plantar’ informações sobre a possibilidade de concorrer nas eleições municipais de São Luís: a prefeito ou a vereador???!!!

*** Qual ex-prefeito da região dos Lençóis, hoje completamente isolado, fez uma selfie com o deputado Othelino Neto, que anda no mesmo rumo, e botou na legenda: “A força da oposição no Maranhão”???!!! Melhor tirar a cedilha!!! ‘Rapá’, quando a piada vem pronta…!!!

*** Qual deputado saiu apagando comentários e bloqueando seguidores no Instagram após ser questionado sobre empresas de prestação de serviços hospitalares ligadas ao seu nome???!!!

*** Qual é o prefeito da região dos Lençóis Maranhenses que quer ficar com todos os boxes do belo Mercado Central que está sendo construído em sua cidade???!!! Detalhe: a obra é 100% do governo do estado!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!!

*** Qual irmã de deputado “estava nas melhores” de Búzios-RJ, cercada de gringos e globais???!!!

*** Qual deputado foi ‘bombardeado’ nas redes sociais depois de trocar farpas com seguidores que se posicionaram contra a homenagem prestara ao MST no ‘Poder Rangedor’???!!! “Desejo muito que o MST ‘visite’ suas fazendas”…, isso só para ficar em um dos ‘tirambaços’!!!

*** Quem é o ‘riquinho’ da nata aqui da ‘terrinha’, que, depois de um nudes vazado nas redes, carregando uma ‘morenaça’, está sendo chamado de “Little Falo”???!!!

*** Qual é o ‘doutor’ parlamentar, com atuação lá “pras bandas” do Anjo da Guarda, que anda assediando moralmente integrantes de sua equipe no centro cirúrgico do hospital em que presta serviço???!!!

*** Quem foi o deputado, que, juntamente com a mãe, pré-candidata a prefeita na região do Mearim, quase ‘incendeia’ a cidade com foguetes, depois da notícia da nomeação do parlamentar para secretário do governo do estado???!!! ‘Jisus’!!!

***

2 thoughts on “O PT com Brandão “e não abre”, os “desinformantes” do Turismo, a ‘confissão’ do ex-PGJ, o “olho grande” do prefeito e a “volta do Zorro” às redes

  1. Alô, Informante,
    Pegando um ‘gancho’ da inauguração do luxuoso (?) mercado de Barreirinhas, quando vão assinar ordem de serviço para o Mercado Central, de São Luís?
    Aquilo é tão feio quanta à sujeira que o cerca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *