-->

A minúscula ‘oposição’ com sua “estratégia bolsonarística”, a marca petista no governo Brandão e a ponta do iceberg dos alvarás falsos são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 24. Mas Dr. Pêta tem outras ‘notícias’ picantes e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quem foi a deputada que pegou mensagem de uma “periga” no celular de um prefeito da região dos Cocais???!!! Meu amigo, o “barraco” foi grande…, ‘voou’ bola de sinuca pra tudo quanto é lado no sítio do alcaide, e no final “sobrou” para os convidados, que foram todos expulsos, pois a parlamentar queria uma explicação sobre as mensagens da “periga”!!! “Jesus/Maria/José”…!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** O governador Carlos Brandão terminou o primeiro ano de mandato e inicia o segundo sem a paz que desejaria para trabalhar!!! Não que não consiga governar, porque, determinado e com pulso forte, avança na gestão e dá continuidade às ações iniciadas por Flávio Dino em 1º de janeiro de 2015, inclusive, melhorando-as!!! Mas, ao longo desses 13 meses, nunca deixou de ser importunado por um grupo que tinha todas as regalias no governo do seu amigo Flávio Dino, com quem Brandão trabalhou e ajudou com extrema lealdade durante o período em que exerceu o cargo de vice-governador do Estado!!! Ao assumir o Palácio dos Leões, no entanto, Brandão precisava impor o seu ritmo e a sua marca, o que implicava em fazer o seu time, logicamente que respeitando os acordos feitos com o amigo Dino!!! E todos foram cumpridos…, até mais do que combinaram!!! Se Flávio Dino tem alguma queixa em relação a esse quesito, nunca as manifestou; nem pública, nem privadamente!!!

*** O mesmo não se pode dizer de figuras privilegiadas da gestão anterior, que hoje, como seria muito natural, continuam no governo, mas sem os mesmos privilégios, recebendo tratamento praticamente igualitário!!! E está justamente aí o ponto nevrálgico da relação do governador com esse pequeno grupo, que não consegue se contentar com o que tem hoje!!! Como consequência desse descontentamento, “vira e mexe”, essas figuras criam desconfortos para o governo, usando para isso a aproximação que possuem com Flávio Dino, que, tal qual Brandão, também é muito importunado com essas queixas!!!

*** A mais recente investida desse grupo, talvez de ‘caso pensado’, é tentar criar um clima que chegue até o presidente Lula, de que Carlos Brandão não é um lulista ‘puro sangue’, mas, sim, um governador ‘meio Lula”, que abre espaços em sua gestão para bolsonaristas!!! Ora, então o próprio presidente é ‘metade dele’, porque o governo federal tem praticamente um ‘time’ de bolsonaristas, fruto de uma política de unidade e democracia que o chefe da nação implanta na sua administração!!! Registre-se que o PT nunca teve tantos cargos e de tanta relevância como no governo Brandão!!! Nessa sexta-feira, ao empossar o ex-conselheiro Washington Luiz na Secretaria de Estado da Representação Institucional no Distrito Federal (SERIDF), Brandão ressaltou a reforçada relação com o Partido dos Trabalhadores!!! Em seu discurso, o governador maranhense fez questão de destacar as qualidades do mais novo componente do seu governo e também falou sobre a boa relação construída com o PT, partido do qual Washington Luiz foi membro durante muitos anos!!! “Não tem pessoa melhor para ocupar este cargo que o amigo Washington neste momento. Ele, que já foi deputado, que sabe tramitar com esse jeito manso, mas que leva o desejo do Maranhão pelos ministérios. E pude ver, aqui, Washington, que por onde passou, você deixou muitos amigos, que vieram hoje para a sua posse. Quero, aqui, saudar a militância, os movimentos sociais, saudar a juventude e todos aqueles que fazem esse grande partido, que é o Partido dos Trabalhadores”, enfatizou o chefe do executivo maranhense!!!

*** Em seguida, em um momento de descontração, Brandão ainda brincou sobre as primeiras conversas com o PT assim que formou a chapa composta por ele, Flávio Dino e Felipe Camarão!!! “O PT tem várias correntes. Fui chamando um para um café, outro para o jantar, outro para o almoço. Ao final, fizemos um jantar pra fazer uma foto. E o pessoal comentava que uma foto assim nunca existiu no PT. Eu consegui juntar tudo. E assim eu consegui a boa relação com o PT e suas correntes. O primeiro passo é respeitar a opinião de todos eles”, brincou!!! Já Washington foi taxativo: “Nessa minha nova missão, pretendo ajudar o governador Carlos Brandão, o vice-governador Felipe Camarão e todas as secretarias e autarquias estaduais na relação com o governo federal, com o Congresso Nacional e com os órgãos de fomento, para que, juntos, possamos trabalhar ainda mais em benefício da população maranhense”!!!

*** A presença de petistas no governo do Maranhão é uma marca que se consolida com a posse de Washington Luiz!!! O Partido dos Trabalhadores está representado no secretariado do governo com Cricielle Muniz (diretora-geral do Iema), Luiz Henrique (secretário do Trabalho e Economia Solidária – Setres), Lilia Raquel (secretária dos Direitos Humanos e Participação Popular –Sedihpop) e Felipe Camarão (vice-governador do estado e secretário da Educação – Seduc)!!! Integram ainda o governo esquerdistas como Bira do Pindaré (secretário de Agricultura Familiar), Susan Lucena (chefe da Casa da Mulher Brasileira), Joselene Rodrigues (secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano), esposa do deputado federal e lulista ‘roxo’, Márcio Jerry, e outros que compõem o segundo escalão!!!

*** A grande verdade é que o ‘minúsculo time’ de ‘oposicionistas’ da Alema, que é ‘reforçado’ por dois ‘muristas’ e dois ‘amigos de todos’, totalizando uma oposição ‘meia sola’ de sete deputados, depara-se com uma maioria incontestável, de 35 parlamentares, que considera o governo bom, democrático e verdadeiramente interessado em atender os interesses da coletividade maranhense, apesar de todos os problemas e adversidades naturais de qualquer governo!!! Ou seja, enquanto 35 deputados, de um parlamento de 42, consideram o governo bom, democrático e com um institucional significativo, uma minoria acha que nada presta!!!

*** Viram aí a notícia da secretária judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública que foi presa, quinta-feira, 21, acusada de fraude em emissões de alvarás judiciais???!!! Pois é…, a servidora do TJMA Lívia Dias teve a prisão decretada pela juíza Denise Milhomen e foi exonerada do cargo pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten!!! A juíza decretou, também, a prisão da advogada Jéssica Silva Pinto, que continua sendo procurada pela Polícia!!! Testemunhas ouvidas pela Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), identificaram a existência de alvará com determinado número de processos em autos que estavam arquivados e sem qualquer decisão judicial determinando bloqueio de valores!!! “De cara”, foram identificados 69 alvarás expedidos, sendo que 66 foram pagos!!! Todos tiveram como a advogada Jéssica Silva Pinto, e Lívia Dias como a servidora responsável pelo cadastro e expedição dos alvarás!!! A secretária judicial utilizava números de processos já arquivados no PJE/TJMA e cadastrava no sistema SISBAJUD para bloqueio de valores nas contas do Estado, sempre no limite do RPV para evitar suspeitas!!! Após realizar o bloqueio pelo sistema SISBAJUD, os alvarás eram cadastrados no sistema SISCONDJ indicando Jéssica como beneficiária, mesmo sem esta ter sido parte ou atuado como causídica!!! Foi identificado, também, que Lívia Dias utilizou o TOKEN do magistrado Celso Orlando Aranha Pinheiro, ex-titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, falecido recentemente, para expedir os alvarás judiciais, todos com Jéssica Pinto como beneficiária!!! Pois bem…, segundo apurou o Colunaço do Pêta, o caso de fraude em emissões de alvarás judiciais seria muito mais grave e envolveria servidores de outras unidades da justiça e outros advogados!!! A Polícia Civil tem limitações nas investigações e, conforme uma fonte, vai fazer o seu trabalho até onde der!!! Cabe à Corregedoria do Tribunal de Justiça investigar o escândalo em toda a sua extensão!!!

*** Rapaz, a comunidade basqueteira de, no mínimo, três importantes gerações para o basquete maranhense, anda dobrando esquina quando olha o presidente da entidade!!! Olha essa!!! Na reinauguração do Castelinho foi pedido para que a final do campeonato de basquete masculino fosse realizada no ginásio Georgeana Pflueger!!! E aí…, sabe-se lá por que cargas d’água, a final teve a data alterada, frustrando mais de quatro mil pessoas que acompanhavam a programação, que teve até voleibol das estrelas olímpicas!!! A final do campeonato maranhense de basquete encerraria com chave de ouro a programação!!! Nas cadeiras, assistindo, estavam: o ministro André Fufuca (Esporte), o governador Brandao, o vice Felipe Camarão, o secretário Naldir Lopes (Esporte), o ex-secretário Phil Camarão (Sedel), e várias outras autoridades!!! Pois é…!!! Por último, na concorrida festa do esporte organizada pelo Sistema Mirante, o chamado “Oscar do Esporte Maranhense”, a toda poderosa federação de Basquete, no meio das 28 Federações, foi a única que não indicou atletas para concorrerem!!! E, novamente, estava lá, desta feita para premiar os atletas vencedores, o ministro André Fufuca!!! Como também o vice Felipe Camarão e outras autoridades e personalidades do ‘mundo do basquete maranhense’, como a basqueteira olímpica Iziane!!! ‘Rapá’, que desfeita!!!

*** O prefeito Eduardo Braide tem até o dia 04 de abril para enviar à Câmara Municipal o projeto de lei que trata do reajuste salarial dos servidores municipais!!! A ‘barnabezada’ está em polvorosa!!!

*** Tem situação precisando ser organizada lá ‘pras bandas’ do Turismo!!! Tem aluno jovem aprendiz querendo dar ‘aula’ ‘pra’ professora!!! Aula de má gestão, antipatia generalizada, ataque de estrelismo e prepotência…!!! Diz que o menino europeu está dando ‘show’!!!

*** E aquela galera do Ibis, do ‘velho Senadinho’, que se reúne todo sábado pela manhã!!! Pois é…, agora tá sendo chamada de “Os Velhinhos Transviados”!!! Rapaz, precisa ver as ‘vantagens sexuais’ que alguns contam!!! Só lembranças e saudades!!! O ‘alemão’ passa é longe!!!

*** Rapaz, e não é que a ‘chicletinha’ espalhadora de fake news de voos e hotéis ‘aprontou’ de novo!!! Pois é…, agora, virou ‘mãe e avó’ da chegada na cidade do Vila Galé!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!! Por último, já garantiu outra ‘carrada’ de avião em São Paulo para ‘desembarcar’ na ‘Grande Ilha’!!! Demais ela…!!!

*** Meu amigo, alguém precisa dar um jeito naquele Centro de Saúde do Turu !!! Ali tá carecendo de uma ‘severa’ vistoria superior!!! É fila única para vacina contra dengue, num cenário de dar pena das gravidas, mulheres com menino de colo, idosos, idosas…!!! São só duas pessoas para fazer o cadastramento, e todos na mesma fila!!! Pense numa bagunça generalizada!!!

*** E pra fechar…

Saiba como ficam os investimentos com a queda da taxa Selic

Poupança é o pior “investimento” com a queda da Selic

Na última quarta-feira (20) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu novamente cortar em 0,50 ponto percentual a Selic, a taxa de juros básica da economia. A taxa passou de 11,25% para 10,75% ao ano, em nova decisão unânime entre os membros do Comitê.

Com isso, investimentos como Ações e Fundos Imobiliários tendem a ficar mais vantajosos, enquanto títulos de Renda Fixa e Poupança acabam perdendo rentabilidade.

O corte em 0,50 ponto percentual já era previsto pelos analistas. No comunicado, o BC antevê mais um corte de 0,50 ponto, na reunião de maio. Foi a sexta redução seguida na taxa Selic, que agora está no menor patamar desde fevereiro de 2022, quando estava nos mesmos 10,75% ao ano.

Ativos atrativos X ativos menos atrativos

A Selic é usada para controlar a inflação. Quando a inflação sobe, a Selic sobe. A decisão do Copom dá sequência a um ciclo de afrouxamento, o que alivia a vida de quem precisa de empréstimo. Porém, reduz o rendimento dos investimentos de Renda Fixa.

Quando há uma queda na taxa de juros, é interessante sair da Renda Fixa e migrar para a Renda Variável. Isso significa que ativo de Renda Fixa rende menos. Já quando a Selic sobe, isso vai impactar negativamente na Renda Variável.

Em resumo: o momento é favorável à Renda Variável.

Investimentos como Poupança, CDBs, LCIs, LCAs, e os títulos do Tesouro Direto, que antes eram vistos como portos seguros, agora apresentam rentabilidades menores. A redução da taxa Selic diminui a atratividade desses investimentos, motivando os investidores a buscarem alternativas mais lucrativas.

Como fica a Poupança com a queda?

Com a Selic a 10,75%, a Poupança é o “investimento” com a pior rentabilidade. Hoje, um investimento inicial de R$ 10 mil se transformaria em um montante de R$ 10.639 um ano depois, e chegaria a R$ 11.980 em dois anos – em janeiro, o valor alcançaria R$ 12.042.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic acompanha a variação da taxa Selic. É um título mais conservador. Embora seja da Renda Fixa e que os ativos não fiquem favoráveis com a queda da Selic, o investimento no Tesouro vai trazer um retorno menor, mas ainda positivo.

A importância da diversificação nos investimentos
A queda da Selic reforça a importância da diversificação nos investimentos. Investidores que espalham seus recursos entre diferentes tipos de investimentos podem reduzir riscos e aproveitar oportunidades em várias áreas.

SEJA RACIONAL NA HORA DE INVESTIR

Antes de ter um direcionamento para saber onde você quer aplicar, é interessante primeiro você analisar o seu perfil, para que não se arrependa depois. É mais arrochado ou mais conservador?

Lembre-se: quanto maior o risco, maior o retorno. Mas, ainda assim, é preciso ter cautela. É imprescindível ser racional para evitar cabeçadas futuras.

Cuidado com a “sedução dos investimentos”. A pessoa é seduzida pelo que rende mais. E esse caminho não é o melhor a ser seguido. Por isso, não deixe que a emoção fale mais alto na hora que o assunto for investir.

Acompanhe o ciclo de mercado para gerenciar melhor sua carteira. Analise seu perfil. Siga o que for mais apropriado para você e que o deixe confortável. O cenário muda o tempo todo e isso impacta seus investimentos.

(Letícia Bogéa/ Jornalista de Economia do Boletim Nacional/Editora de Política do Jornal Pequeno)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem foi a deputada que pegou mensagem de uma “periga” no celular de um prefeito da região dos Cocais???!!! Meu amigo, o “barraco” foi grande…, ‘voou’ bola de sinuca pra tudo quanto é lado no sítio do alcaide, e no final “sobrou” para os convidados, que foram todos expulsos, pois a parlamentar queria uma explicação sobre as mensagens da “periga”!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quem foi o deputado que tirou licença para ‘tratamento de saúde’ e tá fazendo ‘campanha’ lá ‘pras bandas’ das ‘imperosas’???!!!

*** Por que será que o aplicativo Uber não é regulamentado em São Luís???!!!

*** Qual é a coordenadora de serviço de nutrição de unidade de saúde da cidade, com ‘mil anos’ de ‘casa’, que anda assediando moralmente as nutris do hospital???!!!

*** Quem foi o jornalista cultural e carnavalesco que pregou o maior susto nos amigos e familiares ao ser internado e passar cinco dias em uma Casa de Saúde da “Grande Ilha”???!!! Felizmente, após uma bateira de exames, foi constatado que se tratou apenas de uma infecção urinária!!! Ele já recebeu alta e está tudo bem!!!

*** Qual foi a Federação que ‘boicotou’ a reinauguração do ginásio Georgeana Pflueger, transferindo sua final do campeonato maranhense para outra data???!!! Que gol (ops) cesta contra!!!

*** Quem foi o casal de influenciadores de Santa Inês que organizou uma rifa online de um carro, com valor considerável do ponto, mas, ontem, no dia do sorteio, o veículo apareceu incendiado???!!! Pior que influenciadora, ao gravar um vídeo para ‘explicar’ a situação, apareceu foi com ar de riso!!! ‘Rapá’…, só muita ‘borracha’!!!

*** Qual rádio da capital migrou de AM para FM e, na nova concepção, um dos locutores, alterou, também, o nome da emissora, chamando-a o tempo todo de IDUCADORA ao anunciar a nova era da rádio???!!!

*** Qual foi a única Federação, entre as 28 existentes no Maranhão, que não fez indicações de atletas para o tradicional ‘Troféu Mirante 2023’???!!! Por que, hein???!!!

*** Qual faculdade, no eixo Bequimão/Angelim, não disponibiliza estágio supervisionado aos acadêmicos do nono período do curso de Direito, os quais são obrigados a se “virar nos trinta” para conseguir a vaga de estágio???!!!

***

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *