-->

A culpa geral pelo abandono do Odylo, a volta triunfal do desembargador Bayma, os ‘dízimos’ do deputado e os exames de Flávio Dino são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 14!!! Dr. Pêta traz, também, outros ‘babados’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Por que será que a decisão, à unanimidade do CNJ, pela volta do desembargador Bayma às suas atividades está sendo vista nos meios forenses como uma ‘derrota’ para alguns dos seus pares???!!! Mis-tééééééé-rio”!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** E teve ampla repercussão no meio cultural, essa semana, a denúncia de abandono e sucateamento do Centro Cultural Odylo Costa Filho, que abriga o Cine Praia Grande, a Biblioteca Ferreira Gullar e o Teatro Alcione Nazaré!!! O valioso patrimônio público cultural vem sendo vandalizado e roubado em pleno ‘coração’ da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, patrimônio mundial da Unesco!!! A quem cabe a culpa???!!! A gestão do Odylo era feita pela Secretaria da Cultura do Estado!!! Na sua última ‘canetada’, antes de passar o Palácio dos Leões para Carlos Brandão, o então governador Flávio Dino transferiu a gestão do centro de cultura para a Secretaria da Educação, sob a justificativa de que na Seduc havia mais recursos!!! Realmente, bibliotecas, pinacotecas, teatros, cinemas e museus são caros para se manter!!! Não se sabe se com a mudança foi implementada alguma política pública eficaz para o Odylo!!! Certo é que de lá pra cá o centro cultural nunca mais foi o mesmo!!! Mas cabe culpar apenas o poder público???!!! Será que houve envolvimento de vereadores, deputados, associação comercial, academias, setor hoteleiro, bem como dos movimentos artísticos para não deixar o Odylo ser transformado numa verdadeira ‘casa de mãe Joana’, como está hoje???!!! Nunca é demais lembrar que os bens culturais de uma sociedade se inserem no campo dos Direitos Sociais e, por conseguinte, são considerados como direitos fundamentais!!!

*** Um vídeo que circulou essa semana nas redes sociais mostrou a triste realidade do prédio que abrigava o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho!!! Esse imóvel foi comprado e inaugurado nos anos 1970, no governo João Castelo, gestão de Arlete Machado como secretária da Cultura!!! O local foi planejado para ser o laboratório da cultura do Maranhão, com produção artística de obras plásticas entre pinturas, esculturas e outras artes!!! O espaço também ganhou um cinema, que realizou vários festivais Guarnicê, por meio do professor Euclides Moreira Neto, jornalista, mestre em Comunicação e ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura!!! Referência em cultura, o Odylo Costa Filho nunca mais foi o mesmo depois que a gestão do equipamento público saiu ‘das mãos’ da Secma!!! Em outubro de 2021, o então governador Flávio Dino assinou um ato transferindo quatro Centros de Educação e Cultura ligados à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para a estrutura da Seduc: o Odylo Costa Filho, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o Centro Cultural Engenho Central Pindaré e a Escola de Música Professora Lilah Lisboa de Araújo!!! Com a decisão, o Centro de Criatividades passou a ser chamado Centro de Ensino Profissionalizante Odylo Costa Filho!!! Em abril de 2022, a Secma emitiu uma nota informando que permanecia administrando o local, em parceria com a Seduc, e anunciou uma ampla reforma!!! Desde então, o Centro segue fechado!!! “Fechado” entre aspas…, as portas do prédio estão bem abertas para o vandalismo e o descaso!!! E os gestores, o que dizem???!!! E a classe artística, por que somente agora, passado tanto tempo, resolveu ‘enxergar’ o Odylo???!!! As perguntas ficam sem respostas enquanto o local vai se deteriorando!!!

*** Hoje abandonado e sem segurança, que foi retirada, esse valioso patrimônio público cultural e mundial pela Unesco (desde dezembro/1997) foi tomado por vândalos e vem sendo furtado e depredado!!! Recentemente, a Secretaria da Segurança determinou à Superintendência da Capital que acompanhe as investigações sobre todas as situações que envolvem o imóvel!!! O Instituto de Criminalística (Icrim) também foi acionado para fazer uma análise geral da situação do prédio, numa iniciativa que visa conter a ação de vândalos e ladrões no local; afinal, foram saqueados e depredados o teatro, cinema, o laboratório de azulejaria, cerâmica, fotografias, as salas e exposições de artesanato, além da biblioteca com cerca de 3.500 livros de arte e literatura!!! O delegado do 1º Distrito, no Centro, por sua vez, nessa sexta-feira, 12, encaminhou notificação ao Odylo solicitando o comparecimento dos responsáveis pela manutenção do Centro de Criatividade, “a fim de prestarem informações  acerca da situação predial do estabelecimento, bem como acerca das ações contra o imóvel (dano, furtos etc…)”!!! E marcou a data da audiência para 16 de abril (terça-feira)!!!

*** Nas imagens que circularam, um homem, que está com uma caixa na cabeça, furta importantes obras como o ‘patrimônio azulejar’, edição de 500 páginas, que mostra tudo sobre a azulejaria da capital maranhense e de demais municípios do Estado!!! As imagens exibem o desleixo e abandono no centro que foi referência para atividades culturais em São Luís, em uma área com edificações tombadas pelo governo federal!!! São milhares de bens pertencentes ao patrimônio cultural do Maranhão que estão sendo roubados e destruídos, em um crime quadruplamente qualificado!!!

*** Na última segunda-feira, 8, a Câmara Municipal de São Luís suspendeu os trabalhos por conta da falta de energia decorrente do furto de cabos e fios elétricos no prédio que abrigava o Odylo Costa Filho!!! No local há uma espécie de subestação que distribui energia para outros imóveis na área!!! No último dia 5, uma equipe da Polícia Militar do Maranhão, em patrulhamento ostensivo na área do Reviver, foi acionada para verificar a ocorrência!!! Ao chegar ao local, a guarnição da PMMA não localizou suspeitos, mas os policiais foram informados por populares de que alguns indivíduos haviam fugido em direção ao terminal da Praia Grande!!! Durante as rondas, a equipe avistou alguns suspeitos em um matagal próximo ao terminal, onde também encontraram um balde contendo ferramentas e fios de cobre!!! O bando foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil!!!

*** E deu o que falar a volta triunfal do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo para o lugar de onde nunca deveria ter saído, o Tribunal de Justiça do Maranhão, numa ação isolada injusta de um integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)!!! E não é para menos que deu ‘falatório’!!! Num país ‘mergulhado’ na insanidade de uma divisão conflagrada temos um caso único de unanimidade, depois de muitos anos!!! Bayma ganhou o seu retorno numa votação esmagadora no Pleno do CNJ: 15 a 0!!! Uma mostra inequívoca de que seu afastamento não tinha base factual!!! Injustiça devidamente reparada!!!

*** “Ministro Flávio Dino passa por exames em São Luís após se sentir mal e cancelar agenda”!!! A notícia, divulgada essa semana, deixou alguns curiosos sem entender direito!!! Dino está em Brasília, perto dos grandes centros da Medicina, como o próprio Distrito Federal, Rio, São Paulo, sente-se mal e vem fazer exame em São Luís???!!! A não ser que tenha se sentido mal por aqui mesmo, em alguma reunião com correligionários!!! Ou então trata-se de um médico maranhense da sua extrema confiança!!! De qualquer forma, o fato chamou a atenção!!!

*** Rapaz, e não é que tem um parlamentar aí, com assento em Brasília, fazendo política pedindo ‘dízimo’ para líderes religiosos, lá ‘pras bandas’ das ‘Imperosas’!!! Pois é…, essa semana passada ele viu o seu pastor, apoiador e presidente da sua igreja receber a ‘visita’ do MPMA e da polícia!!! As autoridades queriam explicações do bispo sobre um ‘dízimo’ de 30%” como ‘volta’ de uma emenda que mandaria para reforma de uma praça!!! De pronto, recebeu um ‘não’ e “encerramos a conversa por aqui”!!! Depois, achando que conseguiria uma “nova aliança’, desta feita de 20%, em outra denominação evangélica, ouviu um sermão daqueles!!! ‘Rapá’!!!

*** Rapaz, esse “assessor inseto” não tem “parelha” mesmo!!! Vizinho do Bayminha, quando viu n’O INFORMANTE que o Conselho Nacional de Justiça havia decidido pelo retorno do desembargador às suas funções no Tribunal de Justiça, pegou um ‘monte’ de foguetes e, antes mesmo que o CNJ proclamasse o resultado, comemorou fazendo um verdadeiro foguetório em frente à casa do magistrado, que, por sinal, é seu vizinho!!! Celebração mais do que justa!!! ‘Inseto’ estava com o radar antenado na notícia!!!

*** Meu amigo, a cidade de Codó está um verdadeiro caos, com buracos e alagamentos provocados pelas chuvas intensas que têm caído na região!!! Na entrada da cidade, hoje, avenida principal, só está sendo usada uma via!!! Interessante que a buraqueira começa justamente na porta da fábrica do pai do prefeito!!! Se lá está assim, imagina no resto de Codó!!! vizinho!!! É, meu amigo, ‘inseto’ estava com o radar antenado!!!

*** Moradores da comunidade da Cohebe/Sacavém apelam ao secretário da Segurança, Maurício Martins, para que providencie um ‘salve’ naquela área!!! Meu amigo, os ‘malacos’ andam ‘tocando o terror’ por lá!!! A ‘galera do bem’ que mora ‘praquelas bandas’ tá querendo patrulhamento e serviço de inteligência urgente!!!

*** E pra fechar…

Mude o seu comportamento e crie uma nova mentalidade financeira 

Seu comportamento é quem dita a sua vida

Todos nós sabemos da importância de se obter conhecimento para adquirir novas habilidades e aprendizados. Mas você sabia que – em primeiro lugar – o que vai fazer você desenvolver uma mente financeira e obter sucesso financeiro é o seu comportamento?!

De nada vai adiantar toda inteligência e conhecimento se a sua mentalidade for fixa e você a cada dia tiver as mesmas práticas. Fácil, não é? Mas por que muitas pessoas seguem esse mesmo “círculo vicioso”?

A resposta é: o medo de mudar e o medo de sair da zona de conforto, mesmo essa zona de conforto sendo muito desconfortável, o que te paralisa e não te deixa ver novas possibilidades.

O mundo muda. Tudo muda o tempo todo. As tecnologias avançam em um piscar de olhos. As notícias mudam. E por que você fica com o mesmo comportamento de ontem?! Aquela vida que você tanto deseja está na mudança de comportamento que você não faz.

Reconstruir a sua mente vai fazer você ver além, expandir a visão e ter resultados diferentes. Não é a sua inteligência ou conhecimento que fará isso. É o seu comportamento, e isso é 100% individual. É você por você! Isso, infelizmente, não pode ser ensinado em uma sala de aula.

Nossos pensamentos influenciam diretamente nosso comportamento. Nosso pensamento pode nos deixar doentes ou saudáveis, pode ser positivo ou negativo. É você quem decide a direção dele. Acredite na força do seu pensamento na mudança que você tanto deseja para sua vida.

É isso que vai determinar o seu futuro. Pense a seu favor e torne o seu pensamento mais real do que qualquer outra coisa. O seu novo comportamento será a criação de um novo estado de ser. Mude a sua atitude mental e assuma a autorresponsabilidade. O problema não está no outro, e sim na sua própria mente.

Uma das maiores habilidades que podemos desenvolver é a consciência e a observação de si mesmo.

Qual personalidade você tem hoje que move seu pensamento e comportamento?!

Saia da vitimização e vá em busca da abundância! E lembre-se: abundância não tem só a ver com dinheiro. Abundância tem a ver com um estado de espírito positivo e um estilo de vida saudável baseado no crescimento/desenvolvimento pessoal.

Não ignore isso!

(Letícia Bogéa/Jornalista de Economia do Boletim Nacional e Editora de Política do Jornal Pequeno)

********************

MISTÉRIO –

*** E o que acontece com o ministro integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou, injusta e brutalmente, o desembargador Bayma Araújo de suas funções no Tribunal de Justiça do Maranhão???!!! Afinal, ele levou uma ‘lavada’ de 15 a 0 do Pleno!!! Esse, sim, deveria ser afastado!!!

*** Por que será que a decisão, à unanimidade do CNJ, pela volta do desembargador Bayma às suas atividades está sendo vista nos meios forenses como uma ‘derrota’ para alguns dos seus pares???!!! Mis-tééééééé-rio!!!

*** Por que o prefeito Eduardo Braide não compareceu a um café da manhã que o deputado Cleber Verde (MDB) organizou para ele, nesse sábado???!!! Rapaz, Cleber esperou, esperou, esperou e nunca que Braide apareceu!!! Pior que ficou ‘todo mundo’ debaixo de uma tenda, ‘curtindo’ até chuva!!!

*** O que tanto o deputado Othelino Filho foi tratar, semana retrasada, com o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, na própria PGR, onde foi visto dando entrada???!!! Gonet deu parecer favorável à anulação da reeleição de Iracema para a presidência da Assembleia Legislativa!!!

*** Qual deputado espalhou na mídia que comandou a reunião que definiu Eliziane como coordenadora da bancada do Maranhão, mas “esqueceu” de informar que tal feito, já no final da reunião, só aconteceu porque o coordenador que deixa a o cargo teve que sair “mais cedo”???!!!

*** Quem foi o empresário que ‘embargou’ a avenida que está sendo construída pela prefeitura de São Luís por trás do UniCeuma e antigo colégio Batista, no Renascença???!!! Rapaz, quando se pensa que a população ganhou a questão jurídica, já avançando a obra, eis que o ‘dito-cujo’ consegue parar o serviço!!!

*** Qual juíza, titular de um juizado criminal da capital, não pode ver um processo contra jornalista ou blogueiro que quer logo condenar???!!! Bom parar de dar trabalho para a magistrada que a substitui!!! E pense num costume que já está conhecido no mundo jurídico!!! Eu, hein!!!

*** Qual é o parlamentar, com assento em Brasília, que anda fazendo política pedindo ‘dízimo’ para líderes religiosos lá ‘das bandas’ das ‘Imperosas’???!!!

*** Quem foi o auxiliar de governo que levou o ‘nickname’ de ‘Xinxa’ por conta da ausência de resultados qualitativos, levando à insatisfação da classe política, usuários e trabalhadores da pasta???!!!

***

 

One thought on “A culpa geral pelo abandono do Odylo, a volta triunfal do desembargador Bayma, os ‘dízimos’ do deputado e os exames de Dino

  1. Centro Cultural Odylo Costa Filho.
    Em 2022, quem era o governador do Maranhão?…
    Desde aquele ano, o que se vê é o completo abandono desse grande espaço cultural, transformado em verdadeiro pardieiro, reduto de marginais, traficantes, prostíbulo, etc.
    Somente agora, 2024, os órgãos de segurança pública tomaram a decisão de pedir (não determinar…) explicações sobre tal abandono. Quanto à omissão dos artistas, intelectuais e outros apedeutas culturais, só nos resta vomitar por tamanho descaso. Esperamos que o Delegado da Primeira DP, documente o que será explicado pelos responsáveis pelo descaso. Ao JP, pedimos que acompanhe todos os passos até a reinauguração desse espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *