-->

O Maranhão é um dos estados mais proeminentes na robótica. E vem despontando no cenário nacional, com avanços na promoção de iniciativas que incentivem este aprendizado e, mais diretamente, garantindo oportunidades de formação na área. Essa potencialidade e condições de competitividade, garantidas pelo Governo do Estado, contribuíram para que o Maranhão fosse definido como sede de importante competição mundial de robótica. No próximo ano, São Luís recebe o FIRA RoboWorld Cup.

Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Governo oportuniza o financiamento e execução dos projetos na área, garantindo que as ações saiam do papel e tenham possibilidade de ganhar o mundo. O presidente da Fundação, Nordman Wall, destaca que este apoio tem proporcionado o real avanço do segmento no Maranhão.

Essa união de esforços resulta na conquista de parcerias e na maior visibilidade do segmento. Entre os investimentos do Governo estão os realizados por meio dos editais Geração Ciência Robótica e Professor Cidadão do Mundo, lançados ano passado com recursos que somam mais de R$ 2,5 milhões. Destaque também para ações conjuntas com o Sistema S, para desenvolvimento de propostas na área.

Além de estimular a juventude no processo de produção do conhecimento científico e tecnológico a partir do desenvolvimento de projetos de robótica, por meio do edital Geração Ciência, o Governo também tem capacitado professores na área. O programa Professor Cidadão do Mundo, lançado ano passado, garantiu oportunidade para docentes de instituições de ensino públicas ou privadas sem fins lucrativos participarem de qualificação na área de robótica em Portugal. Com isso mais estudantes maranhenses, de diferentes regiões, estão tendo acesso a conhecimento na área.

Entre os beneficiados com o programa estão professores do Instituto Federal do Maranhão, IFMA, e Instituto Estadual do Maranhão, IEMA, duas instituições com equipes de robóticas premiadas nacional e internacionalmente. As últimas premiações aconteceram na Copa do Mundo de Robótica, na Alemanha, realizada em julho deste ano.

Nesta competição, estudantes do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) de Bacabal, São Luís e São José de Ribamar, e da escola do Centro Estadual Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, de São Luís foram premiados com segundo e terceiro lugares, respectivamente, no FIRA RoboWorld Cup 2023. Equipe do IFMA conquistou o primeiro lugar em duas categorias.

Com o apoio da FAPEMA, estudantes do IEMA também se destacaram em premiações nacionais, como o Torneio Juvenil de Robótica e a Olímpiada Brasileira de Robótica, além de inúmeros projetos de Iniciação Científica Júnior e na promoção de eventos científicos. Ainda, no conjunto de avanços proporcionado pelo Governo no segmento da robótica, em 2016, um total de 45 mil estudantes maranhenses de escolas públicas, em 22 municípios, puderam ter acesso a oficinas no segmento, por meio do programa Luminar: Caravana da Ciência”.

Uma grande e notável lista de conquistas, que coloca o Maranhão como preponderante na promoção de projetos em robótica, e mais significativo, destacando o Governo do Estado como forte conhecedor da importância desta área, tendo a FAPEMA como impulsionadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *