-->

O Estado do Maranhão inaugura um novo capítulo na saúde pública com o lançamento do “Cuidar de Todos”, o maior programa de Governo na área da saúde. O projeto, lançado nesta quinta-feira (03), é liderado pela Secretaria de Saúde (SES), vai atuar na atenção primária e contará com uma parceria estratégica da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que vai desempenhar papel fundamental na articulação e condução da participação dos prefeitos no desenvolvimento desta iniciativa.

O objetivo do programa “Cuidar de Todos” é contemplar vários eixos e serviços, iniciando com fortalecimento da atenção básica à saúde em todas as regiões do estado. Com essa ação inovadora, o governo estadual, em uma atividade conjunta com os municípios, busca ampliar o enfrentamento dos problemas de saúde pública que mais causam doenças e óbitos na população do estado, prevenindo mortalidade infantil e materna, AVC, diabetes, infartos e acidentes de trânsito.

Durante o evento de lançamento, o presidente da FAMEM, Ivo Rezende, destacou a importância da cooperação entre o governo estadual e as prefeituras para alcançar avanços significativos na área da saúde. Ele ressaltou que o programa representa um marco na busca por uma assistência médica mais eficiente e acessível para todos os maranhenses.

“Estamos orgulhosos em sermos parceiros estratégicos nessa jornada em prol da saúde em nosso estado. A Famem tem trabalhado incansavelmente para garantir que os prefeitos participem ativamente deste programa, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados na atenção primária à saúde”, afirmou Ivo Rezende.

O programa será executado em três etapas, sendo que a primeira é a de adesão dos municípios e doação de equipamentos para gestão municipal, destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. Para o governador Carlos Brandão, a etapa mais importante é exatamente esta primeira. “Essa é uma ação, acima de tudo, municipalista. Se não houver a adesão dos gestores e gestoras municipais, dos secretários e secretárias de saúde, não haverá programa. Mas, temos certeza de que a adesão será total e logo alcançaremos as metas que tanto buscamos”, ressaltou o governador.

A segunda etapa do programa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *