-->

O secretário, José Reinaldo Tavares, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) recebeu, nesta semana, o diretor da empresa Nex Blue Energia Ltda., Nelson Silveira, para debater a viabilidade da instalação de uma usina de produção de hidrogênio verde no estado.

A reunião contou com representantes da SEDEPE, SEFAZ e da empresa Nex Blue Energia

A reunião contou com a participação de Jomar Fernandes, gestor do Núcleo Econômico da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ); Arlindo Pereira, representante da empresa Ecosolary, José Domingues, assessor especial de Articulação Institucional da SEDEPE e Francisco Fraga Araújo, superintendente de Minero-Metalurgia, Petróleo e Gás.

Fernandes esclareceu que o desdobramento doprojeto depende de um leilão nacional sobre a produção de energia. Caso a Empresa Nex Blue Energia saia vitoriosa nesse processo licitatório, o Maranhão poderá testemunhar a implantação de uma indústria de hidrogênio verde.

Havendo a vitória desta empresa no leilão, será possível a implantação. O mundo todo está unido na busca por fontes de energia limpa e renovável e esta iniciativa está totalmente coadunada com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos globalmente”, destacou.

Jomar Fernandes enfatizou a importância de garantir um ambiente propício para a instalação de empreendimentos como esse. “Cabe ao estado do Maranhão criar uma política tributária que promova a competitividade e atraia investimentos para o setor”, afirmou.

Durante a reunião, foram delineados critérios essenciais que a empresa deverá atender para a concretização desse projeto. Além de gerar um número considerável de empregos diretos, a empresa deve comprometer-se com o uso sustentável dos recursos naturais, priorizar o desenvolvimento local, demandar matérias-primas e serviços locais e, acima de tudo, gerar energias renováveis e não poluentes.

Nelson Silveira, diretor da Nex Blue, compartilhou sua perspectiva sobre o encontro:nosso objetivo aqui foi conversar com o secretário José Reinaldo sobre a implantação de um dos nossos projetos, que é a geração de energia e metanol sintético a partir de hidrogênio verde. Pretendemos contribuir para a transição global para fontes de energia mais limpas e sustentáveis”, afirmou. E concluiu: estamos confiantes em nossa posição no próximo leilão de energia e esperamos trazer esse grande projeto para o Maranhão.”

O secretário José Reinaldo Tavares destacou a excelência do projeto e enfatizou que as vantagens competitivas do Maranhão são imensas em comparação com outros estados.

“O Maranhão poderá produzir o hidrogênio verde mais barato do mundo. Temos excepcionais condições para produzir energia renovável. Isso é possível porque estamos na zona do Equador, com sol forte quase todo o ano, ventos alísios alinhados e fortes, terras de baixo custo em áreas apropriadas para a produção de energia renovável e possuímos 55% da água de todo o Nordeste. Nenhum outro estado possui tantas vantagens assim”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *