-->

A sinalização de paz do presidente Froz, o São João do Maranhão na Avenida Paulista, o PIX na ‘Mansão da Rosana’ e o nó de Weverton para a reeleição ao Senado são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo. A coluna traz, também outras notícias ‘picantes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Como será que o senador Weverton Rocha pretende ter apoio de Lula, na sua caminhada rumo à reeleição, fazendo oposição ao govenador Carlos Brandão, amigo do presidente da República???!!! E André Fufuca, ministro do governo Lula, como fica nessa história”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Rapaz, só deu ‘peso pesado’ na posse do desembargador Froz Sobrinho como presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão!!! O auditório principal do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, estava ‘apinhado’ de convidados…, e, registre-se, tudo muito bem organizado!!! Bons discursos, músicas muito bem escolhidas, principalmente as canções solicitadas pelo ‘anfitrião-mor’…, enfim, um clima ‘pra cima’, ‘alto astral’!!! Para fechar com ‘chave de ouro’, um discurso significativo e muito humilde do desembargador presidente!!! Nele, chamou a atenção um trecho direcionado ao governador Carlos Brandão!!! Depois de um clima recente até certo ponto hostil, podemos dizer, entre os poderes judiciário e executivo, por conta da interminável ‘novela’ do Quinto  Constitucional da OAB-MA, foi reconfortante ouvir o novo ocupante da cadeira número 1 do judiciário maranhense referir-se, elogiosa e elegantemente, ao governador Carlos Brandão, fazendo jus a Clóvis Beviláqua, jurista, legislador, filósofo, literato e historiador brasileiro que tem hoje seu nome ‘cravado’ no TJMA, por sugestão do desembargador decano Antônio Fernando Bayma Araújo!!! Ao citar as autoridades presentes, dentre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, o experiente desembargador, que deixou a presidência do Fórum Fundiário Nacional para assumir a presidência do tribunal de justiça, disse que Brandão tem feito um trabalho histórico na regularização de terras em nosso estado!!! E foi categórico: “Quero fazer uma saudação especial pelo empenho que Vossa Excelência tem feito no governo do estado com excelente regularização fundiária. Conseguimos juntos, em dois anos, entregar mais de 30 mil registros imobiliários que envolvem as pessoas carentes deste estado. Quilombolas, indígenas, comunidades inteiras foram matriculadas nestes dois anos, e vamos continuar”!!! É assim que a Justiça acontece e o Maranhão caminha pra frente!!!

*** Na solenidade, Froz Sobrinho fez dois pedidos à organização: as músicas Lei it Be, dos ‘imortais’ Beatles, e “Se não existisse o sol”, do Boi da Maioba, imortalizada na voz do compositor Chagas, e que foi interpretada na festa de posse pelo grupo Lamparina!!! Bom gosto!!!

*** A propósito da posse de Froz Sobrinho, um integrante do meio jurídico fez questão de encaminhar uma mensagem ao meu chefe, que Dr. Pêta tomou a liberdade de publicar aqui no Colunaço: “O governador Brandão esteve na posse de José Ribamar Froz Sobrinho na presidência do TJMA. Deram-se um abraço caloroso. São sinais de que haverá maior proximidade na convivência entre tribunal e governo do estado. Isso depois de algumas rusgas na passagem do desembargador Paulo Velten. Segundo os bastidores, Froz deverá imprimir uma relação mais leve com os magistrados, lidando com as demandas das categorias vinculadas ao poder judiciário”!!!

*** A famosa Avenida Paulista, na Grande São Paulo, assistiu, essa semana, a algumas atrações do também já famoso São João do Maranhão!!! A atração na cidade mais cosmopolita do país foi promovida pelo governo do Maranhão para agentes e operadoras de turismo!!! E pelo que se viu de animação dos brincantes, dos paulistas & cia, além do entusiasmo que a intervenção causou, o São João do Maranhão vai ‘bombar’ de turistas!!! Todos convidados a conhecerem a riqueza e diversidade cultural, gastronômica e belezas naturais!!! Vem, que tem!!!

*** Uma transferência via PIX, uma informação importante omitida à polícia por uma das garotas da Mansão da Rosana e uma provável nova linha de investigação por parte da Polícia Civil são os mais novos ‘ingredientes’ do incidente do feriado do Dia do Trabalhador que levou à morte o jovem blogueiro Maldine Vieira!!! Surge uma pessoa que viu Maldine ser empurrado na piscina e cair na água em seguida!!! Pode ter sido ‘na brincadeira’, e é isso que a polícia vai apurar!!! Bom aguardar o desenrolar dos acontecimentos!!!

*** Isolado na Assembleia Legislativa, o deputado Othelino Neto ‘pisou na bola’, essa semana, ao espalhar fake news no intuito de atingir o governo Carlos Brandão!!! Provavelmente instigado por um colega de tribuna e ex-prefeito de Codó, o parlamentar fez circular nas redes sociais a notícia de que uma mãe teria levado o filho em um carrinho de mão ao hospital regional de Codó, devido à falta de atendimento adequado!!! Uma apuração realizada pelo programa Resumo do Dia, da TV Liberdade, daquele município, revelou que a foto teve a data alterada!!! A mulher que aparece na divulgação, conhecida popularmente como dona “Titica”, esclareceu ao programa que a foto não foi tirada na noite do último dia 29 de abril, como afirmado pelas páginas de Othelino!!! Na verdade, o registro foi feito em 2020, quando a mulher levou o filho, Mateus, ao hospital, após o rapaz ter recebido uma joelhada nas costas durante uma partida de futebol!!! Segundo o próprio Mateus, a mãe resolveu colocá-lo em um carro de mão porque as dores não lhe permitiam andar, e, morando próximo ao hospital, decidiram não esperar pela ambulância que estava em outro atendimento!!! O deputado usou a notícia extemporânea, ainda da época do governo anterior, para passar à opinião pública que o atendimento da rede de saúde estadual estaria precário!!! Com o objetivo de atacar a atual gestão do governo do Maranhão, acabou também constrangendo cidadãos comuns que se manifestaram publicamente contra a situação!!! Triste!!!

*** Falar em política, o senador Weverton Rocha garante que será candidato à reeleição!!! Terá uma dura disputa com o ministro do Esporte, André Fufuca; isto porque uma das vagas está praticamente garantida para o governador Carlos Brandão!!! Weverton assegura que terá o apoio do presidente Lula, que teria uma gratidão “para com ele”!!! Lembrado por um colega da bancada maranhense de que Lula tem muito apreço grande por Brandão e que, consequentemente, ele não poderia ter esse apoio do presidente fazendo oposição ao govenador, como vem ensaiando com o amigo Othelino Neto, Weverton teria dito, enigmaticamente: “Isso não será problema!!!

*** A propósito de fake news, essa semana, também, tentaram atingir a imagem do presidente do Sampaio Correa, Sérgio Frota!!! Um ‘engraçadinho’ irresponsável pegou uma foto do filho de Frota com a camisa do Fluminense, de um jogo do tricolor do ano passado, no Maracanã, e espalhou nas redes que o garoto estava em Cariacica, no jogo Fluminense x Sampaio, vestido com a camisa do Flu e torcendo contra o time do próprio pai!!! Na legenda da foto, o maldoso escreveu: “Torcida do Sampaio reage: Filho do presidente Sérgio Frota assistiu o (sic) jogo contra o Fluminense em Cariacica com a camisa do adversário”!!! Sabe nem escrever…!!! “Assistiu AO jogo, ‘bunda mole’!!!  Cadê a punição para quem espalha fake news???!!! Só muita ‘borracha’!!!

*** Rapaz, o governador Brandão resolveu arrochar com quem anda fazendo ‘Corpo mole’ nas reuniões do Congep, o conselho de gestão pública!!! Quer ‘todo mundo’ no presencial!!! Segunda passada, o que tinha de secretário no salão de atos do palácio era ‘uma festa’!!!

*** Meu amigo, na homenagem às mulheres empreendedoras, realizada no ‘Poder Rangedor’, o ‘fuzuê’ foi por um triz, depois que a ‘matriz’ de um prefeito deu ‘de cara’ com a ‘filial’!!! Não fosse a pronta intervenção da “melhor amiga”, que procurou apartar antes do estrago, a ‘bagaceira’ ia ser grande!!!

*** Rapaz, imagina uma ‘trapalhada’ ‘daquelas’!!! Pois foi essa semana num evento em um hotel cinco estrelas da ‘Grande Ilha’!!! Organizada por uma produtora ‘globtroter’, a festa teve de tudo…, até esquecimento da lista dos premiados!!! E na hora das homenagens foi tanto ‘desencontro’, que tinha patrocinador dizendo, entre ouvidos, que ia pedir o ‘dindim’ de volta!!! A falta de entendimento foi tanta, que a dona da festa ‘afastou’ a produtora, que, por sinal, só chegou meia-noite…, e sem a listagem e a filmagem dos homenageados!!! Em desespero, o cerimonial estava mais perdido que pijama em lua de mel!!! Trocou até biografia de homenageados, citando erradamente alguns nomes!!! “E por aí foi”…!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** E pra fechar…

Terezinha Rêgo: “Não se tem coisa grande com coragem pequena”

Ela nasceu no dia 5 de fevereiro. Para os amantes da astrologia, é do signo de Aquário, definido como o que vive à frente do seu tempo. No caso específico de Terezinha Rêgo, o horóscopo acertou.

Ainda menina, lá pelos oito anos de idade, começou um namoro que manteve firme por toda a vida: com as plantas do quintal de casa. Hoje é reconhecida internacionalmente e, para orgulho de brasileiros e maranhenses, é a única cidadã deste país a integrar o livro “Quem é quem no mundo”, editado na Itália, em reconhecimento a uma pesquisa que realizou em 1997 sobre as plantas medicinais utilizadas pelos índios Canelas, em Barra do Corda, interior do Maranhão.
A paixão pelas dálias coloridas cultivadas pela mãe nos jardins da família impulsionou seu interesse por ervas, e a menina passava horas observando do nascer de um botão ao desabrochar de uma flor. No tempo em que teve que decidir que carreira seguir, não pensou duas vezes: Farmácia. Casada há mais de 50 anos com o primeiro namorado, Artur, e mãe de duas filhas, colou grau no curso dos sonhos, em 1957, por coincidência quando nasceu sua preocupação com os conterrâneos que vinham do interior acostumados a tratar doenças com ervas quase nunca encontradas na capital.

Farmacêutica e Bioquímica, com Doutorado em Botânica e especialização em Fitoterapia pela Universidade de Havana, conta com aproximadas 10.800 espécies catalogadas, regularizadas e reconhecidas no Herbário de Nova Iorque (EUA). O reconhecimento da Fitoterapia era uma meta que viu ser alcançada no Brasil, com a chancela do Governo Federal, que autorizou o uso dos medicamentos naturais no Sistema Único de Saúde, o SUS.
Sempre à frente do seu tempo, Terezinha desenvolveu um tratamento experimental – e paralelo – contra doenças oportunistas para os portadores do virus HIV, com o objetivo de evitar uma sobrecarga de medicamentos alopáticos, com destaque para o AZT. No Herbário Ático Seabra, mantido pela Universidade Federal do Maranhão, por muitos anos recebeu, em seu consultório, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil, que iam conferir aquelas conquistas. Em sua simplicidade desconcertante, afirma: “Temos conseguido excelentes resultados trabalhando pelo bem estar das pessoas e todos aprovam plenamente a iniciativa da Universidade”.
Sua linha de ação é do aproveitamento da flora medicinal do Marinho, dando valor às plantas por meio da implantação de hortas comunitárias e oferecendo uma alternativa de elevado alcance social. Não só aqui no Maranhão. Nem apenas no Brasil.
À Fitoterapia contribuiu mundialmente com o envio de ervas para combater a pneumonia asiática na China, que já havia dizimado centenas de vidas naquele país imenso e tão distante. A Embaixada da China, sabendo da eficiência dos fitoterápicos na cura dos sintomas da moléstia, encarregou-se enviar o “Xarope de Urucum”, utilizado no tratamento da Pneumonia; a “Tintura de Assa-Peixe”, erva originária da baixada maranhense, própria para amenizar os efeitos do Diabetes; e a “Essência de Cabacinha”, empregada na congestão nasal. Ela fez suas experiências atravessarem os oceanos, também para Córdoba, na Espanha, e Londres, a capital do Reino Unido.
A verdade é que poucos reconhecem a importância das plantas medicinais. A influência das multinacionais, sem nenhuma dúvida, está presente neste compasso de uma espera que ninguém sabe quando termina. Dinheiro é tudo neste e em todos os outros casos. Cientistas e leigos sabem que toda farmacologia tem como base exatamente os princípios ativos das plantas. E não é sem razão que a nossa Amazônia é cobiçada pelas grandes potências, e se hoje as guerras se dão por petróleo, não tardará o dia em que elas terão como razão as riquezas de nossa flora e de nossa fauna. E de nossas águas também. Mas essa é uma outra história.
As plantas medicinais são a base dos principais produtos para a saúde desde a Antiguidade, o que é endossado pela Organização Mundial da Saúde, que prova que 80% da população do planeta utiliza as plantas ou as preparações delas para se curar. O reconhecimento de seu valor real, verdadeiro e único como recurso clínico, farmacêutico e econômico vem crescendo em vários países, onde a utilização vem se normatizando e é criada legislação a respeito dos diferentes critérios de segurança, eficácia e qualidade. As plantas podem fazer mal e até matar. É indispensável que seus efeitos sejam avaliados, criticados e endossados pela comunidade científica. O empírico carrega em si o exagero. O testado tem a dose certa, ou quase. Mas é assim que o mundo gira. A sabedoria popular sinaliza o caminho, o experimentador descobre as vielas, os becos, as ruas, as artérias e as veias. E tudo isto demanda tempo com experimentos e pesquisas. E dinheiro. Muito dinheiro. E ai está a razão da indústria farmacêutica não valorizar o que pode nascer nos nossos quintais.
Com seus índices alarmantes e vergonhosos de desigualdade social, o Maranhão não poderia dar as costas para uma cidadã deste quilate. Nem desperdiçar a riqueza que ela produziu. O documentário de alto nível produzido por Joaquim Haickel, no álbum “Memórias e Lembranças”, traduz melhor o que vem a ser Terezinha Rêgo para nossa terra, para o nosso país e para o planeta. A Itália sabe disso, a China, a Espanha e a Inglaterra também. Vamos cometer o crime de ignorar? Um caboclo da baixada disse sabiamente: “não se tem coisa grande com coragem pequena”. Terezinha Rêgo teve a grande coragem de realizar.

P.S.:
Em seu primeiro mandato, o então governador do Maranhão Flávio Dino acolheu o projeto “Farmácia Viva”, elaborado pelo autor deste artigo em maio de 2015,e determinou à Secretaria de Saúde que o implantasse imediatamente.

(Riba UM – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Como será que o senador Weverton Rocha pretende ter apoio de Lula, na sua caminhada rumo à reeleição, fazendo oposição ao govenador Carlos Brandão, amigo do presidente da República???!!! E André Fufuca, ministro do governo Lula, como fica nessa história???!!!

*** Qual empresária comprou passagem ida e volta a Brasília, roupa nova e tudo mais para o aniversário do ex-presidente e descobriu, de última hora, por uma assessora de deputada, que não seria bem-vinda na festa???!!!

*** Qual secretária municipal da região central da ‘terrinha’, sobrinha de prefeito, descobriu que seu ‘cara-metade’ está ‘de rolo’ com uma enfermeira do município???!!! Resultado: a garota foi punida com todo rigor, com demissão sumária!!!

*** Qual prefeito ‘desaliançado’ nem bem ‘engatou’ com uma influencer ‘malhante’ já ‘tirou pra fora’???!!!

*** Quem é o jovem que viralizou nas redes sociais ao ser flagrado pela ‘cara-metade’ com um cartão fidelidade de puteiro???!!! Pior que o cartão ainda tinha uma promoção: “Depois da quarta, a quinta é grátis”, hahahahahahahahahahaha???!!!

*** Qual deputado que, por’ oura vontade de fazer oposição, ‘embarca na onda’ de um colega de parlamento que não assume sua postura e se esconde na sombra alheia???!!! Chico, Chico…, ‘prestatenção no serviço’!!!

*** Quem foi a influencer que, depois de espalhar nas redes que o ‘cara-metade’, ex-pastor, hoje dono de salão de beleza, havia traído, promovido violência psicológica e feito uma ‘penca’ de maldades com ela, a ponto de fazê-la procurar terapia, já está ‘de boa’ com o ‘ex-quase’ e até já viajou a Dubai, nos Emirados, em nova ‘lua de mel’???!!! Com uma viagem dessas, nem precisa ter o dom da reconciliação, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem é que anda comandando uma torcida organizada do Sampaio, lá das bandas do Maiobão, para fazer manifestação toda vez que tem jogo da ‘Bolívia’ no Nhozinho Santos???!!! Na partida contra o Figueirense, agrediram até uma criança!!!

*** Quem foi o ‘boliviano’ que espalhou fake news na cidade, postando uma foto do filho do presidente do Sampaio, Sérgio Frota, com a camisa do Fluminense, como se o garoto tivesse ido para o jogo da ‘Bolívia Querida’ em Cariacica torcer para o tricolor das Laranjeiras???!!! A foto é do ano passado, de um jogo do Fluminense no Maracanã!!! Só muita ‘borracha’!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *