-->

 

Gil Maranhão

A Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional – o segundo maior colegiado no Legislativo, com 151 deputados federais e 27 senadores – reuniu-se, nessa quarta-feira (22), com o presidente Jair Bolsonaro e vários ministros, no Palácio do Planalto, para cobrar o fortalecimento de instituições da região, conclusão de obras estruturantes que vêm de outros governos e novos investimentos nos estados. Da bancada do Maranhão participaram apenas os deputados Aluísio Mendes, Hildo Rocha, Edilázio, Pastor Gildenemyr e Júnior Lourenço, que já chegou no final da reunião.
Foi a primeira reunião da bancada este ano, e também com o novo governo. Cerca de um terço do total dos integrantes da bancada compareceu à reunião. Antes do encontro, 51 deputados e sete senadores que integram a Oposição (PT, PSB, PDT e PCdoB) anunciaram que não compareceria ao Planalto. Mesmo parlamentares de partidos ligados ao governo faltaram.
Na reunião, o coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD-PI), apresentou para sintetizar as principais reivindicações dos nordestinos.
Obras estruturantes – Uma delas é conclusão das obras estruturantes que vem de outros governos, como a Transposição das Águas do Rio São Francisco, e ainda da Ferrovia Transnordestina, que cortará três estados (Pernambuco, Ceará e Piauí) e interligará os diversos portos da região.