-->

“Aceitei o convite para compor a equipe de Eduardo Braide por três bons motivos: Para atender ao apelo que ele me fez; para poder estar próximo a ele neste momento tão importante, e quem sabe ajudá-lo, de alguma forma, na difícil tarefa que terá pela frente; e pela possibilidade de participar de um evento único, que acredito, mudará o rumo e o destino político do Maranhão, coisa para quando eu já for um septuagenário”.

Com estas palavras, Joaquim Haickel revelou a razão de ter aceitado o convite do prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, para comandar a Secretaria de Comunicação do Município. Uma atitude que contrariou suas próprias convicções recentes, como o próprio advogado, cineasta e escritor fez questão de frisar: “Resolvi aceitar seu pedido, mesmo tendo que romper um acordo que tinha comigo mesmo, perante minha mãe, meu irmão e minha esposa, a quem havia prometido me manter fora da política formal”, afirmou.

Joaquim Haickel frisou que os argumentos usados por Braide o fizeram “baixar a guarda” e aceitar o desafio, pelo tato e a paciência cultivados e desenvolvidos em mais de 32 anos na lide política. “É uma importante missão de gerenciar esse segmento bastante sensível em qualquer governo: a comunicação do prefeito e de seu governo com o público interno, estabelecendo métodos e formas com que a administração municipal possa atuar e se apresentar, e da mesma maneira com o público externo, com quem o prefeito, seus assessores e a municipalidade, de modo geral, possam manter diálogos”, pontuou ressaltando a necessidade de ouvir as demandas da sociedade, através das instituições representativas, dos políticos e diretamente da população.

Para finalizar, Joaquim Haickel disse que se trata de um projeto que poderá mudar o rumo da política maranhense nos próximos anos.

Joaquim Haickel é advogado, escritor e cineasta. Foi Deputado Estadual, Deputado Federal Constituinte. Exerceu os cargos de secretário estadual de Assuntos Políticos, de Educação e de Esportes. E, agora, Secretário de Comunicação do prefeito eleito Eduardo Braide. (Publicado na edição desta quarta-feira, 30, do Jornal Pequeno).