-->

O Governo do Maranhão tem investido em medidas que impulsionem a qualificação, emprego e renda é essencial para o desenvolvimento sustentável de uma região. Para reforçar essa estratégia, a gestão executa uma série de iniciativas, tendo como foco a integração dos órgãos estaduais e o fortalecimento de vários setores. Neste sentido, o lançamento de dois importantes convênios, frutos de parcerias envolvendo FAPEMA, Caema, Iema, Uema e Uemasul, vêm garantir oportunidades para a formação profissional ampliada e gerar oportunidades no setor de saneamento. Os convênios reforçam o objetivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, na concessão de bolsas para desenvolvimento das competências de graduados e estímulo à geração de conhecimentos técnicos, além do alinhamento com demais órgãos do estado, na promoção das ações.

Por meio da FAPEMA, serão investidos R$ 2,9 no Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, voltado a graduados, que destinará bolsas para ingresso na Caema e está previsto para até final deste ano; e mais R$ 3,8 milhões no Programa Trainee em Saneamento, para estudantes de cursos técnicos, que tem previsão de lançamento para 2024. Além do aperfeiçoamento na formação de profissionais em engenharia e arquitetura, e na área técnico profissionalizante, os programas vão gerar impacto social, econômico e ambiental no Maranhão.

A FAPEMA irá coordenar o processo seletivo por meio de edital e o pagamento de bolsas aos profissionais selecionados, promovendo uma educação prática, supervisionada e orientada. Além das vagas imediatas, os programas contarão com cadastro de reserva. As vagas são direcionadas para egressos da Uema, Uemasul e Iema. Os convênios vão proporcionar formação prática, orientada e supervisionada por um profissional destas instituições.

A colaboração entre as instituições do Governo evidencia uma unidade abrangente e integrada no enfrentamento de desafios do setor de saneamento, ressalta o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, pontuando que uma ação integrada é fundamental para êxito de projetos voltados ao reforço do trabalho, da capacitação e da renda, criando assim, um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Para o gestor, os convênios vêm reforçar a política de geração de emprego e renda defendida pelo governador Carlos Brandão e também fortalecer a qualidade do trabalho desenvolvido pela Caema no estado.

O diferencial desta gestão estadual reside na sua visão proativa e estratégica em investir em propostas que venham garantir melhorias em setores de impacto direto para a população. Ao priorizar a área de saneamento, o governo não apenas aborda uma necessidade básica da população, mas também cria oportunidades tangíveis de emprego e empreendedorismo, alavancando a economia local e melhorando os serviços ofertados pela empresa.

Os novos convênios na área de saneamento representam uma abordagem inovadora e abrangente para impulsionar a qualificação, emprego e renda no estado. Este modelo de parceria institucional, centrado na formação ampliada, inserção no trabalho e aumento da renda, serve como um exemplo para outras regiões, mostrando a importância de investir no capital humano para construir um futuro mais próspero e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *