-->

A derrota dos ‘anjos da morte’, as ‘viúvas do poder’, a utilização oportunista do nome de Flávio Dino e a elucidação do assassinato de Pacovan são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 7, que traz, ainda, outros ‘babados’ da semana e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual é o pré-candidato a prefeito da “Grande Ilha” que está conseguindo transformar limonada em limão, pondo em risco uma vitória que estava sendo vista como certa???!!! Vamos aguardar as próximas pesquisas de campo”!!! Uma ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** “Só não tem jeito para a morte”!!! A expressão popular se encaixa perfeitamente no atual cenário que envolve o grupo governista no Maranhão, hoje dividido em dois subgrupos: o do governador Carlos Brandão e o outro do ex-governador e atual ministro do STF, Flávio Dino!!! Como no fantástico filme “Encontro Marcado”, estrelado por dois ‘monstros sagrados’ do cinema mundial – Brad Pit e Anthony Hopkins –, ‘o anjo da morte’ (Pit) chega para levar um magnata (Hopkins), mas se apaixona pela filha do milionário, o que o ‘obriga’ a fazer um acordo com ele para que ambos permaneçam mais tempo na terra!!! Sem mais spoiler!!! Aqui, instigada por entornos dos dois lados, que não conseguem enxergar a dimensão da ‘tragédia’, a ‘morte’ espreita o grupo governista, querendo levá-lo para o ‘outro plano’, mas, ao contrário do filme, o ‘anjo da morte’, representado por ‘soldados’ dos dois ‘exércitos’, não conseguirá o ‘golpe fatal’, embora estejam todos eles conseguindo passar essa sensação!!! Sim, uma sensação que, com o tempo, o senhor da razão, desmilinguar-se-á!!!

*** Uma simples e lógica razão é suficiente para afirmar, com toda certeza, que os dois líderes maiores do grupo governista, Carlos Brandão e Flávio Dino, mesmo com toda a sensação sentida hoje, estarão juntos e perfeitamente alinhados nas eleições de 2026, quando será escolhido o novo governador do Maranhão!!! Quem enxergar essa desunião como favas contadas vai perder!!! Idas e vindas, atritos, confusões, inconformismos, manipulações midiáticas, BLEFES, intrigas e chateações são comuns na política partidária!!! O que não é muito comum é enxergar além, como muito bem, e de forma sábia, enxergava o ex-presidente José Sarney, que comandou seu grupo político durante quase 50 anos no Maranhão com extrema competência!!! É justamente a essa ‘visão de águia’ que recorremos neste momento para afirmar, com toda segurança, que Carlos Brandão e Flávio Dino não romperão!!! E não romperão porque sabem da importância da manutenção do ‘casamento’ do grupo governista, mesmo com o ‘amor’ arranhado!!! Uma divisão do grupo seria trágica e representaria o fim de um projeto maior que os dois começaram a construir juntos desde o primeiro dia de janeiro de 2015, quando Dino, como governador, e Brandão, como vice, sentaram nas principais cadeiras do Palácio dos Leões!!! Abrir mão desse projeto para dar chances reais a iminentes lideranças que surgem no estado, como, por exemplo, o prefeito Eduardo Braide, com chances de se reeleger daqui a três meses, seria de uma irracionalidade, de um despautério absurdamente inacreditável!!! Nenhum ego, nenhuma influência ‘entornística’ seria capaz de sobrepor-se a essa razão lógica e inquestionável!!!

*** Como dito, intrigas, chateações e conflitos de menores interesses, como vemos agora nas eleições municipais de Colinas, onde os dois subgrupos governistas não conseguem se entender, são comuns!!! Como são perfeitamente compreensíveis situações, como a recente, que envolveram o vice-governador e secretário da Educação, Felipe Camarão!!! Anunciado como coordenador da campanha do deputado federal Duarte Júnior a prefeito de São Luís, o que o obrigaria a deixar a direção da Seduc, Felipe conversou com o comando do PT em Brasília, refletiu e voltou atrás!!! Mesmo entendendo que restou do episódio um pequeno desgaste, o governador Brandão reuniu com o vice e concordou que ele continuasse!!! Foi a ‘deixa’ para os ‘anjos da morte’ entrarem em ação, de acordo com suas conveniências e interesses do entorno que apoiam!!! E o que se viu a partir desse ‘vai-e-vem’ foram ‘sensacionalismos baratos’ de escribas escrevendo que “Brandão foi enquadrado”, que o “governador se mostrou fraco”, que o “atual governo está encerrado e quem controla agora é Flávio Dino”…!!! E por aí foram as ‘desinformações’, que, com toda certeza, sucumbirão diante do “senhor da razão”, o nosso infalível e reparador das inverdades, TEMPO!!!

*** Muito ainda vai se ver daqui até 2024, mas a verdade que prevalecerá é a de que o grupo criado por Flávio Dino e Carlos Brandão, ao fim e ao cabo, estará junto para comandar a sucessão do atual governador, que, registre-se, sairá para disputar o Senado da República com todos os votos que as duas maiores lideranças do Maranhão, hoje, têm direito!!!

*** A ‘notícia’ a seguir é uma consequência da “sensação de rompimento” que vivemos hoje, causada por entornos sem a grande e necessária visão para o desenvolvimento e total reconstrução do Maranhão!!! De qualquer forma, vale o registro para que os leitores tenham ideia da capacidade de indução daqueles que colocam seus interesses pessoais acima dos interesses maiores do nosso Estado!!! Trata-se de uma postagem do ex-procurador-geral do Estado no governo de Roseana Sarney, o advogado Marcos Lobo, especialista em Direito Eleitoral e Constitucional, feita em seu blog “Por Mim”!!! Envolvido pela ‘onda’, ele alerta sobre a postura política que anda sendo ATRIBUÍDA ao ex-governador do Maranhão e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino!!! No artigo, Lobo vê, inclusive, motivos para suspeição de Dino em eventuais ações envolvendo lideranças maranhenses!!! E diz, taxativamente, que os chamados dinistas que estariam usando o nome de Flávio Dino podem, até, inviabilizar o ministro no STF!!!

*** Veja a íntegra da postagem, com o título “Ministro do STF não pode participar ou fazer política”!!! “No Maranhão, todos os dias se tem notícia de que há uma briga de poder, por cargos etc. entre alas políticas ligadas ao atual governador e ao ex, que atualmente é ministro do STF. Comenta-se que, sob a orientação do atual ministro do STF, os dinistas (suposto grupo político do Ministro Flávio Dino) andam descontentes com o atual governador que não estaria a seguir os acordos políticos e eleitorais com a ala dinista nem estaria mais a seguir os comandos do ministro. Tudo me parece muito estranho porque ministro do STF, como juiz que é, não pode fazer política, tratar de assuntos político-partidários, ter grupo político e, menos ainda, interferir, comandar etc. no funcionamento, organização e gestão de qualquer outro poder. A Constituição e leis brasileiras e normas internacionais proíbem. Se é verdade tudo isso, como ficam os adversários políticos e partidos políticos que não são aliados do ministro quando estiveram diante de julgamentos no STF? Se é verdade tudo isso, a demora na decisão sobre o caso da escolha de conselheiro para o TCE/MA pela Assembleia Legislativa teria algum vínculo com essas supostas desavenças das alas do atual governador e dos dinistas, já que da ala dos dinistas há um candidato ao cargo que se sente preterido e o partido que foi “reclamar” no STF é da ala dinista? Pelo comportamento da Assembleia Legislativa, parece que não são verdadeiras as informações, pois não se tem notícia de que tenha alegado a suspeição/impedimento do ministro no processo que ele é relator e que afeta diretamente o direito de Poder Legislativo maranhense de escolher o conselheiro do TCE/MA cuja vaga está aberta faz meses. Ou estaria a Assembleia Legislativa sob a suposta subjugação do ministro que existe em relação ao Poder Executivo estadual? Bem, nada sei, mas, como ninguém nega, fosse eu adversário político, filiado a partido político não alinhado à ala dinista (o suposto grupo político do ministro), com essas notícias não rechaçadas pelo ministro, a suspeição/impedimento deste seria medida que adotaria em qualquer processo que no tramita no STF que tenha a participação do ministro”!!!

*** Ainda no assunto, o Colunaço do Pêta publica, a seguir, a avaliação de um experiente político maranhense sobre o atual cenário!!! Com o título “As víúvas do poder”, nosso colaborador escreve: “Uma das questões políticas mais inusitadas que se abateu sobre as lideranças e sub-lideranças políticas do Maranhão diz respeito à abrupta retirada da cena partidária de um dos seus líderes mais proeminentes, o ex-governador Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula para o cargo vitalício de ministro do Supremo Tribunal Federal. Não se pode desconhecer que, ao aceitar a sua nomeação para o posto de ministro do STF, o então senador recém-eleito abdicou, por inteiro, de qualquer ingerência na vida política e partidária do Estado que foi por ele governado por oito anos. É que a Constituição veda qualquer participação, direta ou indireta, de magistrados na política. Ocorre que ao abdicar de sua inegável liderança política no Estado, Dino deixou algumas dessas sub-lideranças sem eixo e sem prumo, pois elas se negam a aceitar a liderança do governador eleito Carlos Orleans Brandão Júnior, passando-lhe a criar toda sorte de “armadilhas” políticas, usando, para isso, embora veladamente, o nome do ministro do STF. São autodeclarados “dinistas”, numa alusão a pertencer ao grupo mais afinado e identificado com a liderança de Dino do que de Brandão. Nos bastidores ‘assembleianos’, são chamados de “viúvas do poder”, numa referência clássica àqueles políticos que, tendo perdido o poder que dispunham, permanecem invocando o outrora espaço com que usavam de suas influências e amizades para atacar os mandatários atuais. Isso ocorre com frequência nas mudanças de poder, quando um grupo perde as eleições para outro mais arregimentado”!!!

*** A diferença, aqui, é que embora as eleições tenham sido ganhas por todos, um dos líderes maiores, o ministro Flávio Dino, decidiu retirar-se, por deliberação própria, da vida partidária. Essa saída da cena política de Dino, com a proximidade das eleições municipais acabou por gerar uma pequena dissidência dentro do grupo maior hoje sob o comando inconteste do governador Brandão, que, aliás, não tem o estilo de perseguir adversários, muito menos aqueles que foram aliados. Seu espírito pacificador levou-o a reatar as relações políticas com o grupo Sarney assim como com todos aqueles que queiram trabalhar pelo bem maior que é o Maranhão. Muitos podem dizer que o cargo de ministro do STF, sendo político-institucional, não retira de Dino a sua “longa mano” sobre a política do Estado, o que lhe daria condições para exercer sua influência por meio de destacados atores nas várias esferas de poder, a exemplo do que por muito anos alguns ministros fizeram em relação a seus estados. Mas o Dr. Pêta, temos certeza, não se filia a essa hipótese por acreditar que a liturgia do cargo, aliada às normas constitucionais republicanas, impede essa conduta. Os governos precisam de oposição, é bom que a tenha; daí, que aqueles que não se afinam com o estilo de governar do governador Brandão estão livres para assumir o papel de oposicionistas, de forma transparente e sem subterfúgios. A hora da verdade, como se vê, está chegando com as eleições municipais deste ano. E para usar uma expressão que remonta ao livro bíblico de Apocalipse, que é conhecido por suas profecias e visões do futuro, podemos afirmar: “quem viver, verá…’”!!!

*** O Colunaço do Pêta apurou, com exclusividade, que está elucidado o assassinato do empresário Josival Cavalcante da Silva, conhecido como “Pacovan”, executado a tiros, no dia 14 de junho (sexta-feira), no interior do Posto Joyce (antigo ‘Cavalo de Aço’), na cidade de Zé Doca (MA), numa ação de três homens que ocupavam um veículo Siena Preto, incendiado logo após o homicídio!!! O crime de pistolagem profissional, que praticamente, na opinião geral, era dificílimo de ser solucionado devido aos inúmeros inimigos que Pacovan possuía, foi elucidado após um minucioso, competente, eficiente e perfeito trabalho de investigação da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Geral de Polícia, comandada pelo delegado Jair Paiva, e da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP)!!! A elucidação da execução de Pacovan é um verdadeiro ‘gol de placa’ da gestão do governador Carlos Brandão na área da Segurança Pública do Maranhão!!!

*** Para que o restante da investigação não seja prejudicado, o Colunaço do Pêta não revelará todas as informações que obteve!!! Sabe-se que os matadores de aluguel saíram de Bacabal pouco depois das 7h, no Siena preto. De lá se dirigiram para Santa Inês, onde havia um veículo de apoio. Ficaram na cidade por cerca de três horas, esperando a passagem de Pacovan, que se dirigia de São Luís para Zé Doca, onde se encontraria com uma ex-funcionária e ‘laranja’ sua, que lhe entregaria cerca de 300 mil reais como parte de um negócio que os dois haviam acertado!!! Cerca de 30 ligações entre o empresário e a ex-sócia foram detectadas!!! Em algumas delas Pacovan perguntava como estava a galinha que ela estaria preparando para ele!!! A polícia descobriu que o Siena foi visto com um outro veículo, que deu apoio a toda a ação criminosa, principalmente após a execução do empresário!!! Por outro lado, já foi encontrada a segunda pessoa que comprou o Siena de uma mulher, já identificada, que aparece nos registros como dona do veículo!!! Essa segunda pessoa foi ouvida e se atrapalhou toda no depoimento prestado à polícia, chegando a afirmar que vendeu o Siena para uma terceira pessoa!!! A polícia está checando se a informação procede!!! Algumas providências já foram tomadas e a qualquer momento o Maranhão pode ter notícias sobre a confirmação da elucidação do rumoroso crime, que muitos achavam que nunca seria desvendado!!!

*** Rapaz, o que tem de lojista revoltado com a administração de um shopping da área do Renascença é uma ‘festa’!!! Algumas lojas já fecharam, e, como se não bastassem os furtos que já ocorreram e acontecem no estacionamento (sem indenização para as vítimas), a atual administradora não faz nada para modernizar o empreendimento, que a cada dia que passa perde mais clientes para os outros shoppings!!! Meu amigo, alguém tem que ensinar lições de modernização, porque o negócio está indo para o ‘buraco’ e levando muita gente junto!!!

*** A propósito da embrulhada que envolve denúncias de possível contratação irregular da empresa Construmaster Construções e Locações, por parte da prefeitura de São Luís, um atento leitor do Dr. Pêta ‘emeiou’ ao Colunaço: “A adesão a uma ata só deve acontecer para serviços semelhantes ao negócio público originário; e aplicada quando o serviço é mais barato e a experiência de trabalho da empresa contratada por este meio é significativamente relevante. Quando a opção pela adesão à ata for aplicada, não há necessidade de abrir licitação. Abrir licitação e depois cancelar mostra indícios de falta de acerto da decisão administrativa, o que levanta suspeitas, embora a gestão possa revogar seus atos. Mas, mesmo assim, deve fazê-lo com justificativas. O mesmo se aplica a decisões judiciais e manifestação do MP etc…”!!!

*** Ainda no assunto, o Pêtanauta acrescentou: “São Luís é uma cidade mergulhada em problemas, jogada as traças há décadas, com gestores incapazes de apontarem direções ao que é de interesse público. Escândalos são decorrência de negócios contra o interesse público, e vazamentos seletivos desses negócios tornam a coisa publicizada. Não há qualquer possibilidade de haver uma boa gestão sem uma liderança capaz de ajustar os negócios públicos ao ambiente da esfera pública, construir soluções escolhendo prioridades…, lidando com os demais níveis governamentais de que dependem os municípios para cumprir obrigações com a população nos mais diversos segmentos sociais, cuja maioria é de vulneráveis à miséria extrema. Acharques a fornecedores mostram descalabros. Quando alguém, que participa dos negócios públicos, que são quase 15% do PIB do país, resolve escancarar esse tipo de problema, a possibilidade maior é de que exista uma situação generalizada. As obras públicas têm pouco ou nenhum controle sócio-institucional. A qualidade das obras, menos ainda. Dinheiro público é um bem escasso. Não há riqueza social abundante que suporte sustentar o mau uso do patrimônio público. Ao contrário, quando esse tipo de coisa desponta mostra que quem deveria estar ajudando tá atrapalhando ao se ocupar de coisas que mantêm a capital de todos os maranhenses entre os municípios com os piores indicadores sociais do estado. Não pode ser assim”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual é o pré-candidato a prefeito da “Grande Ilha” que está conseguindo transformar limonada em limão, pondo em risco uma vitória que estava sendo vista como certa???!!! Vamos aguardar as próximas pesquisas de campo!!!

*** Por que promotores da região dos Cocais estão se dando por impedidos no prosseguimento das investigações de irregularidades contra um delegatário de cartório???!!! Seria pressão de alguma ‘força ghost’???!!!

*** Qual comunicador foi flagrado dormindo sentado no banheiro do clube da ‘Pontinha da Ponta da Areia’, sexta-feira, 5, já no final das comemorações do aniversário natalício de um conhecido empresário da ‘Grande Ilha’???!!! Culpado é o subcomodoro, que, entre todas as benfeitorias que anda fazendo no novo clube, climatizou e deixou ‘um brinco’ o banheiro da ‘casa’!!! Só faltou botar um vaso cor de Rosa’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Por que é mesmo que um cartorário, mesmo afastado, tá fazendo uma ‘baita’ de uma reforma na serventia???!!! Enquanto a correição não chega, o ‘enrolado cocalino’ vai à forra com destruição de provas de irregularidades!!!

*** Qual é o blogueiro que anda copiando as “bombas misteriosas” do Colunaço do Pêta???!! Olha, De Verdade, esse tá merecendo uma ação criminal!!!

*** Quais as filhas de parlamentar que reprovaram em quatro cadeiras na UNDB e agora vão ter que fazer a ‘mama’ desembolsar ‘quarenta e oito pilas’ só para refazerem as disciplinas???!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quais foram os “bois” que, após se apresentarem em um arraial de um vereador de São Luís, trocaram provocações???!!! E depois que um deles saiu ‘macetado’, disse que era normal a brincadeira entre eles!!! Então tá!!!

*** Quem foi a jornalista que ‘bombou’, essa semana, em suas redes sociais cobrando obras da prefeitura, com uma nova performance que os internautas gostaram???!!! E por incrível que pareça surgiu efeito!!! Será que depois da “prefeita” que ‘trabalha y trabalha’ vem aí a vereadora que ‘cobra y resolve’???!!!

*** Quais foram os “influenciadores” que resolveram agitar a web e dar um beijão de língua durante um show na ‘Grande Ilha’, gerando dúvidas, críticas e muitos risos???!!! Um dos internautas disse que da fruta que ‘ela gosta’ ele rói até o caroço!!! ‘Rapá’, que ‘angu’!!!

*** Qual influencer causídica, sempre envolvida em polêmicas nas redes sociais, anunciou, nos últimos dias, que o seu ex e pai do seu filho entrou na justiça pedindo a guarda da criança só pra confrontá-la, pois ele faz shows a semana toda e não vai ter como dar apoio na criação da criança???!!! ‘Rapá’’, parece história ‘pra’ ‘boi dormir’!!!

***

One thought on “A derrota dos ‘anjos da morte’, as ‘viúvas do poder’, o uso oportunista do nome de Flávio Dino e a elucidação do assassinato de Pacovan

  1. Dr. Peta , sobre a ” participação” do Flávio Dino na política, vc mesmo AFIRMA no POST sobre a “liderança política” do Flávio! Ou será que entendi errado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *