-->

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27) apontam um crescimento significativo nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Em 2022, o número de casamentos LGBT registrou um aumento de 20% em comparação com o ano anterior, chegando a um total de 11 mil registros. Esse índice representa uma alta cinco vezes maior do que a observada nos casamentos entre pessoas de sexos opostos, que teve um aumento de 4%.

Esses dados, provenientes do Registro Civil, refletem apenas os casamentos civis formalizados em cartório, excluindo as uniões estáveis. Desde 2013, quando uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu o direito à população LGBTQIA+ ao casamento civil, o número de casamentos homoafetivos vem crescendo progressivamente.

Os 11 mil registros de casamentos LGBT em 2022 representaram 1,1% do total de casamentos registrados no país no mesmo ano. Esse aumento foi observado em todas as regiões do Brasil, com a maior alta registrada no Norte (32,8%), seguido pelo Sudeste (23,9%) e Sul (19,5%).

Entre os casais homoafetivos, as uniões entre mulheres predominam, representando 60% do total. Apesar desse crescimento nos casamentos LGBT, o número total de casamentos no país subiu apenas 4% em 2022, alcançando um total de 970.041 registros, ainda abaixo da média anual observada antes da pandemia.

Além dos casamentos, o IBGE também divulgou dados sobre divórcios no país em 2022, que totalizaram 420 mil casos, um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior. Os divórcios estão ocorrendo cada vez mais cedo, com uma redução no tempo médio entre a data do casamento e a data do divórcio, que passou de cerca de 16 anos em 2010 para 13,8 anos em 2022.

Outro aspecto interessante é a mudança gradual na divisão da guarda dos filhos menores de idade em casos de divórcio. Houve uma diminuição significativa no percentual de casos em que a guarda ficava exclusivamente com a mulher, enquanto a guarda compartilhada e a responsabilidade dos pais homens após o divórcio vêm aumentando ao longo dos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *