-->

O Procurador Juraci Guimarães Júnior, do Ministério Público Federal determinou instauração de inquérito civil com o objetivo de apurar a inserção de dados supernotificados no Censo Escolar do município de São Bernardo do Maranhão em relação à quantidade de alunos matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujos dados são utilizados para recebimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Prefeito João Igor

Em janeiro deste ano, uma reportagem do Fantástico, da rede Globo, mostrou um esquema de fraude em matrículas no EJA que foi descoberto pelo Tribunal de Contas do Estado.

Uma das cidades citadas na matéria foi exatamente São Bernardo. Por lá, vários alunos matriculados no programa tem seus nomes registrados no livro de óbitos do município comandado pelo prefeito João Igor Carvalho (PDT).

Segundo dados do IBGE, o Maranhão tem cerca de 6, 7 milhões de habitantes, dos quais 12,5% são analfabetos. Em todo o Brasil, cerca de 0,5% da população está matriculada na modalidade, no entanto, de acordo com o TCE-MA, o estado tem quase 17% da população adulta estudando na EJA, ou seja, um número 29 vezes maior do que no resto do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *