-->

A suspeita de dois pesos e duas medidas na Justiça Eleitoral e a ‘tese’ contestada de Weverton sobre a escolha de Brandão são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Dr. Pêta traz, ainda, outras ‘notícias’ ‘picantes’ da semana, como a história de um buffet que encerrou as suas atividades com vários eventos agendados!!! E tem ainda os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Quem foi o parlamentar sertanejo, de “alto escalão na bancada”, que contratou uma jornalista da região do Mearim, única e exclusivamente, para tentar denegrir a imagem de Brandão e Márcio Jerry na região tocantina”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** O Grupo JP, por meio da JPesquisa, continua aguardando uma decisão da Justiça Eleitoral sobre a pesquisa que divulgou, no fim de semana passado, com a intenção de votos para governador e senador no Maranhão!!! A pedido do PDT, a juíza eleitoral Camila Rose Ewerton Ferro Ramos, suspendeu a divulgação do resultado da pesquisa!!! O Grupo JP atendeu a todas as solicitações da magistrada, mas, até o momento, não há uma decisão da Justiça Eleitoral!!!

*** Para entender!!! O JPesquisa (Grupo JP) cometeu um erro em um documento adicional, que nada teve a ver com a pesquisa, que foi a juntada dos municípios após a divulgação da pesquisa!!! Esse erro foi admitido logo na segunda-feira, à noite, com a empresa se dando por notificada e se colocando à disposição da Justiça Eleitoral para repor o documento, como de fato foi feito!!! Incontinente, a pedido do PDT, partido que impugnou o trabalho da JPesquisa, a juíza Camila Ewerton Ramos deu acesso ao sistema de fiscalização e controle da pesquisa, inclusive dando acesso aos questionários individualizados com a identificação dos pesquisadores. A JPesquisa providenciou tudo isso, marcou data e horário, conforme prevê a legislação!!! No entanto, sem maiores justificativas, o PDT não compareceu, não mandou advogado nem qualquer representante!!! A JPesquisa, assim, fica aguardo da decisão do tribunal eleitoral para retomar a divulgação de uma pesquisa limpa, feita dentro de todos os critérios exigidos pela legislação eleitoral!!!

*** A pesquisa do grupo JP apresentou apenas dois cenários – um para governador e outro para senador – para que fosse mantida a isonomia de todos os candidatos!!! Em nenhum momento fez simulação de segundo turno, porque não se admite, neste momento, fazer publicação de pesquisa no segundo turno, a não ser que a empresa apresente para o eleitor pelo menos dez cenários diferentes, como fizeram nacionalmente, essa semana, os institutos consagrados DataFolha (Globo) e Ibesp (Bandeirantes)!!! O DataFolha, com sete cenários de presidente da República no segundo turno e o Ibesp com 10 cenários de presidente!!! Portanto, não é nada comum divulgar pesquisa com apenas um cenário de segundo turno, conforme foi divulgado!!! O Data Folha fez cenário até com Bolsonaro fora do segundo turno, entre Moro e Lula; e o Ibesp chegou a fazer cenário de segundo turno entre Lula e Dória, que tem 2% apenas!!!

*** A Justiça Eleitoral, no nosso entendimento, deve uma explicação à sociedade!!! A Juíza Camila, embora questionada pelos advogados da JPesquisa, devido à demora de sua decisão, seguiu rigorosamente a lei ao encaminhar o recurso do Grupo JP ao Ministério Público, para manifestação do parquet eleitoral!!! Tranquila e serenamente, aguardamos o resultado!!! Nos últimos dias, a Justiça Eleitoral adotou um procedimento diferente!!! A juíza Ângela Salazar acatou uma impugnação do PCdoB contra a divulgação de uma pesquisa do instituto Exata, e, menos de 24 horas depois – não haveria tempo de uma apreciação do MPE – reconsiderou a sua decisão!!! A mensagem que os políticos passam para a sociedade já é esperada; não se trata de novidade para ninguém!!! Mas, e a mensagem que a Justiça Eleitoral passa para a sociedade, usando dois pesos e duas medidas???!!!

*** Fervem os bastidores da sucessão do governador Flávio Dino!!! E quanto mais se aproxima o dia em que o vice-governador Carlos Brandão assumirá o comando do estado, mais quente fica o clima!!! Essa semana, um ‘tiroteio’ interessante envolveu o senador Weverton Rocha, apoiadores seus e defensores da pré-candidatura de Brandão!!! Tudo começou com uma postagem de Weverton: “A escolha pessoal de Flávio Dino, infelizmente, não teve nada a ver com a história do nosso grupo. Nós dois sempre tivemos uma história de luta ao longo da vida. Luta contra a prisão de Lula, o impeachment da Dilma, contra a retirada de direitos de nossos trabalhadores e aposentados. Onde é que estava o Brandão nessas horas”? O ‘disparo’ feito pelo pedetista, em suas redes sociais, provocou a reação de um atento observador dos cenários políticos: “Quer dizer que o Lula pode escolher o Alckmin, mas o Flávio Dino não pode escolher o Brandão”, replicou o simpatizante brandonista!!! “Pra vice pode, como Flávio escolheu Brandao há sete anos…, perfeitamente compreensível. E quando Lula estava impedido, na eleição passada, ele escolheu alguém de outro campo dentro da aliança dele? Claro que não”, rebateu um ‘wevertista’, provocando nova manifestação do observador: “Weverton fala que é esquerda…,  mas recebeu Artur Lira, bolsonarista. Quer ele queira, quer não, Brandão está no mesmo campo dele desde 2006, quando da eleição de Jackson. Qual a ‘história de luta’ de Weverton contra o ‘orçamento secreto’ e contra o presidente Jair Bolsonaro? Ao contrário, recebeu foi o filho de Bolsonaro, o Flávio Bolsonaro, num ‘parangolé’ em Barreirinhas! Duarte era do tal ‘campo’ tanto quanto Neto. E o que Weverton fez? Hostilizou Duarte! Eduardo Braide, desde a presidência da Caema, também! Pura retórica do senador, isso sim”, concluiu o ‘brandonista’, afirmando que os interesses momentâneos estão acima de tudo!!!

*** E aquele bufett da ‘Grande Ilha’ que encerrou as suas atividades com várias festas agendadas e já pagas!!! Pois é…, pense numa ‘bagaceira’, quinta-feira, 24, quando os organizadores de um evento chegaram lá, pela manhã, para tomar providências para a festa, que aconteceria à noite!!! Só depois tonaram conhecimento de uma nota postada nas redes sociais pela direção do buffet: “É por meio deste comunicado que viemos informar que, devido à atual situação em que nos encontramos, comunicamos (sic) o fechamento da empresa, a qual já entrou em processo falimentar. Todos os eventos fechados a partir de hoje, infelizmente, terão que ser cancelados. Lamentamos profundamente o transtorno e asseguramos que estamos trabalhando para que os danos sejam reparados de alguma forma a todos os afetados”, disse a direção da empresa, por meio de suas redes sociais!!!

*** Recentemente inaugurada pelo governo e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a Policlínica de Imperatriz, que oferece serviços especializados para os municípios da região Tocantina e tem sido muito elogiada pelos pacientes que lá são atendidos, infelizmente está com a sua imagem afetada por um agende de portaria que vive com atitudes desrespeitosas e agressivas, protagonizando assédios morais contra colegas de trabalho e pacientes!!! Pior que o ‘cabra’ é reincidente, e, como ninguém faz nada, ele continua a fazer colegas de trabalho chorarem com suas atitudes abusivas, agressões verbais e psicológicas!!! No dia 22 de março, ele começou a xingar e a gritar com uma de suas colegas, na presença dos pacientes que esperavam atendimento, chamando-a de “sem vergonha”, mentirosa…, dentre outros adjetivos impublicáveis!!! A vítima foi agredida de várias formas, além de ser empurrada!!! Não teve reação…, apenas começou a chorar e foi embora pra casa!!! Que tal uma ‘Maria da Penha’nele!!!

*** E os professores da Ufma, gente!!! Por que a Ufma não volta com o presencial???!!! Os professores se sentem ameaçados pelo coronavírus, mas todos estão nos restaurantes!!! Todas as universidades federais já voltaram e a Ufma não volta!!! Até Sarney já voltou a frequentar a Academia Brasileira de Letras (ABL), mas os professores da Ufma não querem aulas presenciais!!! Na eleição, galera corre o risco de compromissos corporativos, e isso é ruim para a democracia!!! Rapaz, o reitor não pode contrariar seus eleitores não republicanos!!!

*** Rapaz, tem prefeito da região dos Lençóis que precisa ficar de olho em certos auxiliares!!! Um adjunto de Turismo, por exemplo, não pede cartão de vacina para cadastrar agências de turismo!!! Mas, para conceder o alvará de funcionamento, a vigilância sanitária pede de todos os funcionários das pousadas, inclusive dos donos!!! Aí fica difícil…, mano traíra, cunhada traíra e adjunto ‘bolsomínio’…!!! E adivinha???!!! Ano passado, esse mesmo adjunto foi para uma feira turística em Fortaleza e acabou barrado porque não tinha cartão de vacina!!! ‘Te orienta’, ‘cabra’!!!

*** E aquele magistrado que, ao arrepio da lei, fez um penhora totalmente esquisita!!! Pois é…, por essas e por outras, o TJ tem sido rígido!!! E vai ficar muito mais depois que o desembargador Paulo Velten assumir o comando do Palácio Clóvis Bevilaqua…, pode anotar!!! Seguinte: a penhora ‘no rosto’ consiste em o credor pedir, na sua execução, para o magistrado deferir o pedido de penhora e comunicar ao colega B, da demanda, onde o devedor tem dinheiro disponível!!! O magistrado B deve aceitar a penhora e ordenar a transferência do dinheiro para conta judicial do magistrado A!!! O que aconteceu na ‘Grande Ilha’???!!! O magistrado A foi até a conta judicial do magistrado B e resgatou, por conta própria, a quantia milionária!!! E o fez por meio de ofício judicial remetido ao Banco do Brasil, no qual dizia fazer em conjunto com o magistrado B, que nada sabia a respeito!!! Como se não bastasse, havia liminar do Tribunal de Justiça impedindo que qualquer valor fosse sacado da conta judicial!!! ‘Rapá’!!! O CNJ está sendo comunicado!!!

*** E pra fechar…

*** Significado das Siglas dos Bairros de São Luís e outros nomes:
COHAB – Conjunto Habitacional Brasileiro
COHATRAC – Conjunto Habitacional dos Trabalhadores do Comércio
COHAMA – Conjunto Habitacional do Maranhão;
COHAFUMA- Conjunto Habitacional dos Funcionários da Universidade Federal do Maranhão
COHASERMA – Conjunto Habitacional dos Servidores Públicos do Maranhão;
COHAJAP – Conjunto Habitacional Jardim Primavera;
COHAJOLI – Conjunto Habitacional Jardim das Oliveiras;
COHAPAM – Conjunto Habitacional dos Profissionais Autônomos do Maranhão;
COHEB – Conjunto Habitacional da Eletrobras Boa Esperança;
IPASE – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores dos Estados;
IPEM – Instituto de Previdência do Estado do Maranhão;
RADIONAL – Rádio Internacional do Brasil,
Vila EMBRATEL – Empresa Brasileira de Telecomunicações;
Vila APACO – Associação dos Produtores Agrícolas da Cidade Operária;
SACAVÉM – Não é sigla. Foi uma homenagem a cidade de Sacavém em Portugal;
CALHAU- Não é Sigla. É uma referência a uma região costeira em Portugal e também um tipo de areia;
OBS – A maioria dos conjuntos habitacionais surgiu de Cooperativas.
NOMES DE ORIGEM INDÍGENA:
TURU – Nome da 1ª aldeia Tupinambá encontrada pelos Franceses:
(Toroueupe ou Torooup é o nome das Taturanas, Lagarta de Fogo);
JAGUAREMA – do Tupi Ianouarem: Felino fedorento, como os índios chamavam os Cachorros;
MAIOBA- do Tupi Mayüe’Óba: Folha de Pajé, planta medicinal comum na região;
MARACANÃ – Do Tupi Maraka’Nã: tipo de ave da família das Araras comum na região.

***

MISTÉRIO –

*** Quem foi o parlamentar sertanejo, de “alto escalão na bancada”, que contratou uma jornalista da região do Mearim, única e exclusivamente, para tentar denegrir a imagem de Brandão e Márcio Jerry na região tocantina???!!!

*** Qual foi o bufett da ‘Grande Ilha’ que encerrou as suas atividades com várias festas agendadas e já pagas???!!! Meu amigo, pense num ‘balacobaco,’ quinta-feira, 24, quando os organizadores de uma festa chegaram lá, pela manhã, para tomar providências para o evento, que aconteceria à noite!!! Só muito ‘bufete’!!!

*** Por que será que a Ufma não volta com o presencial???!!! Os professores se sentem ameaçados pelo coronavírus, mas todos estão nos restaurantes!!!

*** Por que um certo secretário de articulação política dos Lençóis Maranhenses, integrante de gestão apoiada por Flávio Dino, continua rezando ‘impunemente’ na ‘cartilha’ de Weverton???!!! Mistéééééééééério!!!

*** Qual mega causídico da região dos Cocais, com quase dez anos de ‘aliançamento’, permanece no mesmo ‘pacote de sal’ e no mesmo ‘bujão de gás’???!!! O sogro só dá risadas!!!

*** Por que será que uma certa secretaria de Turismo da região dos Lençóis não pede cartão de vacina para cadastrar agências de turismo, já que a Vigilância Sanitária solicita de todos os funcionários das pousadas, inclusive dos donos, para conceder o alvará de funcionamento???!!! Alô, alô, prefeito…, tem algum ‘Bolsamínio’ na área!!!

*** Quem foi o ‘assessor parlamentar’, que, surpreendido com a ‘visita’ de uma equipe da Equatorial para cortar a sua luz, no fim de semana passado, invocou a “lei do senador Weverton”, que proíbe cortes às sextas, sábados, domingos e feriados???!!! Pois é…, mas não adiantou…, a ‘galera do corte’ ‘largou’ o alicate nos fios!!! O jeito foi apelar para ‘ex-deputado-presidente’, que acionou um eletricista competente que achou um ‘gato’ antes mesmo do ‘tatu amarronzado’, que já estava se enfiando pelos buracos da casa atrás do ‘miau’, ‘miau’…!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E por que será que o chefe de gabinete e a secretária municipal de saúde, irmão e cunhada de prefeito apoiado por Flávio Dino, respectivamente, não estavam na inauguração do Restaurante Popular de uma cidade dos Lençóis Maranhenses???!!! Mistéééééééério!!!

*** Quem é o ortopedista aposentado, que, ainda em plena atividade, desempenhava também as funções de babá, dando papa e mingau na boca para um ex-deputado cineasta que ficou famoso domingo, aqui no Colunaço, com o anúncio de que está amadurecendo a ideia de lançar um novo filme: ‘Iceberg em chamas’???!!! E, se duvidar, lança, também, ‘Poeira em alto mar”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem é a ‘raposa’, outrora ‘sindicalista raiz, hoje presidente de poder, que não moveu uma ‘palha’ para prorrogar a homologação de concurso público pelo executivo???!!! ‘Rapá’!!!

*** Qual alcaide acabou de regressar de Sul e vai ter de enfrentar a insatisfação dos servidores públicos, usuários e trabalhadores do transporte público???!!! A fila só cresce!!!

*** Quem foi o apresentador de emissora AM que, na manhã desse sábado, em seu programa na Rádio Guará, ‘ressuscitou’ o cantor Carlos Alberto???!!! Menos mal, que, depois do intervalo, chamado a atenção por um operador da ‘velha guarda’, corrigiu a ‘pisada na bola’!!!

***