-->

 

O ‘modo avestruz’ de Braide no enfrentamento da greve, o ‘martelo batido’ por Brandão e o parlamentar ‘terrorista’ são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 24, que traz, também, uma homenagem ao jornalista, poeta e escritor Cunha Santos, que morreu essa semana vítima de ataque do coração, e Mistérios intrigantes, como este: “Qual fornecedor da área de saúde no município foi a principal ‘moeda de troca’ que definiu um apoio que mudou os rumos da sucessão de Edivaldo Holanda Júnior em São Luís???!!! Pense numa história ‘cabeluda’”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

*** E o que se poderia falar dessa ‘greve radical’, digamos assim, que afetou a cidade de São Luís inteira, causando muitos transtornos e deixando a população sem transporte coletivo???!!! Bom…, não se pode analisar esse movimento sindical paredista, que tanto tem prejudicado a capital maranhense, como uma questão meramente trabalhista; ela afeta, exclusivamente, a órbita da Justiça do Trabalho!!! A judicialização do caso pela prefeitura não a isenta das inúmeras medidas administrativas – e tratativas outras – que já deveriam ter sido tomadas dentro do seu âmbito de ação e competência constitucional!!! Tudo indica que falta uma assessoria habilitada ao prefeito Eduardo Braide para formar uma espécie de “gabinete de crise” no enfrentamento de questões dessa natureza, sem que tenha, necessariamente, de conferir essa atribuição ao Poder Judiciário!!! O problema é entre patrões e empregados, e a prefeitura nada tem a ver com isso???!!! Naturalmente que tem, pois a crise nesse setor tem o condão de paralisar os segmentos vitais da cidade, como o comércio, as escolas e o direito de ir e vir das pessoas!!!

*** A concessão de transportes, em São Luís, é uma espécie de patologia que há muito precisa ser enfrentada!!! E a gestão Braide, que se propunha a mudar isso, parece, até aqui, seguir na mesma toada de seus antecessores!!! A começar pelo regime de concessão ou permissão às empresas de transporte público conforme os parâmetros estabelecidos pela Constituição!!! Assim, ninguém desconhece que cabe ao município organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial!!! Portanto, a exigência de licitação é inafastável porque é ela uma forma de garantir não só a isonomia e a competitividade, mas, sobretudo, por se constituir em uma ferramenta vocacionada a assegurar, neste caso, o planejamento dos serviços de transportes!!! Mas em que pese essa obrigatoriedade legal, o município vem se omitindo na tomada de medidas no sentido de realizar licitações para a concessão desses serviços; seja pela comodidade da manutenção de termos de permissão ou autorização, seja pela ausência de expertise técnica para elaboração do processo licitatório, ou mesmo pela forte pressão e dependência que as empresas de ônibus criam com a classe política municipal!!!

*** De fato, a Lei 8.987/93, que regulamenta a questão, traz previsão no seu artigo 2º que exige licitação e ainda afirma, em seu artigo 43, que ficam extintas todas as concessões de serviços públicos outorgadas sem licitação na vigência da Constituição de 1988!!! Os instrumentos delegatórios outorgados sem prévia licitação não devem prosperar e são danosos aos interesses coletivos; mesmo porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que não há direito subjetivo da concessionária à prorrogação de concessão precária feita sem licitação!!! Da mesma forma, já existe decisão que declara a caducidade das concessões por descumprimento das regras tarifárias e pelo suposto tratamento das atuais concessões como se fossem as antigas permissões precárias!!! E, sob outro ângulo da questão, já ocorreram casos em que o Executivo municipal declarou o descumprimento contratual de uma empresa em razão da vasta falha na prestação dos serviços, com recorrentes acidentes, atrasos e demais problemas, comprovados em processo administrativo, onde foi assegurada a ampla defesa e o contraditório!!! O decreto foi respaldado ainda em centenas de reclamações da população local, bem como autos de infração lavrados pelas autoridades municipais da Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)!!!

*** A gestão pública municipal precisa, assim, movimentar-se e começar a administrar os problemas da Cidade; sobretudo, em setores tão vitais para a economia e os direitos fundamentais da pessoa como o transporte urbano!!! Há problemas crônicos a serem resolvidos???!!! De certo que sim!!! Mas a população espera de quem assume a governança um mínimo de conhecimento dos problemas que tem a enfrentar – e que os enfrente –, e deixe de bancar o avestruz tentando esconder a cabeça no buraco como se nada à sua volta lhe dissesse respeito!!!

*** Salvo uma ou outra dissidência de quem se coloca acima dos interesses de um projeto maior, iniciado no início do ano de 2015, quando o Maranhão passou a viver uma nova era, o Colunaço do Pêta foi seguramente informado de que o Palácio dos Leões, como um todo, está fechado para apoiar o vice-governador Carlos Brandão nas eleições de 2022, sem ter qualquer dúvida, hoje, de que ele será o escolhido do governador Flávio Dino para representar o seu grupo!!! Dino tem dito que decidirá de forma coletiva, numa reunião com os partidos da sua base de apoio prevista para o próximo mês de novembro!!! Mas o Palácio dos Leões está convicto de que a escolha do governador, com todo o seu peso de comandante da base, recairá em Brandão!!! Esse desfecho abre um cenário que já vinha sendo imaginado, desenhado e verbalizado pelos quatro cantos do Maranhão: de rompimento inevitável dentro do grupo governista, devido à decisão do senador Weverton Rocha, que não dá qualquer sinal, pelo menos até o momento, de que recuará na sua pretensão de disputar o governo estadual, independentemente da escolha de Flávio Dino!!!

*** Uma ligeira ‘investigação’ da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta detectou que Flávio Dino, Brandão, secretários, parlamentares, prefeitos e demais políticos e altos funcionários do governo que apoiam o projeto iniciado em 2015 ainda acreditam que Weverton possa “pensar melhor” e desistir “dessa loucura”, que vai transformar numa verdadeira “guerra com muitos cadáveres” uma eleição que pode ser de paz e tranquilidade!!! E, dentro desse raciocínio, avaliam que, em vez de correr um risco e enfrentar uma ´guerra’ – porque será uma ‘guerra’, e, de qualquer forma, uma eleição arriscada –, o senador pedetista poderia aceitar a sugestão do entendimento e indicar o vice de Carlos Brandão, o que lhe daria a possibilidade real de se tornar governador do estado nas eleições de 2026!!! Problema aí, conforme avaliação dos apoiadores de Weverton Rocha, é que o senador não confiaria nesse acordo!!! Para esses apoiadores, os proponentes do entendimento não cumpririam a palavra em 2026!!! Ou com Flávio Dino voltando para tentar ser governador novamente ou com Carlos Brandao ficando até o fim do mandato para o eventual vice indicado por Weverton não assumir!!! É aí exatamente que reside o problema, e que somente pode ser resolvido com uma ‘fórmula’ a ser encontrada pelos dois lados e que dê ao senador presidente do PDT maranhense a certeza 100% de que Brandão, eleito governador, desincompatibilizar-se-á para disputar o Senado e o vice indicado por Weverton assumirá o governo!!!E também que Dino não protagonize o retorno!!!

*** Enquanto isso, apoiadores de Brandão, no ápice da ansiedade, permanecem sem compreender a sutileza das mexidas de Flávio Dino no tabuleiro da sucessão, e aí, instigados inclusive por adversários que simulam estar alertando, ‘se danam’ a imaginar cenários diferentes do que realmente está ‘rolando’ na mente do comandante!!! O “fator Felipe Camarão” é um exemplo!!! Escolhido para cumprir uma missão, pelo bem maior do projeto de continuidade da reconstrução do estado, o secretário de educação de Dino vem executando-a com maestria!!! A missão envolve o conhecido ‘balaio de gatos’ que é o PT do Maranhão, um partido sempre complicado e difícil de lidar…, e, pelo andar da carruagem, Felipe vem conduzindo bem a tarefa, o que pode ajudar muito no processo como um todo!!! Problema é que a ansiedade e a insegurança faz com que o entorno do vice-governador não enxergue por esse prisma e acabe entrando num caminho perigoso, com possibilidades arriscadas de “enfiar os pés pelas mãos”!!! Como Dr. Pêta já disse aqui, várias vezes, esse é um jogo de muita inteligência, sutileza e sabedoria!!! Qualquer peça mal mexida pode jogar tudo a perder!!! Outro papel interessante que vem sendo cumprido, embora de forma mais individualizada, é do secretário Simplício Araújo!!! Titular da Seinc e muito atuante, Simplício ‘joga o jogo’ da sucessão com apoio de boa parte da classe empresarial, e acredita que esse fator se constitui num diferencial importante!!!

*** Enquanto o caldeirão ferve nos bastidores, principalmente entre os nomes Brandão e Weverton, o calmo e ‘manso’ Edivaldo Holanda Júnior segue intensificando suas visitas pelo interior do estado, conversando com lideranças políticas ‘de todo tipo e jeito’!!! Salvo melhor avaliação, Edivaldo torceria por uma ‘guerra’ no grupo governista, o que fatalmente levaria a um cansaço dos nomes Brandão e Weverton, a ponto de ele surgir muito ‘bem na foto’, com uma leveza que agradaria o eleitor!!! Esse fator poderia ser muito interessante para o ex-prefeito de São Luís, visto hoje como um pré-candidato com potencial para deslanchar!!! Roseana Sarney, por sua vez, a cada dia consolida mais o pensamento de lutar por uma cadeira na Câmara Federal!!! Mas acompanha atentamente tudo o que ‘rola’ nos bastidores da sucessão de Flávio Dino!!! Ela tá na área: derrubou é pênalti!!! Não se sabe é se converte!!!

*** Um parlamentar, um gestor ou integrante de qualquer segmento que tenha responsabilidade pública não pode permitir que o papel que executa na sociedade esteja abaixo dos seus interesses!!! A preocupação com a paz e a tranquilidade das pessoas deve estar acima de qualquer outro interesse!!! Não foi o que se viu essa semana, quando um parlamentar aliado do governo, diante de divergências políticas que envolvem o grupo, “pesou a mão” e a voz nas críticas ferozes ao sistema de segurança pública do Estado!!! Sem conseguir enxergar o esforço que a polícia estava fazendo para proteger a sociedade em meio a uma onda de crimes que assolaram a ilha de São Luís desde a morte de um integrante do Bonde dos 40, no bairro da Liberdade, o parlamentar tentou criar um ‘clima de terror’ na cidade e colocar a sociedade contra o sistema!!! Em algum momento ele imaginou que essa postura passaria uma sensação de insegurança bem maior do que a cidade vivia???!!! Difícil acreditar que imaginou, porque o que o movia não era a luta pela paz da população, mas, sim, o oportunismo político, no afã de ‘prestar serviço’!!! Cumpriram o seu papel os veículos de comunicação que passaram os fatos à população no tom correto, sem maiores alardes e com os devidos cuidados para alertar as pessoas sobre a situação!!! Quem agiu fora disso, como os useiros e vezeiros aloprados das redes sociais, causou um desserviço ao povo de São Luís!!!

*** Atenção, atenção, PF, TJMA, MPE…, um grupo de pessoas do litoral norte aqui da ‘terrinha’ procurou o Dr. Pêta para denunciar que tem um cartório na região que está vendendo ‘Certidão de Inteiro Teor’ para quem deseja se aposentar!!! E cobrando ‘apenas’ um salário mínimo!!! Meu amigo, os ‘caras’ estão fazendo ‘dublê’ de escrituras de imóveis em geral!!! Se duvidar, os ‘meninos’ oferecem ao ‘Rei Sebastião’ uma ‘Certidão de Inteiro Teor’ e uma escritura da sua ‘Ilha Encantada’!!! Pode crer!!!

*** Rapaz, tem jeito não!!! Esse ‘milionário do brega’ ganhou foi uma ‘mega-sina’!!! ‘Tu é doido’…!!! Não bastassem as inúmeras ‘situações’ adversas que já passou desde que ganhou pela terceira vez na loteria, acumulando um prêmio de mais de 1 milhão de reais, agora o cantor Edésio Nascimento sofreu um acidente em Pinheiro, na tarde de quinta-feira passada!!! Ele estava com o filho em uma moto, que comprou com o dinheiro do último prêmio, quando perdeu o controle e caiu!!! Pai e filho sofreram ferimentos!!! O garoto foi logo liberado, mas o ‘milionário’ ficou internado!!! Cruz credo!!!

*** “VAMOS ACABAR COM ESSA PALHAÇADA. CHEGA DE SER OTÁRIO”… é a ‘legenda’ de um vídeo que circula nas redes sociais exibindo ‘entrevistas’ com pessoas que receberam auxílio-reclusão!!! A primeira entrevista é de um jovem que recebeu 16 mil reais de auxílio-reclusão em razão da prisão do pai dele, por tráfico de entorpecentes!!! O segundo entrevistado foi um presidiário que estava saindo da cadeia, cuja família recebeu 19 mil reais!!! O terceiro, um presidiário pai de sete filhos, disse que o auxílio-reclusão foi de 26 mil reais e que 10 mil foram dados para um advogado!!! Bom, não custa nada explicar!!! O auxílio-reclusão é um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pago aos dependentes do trabalhador que se encontra preso!!! Mas, para ter direito ao auxílio, é necessário se encaixar em alguns requisitos!!! Trata-se de um benefício voltado apenas aos dependentes (filhos, pais, irmãos e cônjuges) dos segurados do INSS que estão presos em regime fechado, segundo a lei n° 8.213, de 24 de junho de 1991!!! Caso a pessoa cumpra pena em regime aberto ou semiaberto, a família não tem direito ao auxílio-reclusão!!!
O valor pago é o mesmo que de um salário mínimo – R$ 1.045 atualmente!!! Enfim…, a família não pode ser castigada pelo crime cometido pelo seu mantenedor!!!

*** E pra fechar…

Resenha 2

A essência da democracia é o povo e, por conseguinte a sua sabedoria. Há um ditado popular que adverte: “O tempo é o melhor professor; mesmo que não se faça boas perguntas, ele dará as melhores respostas”.
Na trama da sucessão estadual, a expertise do governador Flávio Dino em compor o cenário de alianças mais favorável, se traduziu em boa indagação às bases do governo no atual cenário político-partidário. Mas, o que o tempo – impassível aliado – nos ensina a refletir, especialmente neste decisivo momento da vida pública, é que a melhor resposta, certeira e tempestiva, somente virá por meio de um nome único, forte e leal para sucedê-lo, afastando, preventivamente a hipótese do embrólio de candidaturas inconsistentes, adversas às reformas estruturantes do atual governo.
O tempo, portanto, é hoje! O nome, o candidato que inspira lealdade, confiança, seriedade, experiência e estabilidade política é: Carlos Brandão! Homem que vem do interior do Estado; que possui boa formação intelectual, pessoal e familiar; temente a Deus e sensível às questões sociais; de sólida experiência pública e empresarial.
Assim, é imprescindível que façamos valer o que foi construído até aqui em nome da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular. (Stenio Rezende – Ex-deputado, médico e agropecuarista)

**********
Homenagem do Dr. Pêta ao jornalista Cunha Santos, que faleceu na última quarta-feira, 20, em São Luís

Elegia do candidato a prefeito

(Cunha Santos Filho)

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Não faço promessas
Não tenho discurso
Não recebo apoio
E não sei fraudar

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Meu partido é único
Meu voto é uníssono
Não serei fidalgo da corrupção
Da compra de ideias e de opiniões
Venda de programas e de posições

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Não uso cartazes
Não prego retratos
Não tenho outdoors
Não dou entrevistas
Não compro eleições

Sou candidato de mim
Eu vou votar em mim mesmo
Meu carro de som diz poemas de amor
Não ofereço churrascos, não garanto empregos
Não forneço passagens, nem embrião ninguém
Não me uno ao crime, não vai crianças
Nem ando vestido de ternos azuis

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Não ofereço camisas, santinhos e bottons
Não contrato cabo, nem sargento eleitoral
Não vou tirar títulos, nem transfiro fantasmas
Não financiou campanha de nenhum vereador
De nenhum “navegador”, de nenhum abacaxi

Sou candidato de mim
Eu vou votar em mim mesmo
Não pago moças bonitas
Não me escrevo nas paredes
Não aporrinho jornalistas
E só eu mesmo compareço à minha própria convenção

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Não estou com o governo nem creio na oposição
Não compro digitadora
Não dou gorjeta a mesários
Não alimento fiscais

Sou candidato de mim
Eu vou votar pra mim mesmo
Não faço coligações
Não vou inventar slogans
Não vou corromper juízes
Não pretendo emprenhar urnas
Eu nunca vou me eleger

**********

A bomba-relógio da crise hídrica

Se continuarmos conduzindo a crise hídrica de forma irresponsável, iremos construir uma monstruosa bomba-relógio, cuja implosão será uma questão de tempo. Nossa prática predadora no meio ambiente pode levar a natureza ao estágio da exaustão. Sobre a grave crise hídrica, que já afeta alguns estados brasileiros, devem ser feitas as seguintes perguntas: Por que chegamos a esse ponto? A quem interessa a crise da água? É uma fatalidade climática ou ela foi construída?

Mesmo com a ameaça de interrupção de abastecimento de água e de apagões – sem que o Governo Federal tenha apresentado qualquer solução consistente para o problema – um projeto de lei que tramita na Câmara Federal altera o Código Florestal para reduzir Áreas de Preservação Permanente, permitindo o desmatamento da vegetação nativa à beira de cursos d’água, fundamental para a manutenção de nossos mananciais, num momento em que o país enfrenta sua maior crise hídrica em 90 anos.

A tentativa de aprovar o projeto faz parte de um ataque amplo e sistemático dos ruralistas numa guerrilha contra o Código Florestal, para que eles possam suprimir arbitrariamente a vegetação de áreas de preservação permanente, represando os cursos d’água de suas propriedades rurais, conforme a demanda de comercialização de seus produtos agrícolas, desconsiderando a escassez de recursos hídricos, cuja consequência é a ampliação dos conflitos pelo uso da água, já em franca expansão no Brasil. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Qual fornecedor da área de saúde no município foi a principal ‘moeda de troca’ que definiu um apoio que mudou os rumos da sucessão de Edivaldo Holanda Júnior em São Luís???!!! Pense numa história ‘cabeluda’!!!

*** Qual é o advogado, top de linha, que usa três sabonetes líquidos marroquinos, com cremes corporais, esfoliantes vulcânicos – um para as partes íntimas, outro para o rosto, um para o espinhaço e outro para as pernas – e depois ainda ‘dá’ uma ‘churumingada’ com leite de aveia de cabra???!!! ‘Rapá’…, aí é metrossexual ‘indo e voltando’!!!

*** Qual foi o parlamentar, desatento ao sossego da sociedade, que, durante a semana inteira, mesmo diante de todo o esforço que a polícia estava fazendo para proteger a população, tentou criar um clima de terror colocando a opinião pública contra todo o sistema de segurança???!!!

*** Qual é o cartório do litoral norte que está cobrando um salário mínimo por uma Certidão de Inteiro Teor para fins de aposentadoria???!!! ‘Rapá’!!!

*** Qual é o secretário idealizador de uma campanha em prol de investimento e empregos, via aprovação do plano diretor, que agora, diante dessa iniciativa, vive sendo cumprimentado em supermercados, empórios e restaurantes da ‘Grande Ilha’, além de receber doações para continuar com a campanha pela aprovação do desse PD, que começou com recursos dele e de sua equipe de trabalho???!!! Simples assim!!!

*** Quem foi o economista, auditor e causídico que acabou defenestrado da terra dos Guajajaras, pelo prefeito do município, que, com toda a sua ‘educação franciscana’, já ‘uma arara’ e ‘na corda’ com o ‘dito-cujo’, deu-lhe uma baita de uma ‘disculhambação’ e botou pra fora do gabinete e da cidade???!!! Cuidado pra não levar ‘sal’ também naquele município do litoral norte…!!!

*** Quem é o blogueiro que anda se considerando “o mais novo solteirão” da ‘Grande Ilha’, mas está com medo de ir para o Veleiros, porque o hotel, situado de frente ‘pro’ mar e inspirado em Iemanjá, ‘devolve’ pra casa todos os ‘desaliançados’ que se hospedam lá depois das crises???!!!

*** Quem é o blogueiro que anda anunciando uma iniciativa de empresária como se fosse um ‘projeto’, não se dando conta de que a ‘dita-cuja’ é apenas suplente de parlamentar???!!!

*** Qual policial militar foi reconhecido como integrante de um grupo de meliantes que praticou um assalto, nesse sábado, 23, no centro histórico de São Luís???!!!

***