-->

Um marco inédito se abre com a construção da ponte sobre o rio Preguiças na cidade de Barreirinhas. Trata-se de uma grande obra do Governo do Maranhão, que segue com projetos de construção de pontes que promovem a interligação e a unidade de todo o estado. Uma obra de 240 metros de extensão, toda no concreto armado, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA).

A estrutura vai possibilitar a ligação entre as zonas rural e urbana do município, e será um grande alívio para toda a população que, por enquanto, ainda vive no isolamento. O transporte dos moradores para o outro lado do rio Preguiças sempre foi realizado apenas por balsa, com espera às vezes de mais de 1 hora nos dias mais movimentados, com situações perigosas em dias chuvosos.

A obra, além de facilitar a mobilidade de turistas na região, permitirá que moradores tenham mais acesso a saúde, educação e segurança, com melhorias, também, na travessia agrícola e artesanal para a sede da cidade, facilitando, assim, o escoamento empregado aos povoados se desenvolverem economicamente.

Sonho antigo – A construção da ponte é uma conquista para as quase 15 mil pessoas que moram nos povoados e para os turistas que, anualmente, lotam a região. “Uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão com toda a população dos vilarejos, como Atins, Laranjeiras, Mucambo, Caburé, Ponta do Mar, Tapuio, Casante, Cedro, Santo Antônio e outros”, disseram vários beneficiados com a obra.

Raimundo Nonato Silva, morador há mais de 40 anos do povoado São José, afirmou que essa obra é um sonho antigo de toda a população, e que agora a satisfação faz parte do cotidiano dos moradores. Ele conta que já pode até mensurar as melhorias que os serviços vão trazer. “A gente já lutava para que isso viesse acontecer. Vai trazer muitos benefícios ao povoado. Agora vamos ter horários exatos para sair e chegar, além de a gente saber que os nossos produtos vão ser atravessados com segurança. Tudo o que sempre sonhamos: ter um transporte moderno e que nos garanta segurança”, reconheceu.

Detalhes – A estrutura é dividida em nove eixos de sustentação. Destes, quatro já estão prontos. Atualmente, as equipes de engenharia estão atuando na execução de dois eixos de fundação da ponte.

Para garantir estabilidade, as cravações em concreto estão sendo feitas em uma profundidade de cerca de 20m dentro do solo. O tabuleiro da ponte, por onde os veículos vão passar, é feito de concreto armado, com uma largura de mais de 10 metros, e vai contar com pistas para pedestres, além de ciclovias.

A obra é fruto de um investimento de mais de 24 milhões de reais e está com um avanço de 34%, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento urbano.