-->

Os embarques de minério de ferro da Vale do porto de Ponta da Madeira, em São Luís, foram 21% menores  do que o esperado em julho, de acordo com a Marine Traffic .

Ponta da Madeira é um dos terminais de carregamento de minério de  ferro e manganês mais importantes do mundo e é para onde a Vale  embarca seu minério de alto teor de Carajás.

O terminal tem uma capacidade nominal de carregamento de cerca de  230 milhões de toneladas por ano e também é um dos únicos portos  do país adequados para os ultra-large Valemax .

A Vale anunciou no mês passado o reinício das atividades de  carregamento do carregador de navios 6 (CN6) em Ponta da Madeira  após 5 meses de manutenção devido a um incêndio.

De acordo com os dados do Marine Traffic, no entanto, a empresa  despachou apenas 14.974 milhões de toneladas, dos 18,9 milhões  programados no mês passado.

A empresa acumula um atraso de 14 milhões de toneladas em relação  à meta traçada para 2021 de 206 milhões de toneladas. As remessas  acumuladas no final de julho foram as mais baixas em 4 anos.

A Vale sinalizou possíveis contratempos de produção no mês passado  em meio a problemas temporários em várias minas de minério de  ferro, mas executivos disseram que a mineradora brasileira ainda  estava em vias de aumentar a produção no segundo semestre do ano.

A maior produtora de minério de ferro do mundo revisou para baixo  sua projeção para a capacidade de produção de fim de ano para 343  milhões de toneladas por ano de 350 milhões de toneladas  anteriormente, mas disse que está a caminho de atingir sua projeção anualizada para 2021 entre 315 e 335 milhões de toneladas. (Com MINING – DOT – COM).