-->

Em agenda em Madri, na Espanha, durante palestra para empresários de diversos segmentos, nesta sexta-feira (6), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, reafirmou o compromisso do Porto do Itaqui no lançamento do plano de descarbonização, considerado o pioneiro no Brasil entre os portos a aderir a esse plano. A elaboração do plano é resultado de uma parceria, inédita no Brasil, com a Fundação Porto de Valência (Fundación Valenciaport), da Espanha. O principal objetivo do plano é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o complexo portuário.

Na Casa de America, fundação que tem a missão de estreitar os laços entre os povos ibéricos e os da América Latina, Carlos Brandão, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, concedeu a palestra “Oportunidades e investimento em infraestruturas, energia e infraestruturas portuárias: estados do Rio Grande do Norte e Maranhão” e apresentou ao público presente as potencialidade e as caraterísticas logísticas e estratégicas do Maranhão. “Conversamos sobre portos, aeroportos, turismo, tudo em busca de novos investimentos para nosso estado. E aproveitei para apresentar o Porto do Itaqui, com suas características únicas e estratégicas para o Brasil e para o mundo”, pontuou o governador.

Presente na palestra, o diretor de Projetos e consultor em Estratégia e Inovação Portuária da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes Constante, destacou a importante parceria entre o Porto do Itaqui e a Fundação no processo de pioneirismo do Brasil no que concerne à descarbonização do porto maranhense. “O Maranhão tem se apresentado com muitas oportunidades para os investidores, e estamos preparados para auxiliar nesse processo de transição energética, muito importante para toda a sociedade”, afirmou o diretor.

Como parte do cronograma do contrato firmado, o trabalho conjunto começará com um mapeamento inicial das emissões de gases de efeito estufa, abrangendo caminhões e veículos que circulam na poligonal do porto, navios e todos os equipamentos portuários.
A partir desse estudo, será elaborado todo o plano de descarbonização, que vai orientar ações e investimentos com um direcionamento mais preciso, objetivo e estratégico.

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, acredita que a relação institucional com a Fundação Porto de Valência será frutífera para Maranhão. “O plano de descarbonização que estamos implementando é um marco histórico para o Porto do Itaqui, tornando-o o primeiro porto do Brasil a investir nessa iniciativa. A parceria com a Fundação Valenciaport é fundamental para avançarmos na gestão ambiental em nosso porto, já reconhecida pela ISO 14001. Estamos, agora, iniciando os estudos para mapear nossas emissões, definir metas de descarbonização e identificar ações prioritárias. Nosso compromisso com a descarbonização, que envolverá todos os operadores do Porto, é parte essencial de nossa estratégia de desenvolvimento, sempre pensando na redução de qualquer impacto ambiental. Estamos determinados a liderar pelo exemplo e contribuir para um futuro mais sustentável”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *