-->

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realiza até sabado (13) uma formação para educadores do Atendimento Socioeducativo do Estado do Piauí sobre Rotinas e Procedimentos de Segurança Socioeducativa. Esta atividade, que começou na terça-feira (9), está sendo realizada pelos coordenadores gerais de Segurança Socioeducativa da Funac, Alexandro Farias (Grande Ilha) e Stellius Pontes (Regionalizadas).


A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressalta a importância da formação para o aprimoramento do atendimento socioeducativo. “O curso ministrado pelos profissionais da Funac tem o propósito de contribuir com a formação de operadores para que respeitem os direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade à luz da legislação vigente. Nesta etapa, os educadores estão sendo qualificados sobre Rotinas e Procedimentos de Segurança Socioeducativa para aprimorar e reforçar os procedimentos, principalmente de prevenção de situações de crise, como fugas, motins e rebeliões”, destacou Sorimar Sabóia.

O objetivo é capacitar os agentes de segurança socioeducativa, buscando o desenvolvimento de capacidades técnicas que proporcionem uma atuação preventiva e defensiva, com o uso moderado da força.

De acordo com o coordenador geral de Segurança Socioeducativa da Grande Ilha, Alexsandro Farias, o treinamento consiste em trabalhar conceitos e princípios fundamentais para o contexto da socioeducação. “Estamos tendo um resultado positivo, a partir do conhecimento de técnicas da área da segurança preventiva, com disciplina e atuação profissional dentro das normativas e também a partir da motivação dos servidores”, explicou.

Cerca de 70 educadores sociais do Atendimento Socioeducativo do Piauí participam desta formação. O treinamento tem carga horária de 40h e aborda teoria e prática de conteúdos sobre procedimentos de defesa, dentre outros, para garantir um ambiente seguro.

Para o coordenador geral de Segurança Regional, Stellius Pontes, a capacitação vai contribuir com o bom desenvolvimento do trabalho nas unidades socioeducativas. “É gratificante compartilhar nosso conhecimento e contribuir com a formação dos servidores do Piauí, que terão uma atuação mais estratégica nos momentos de instabilidade, respaldado na legislação do atendimento socioeducativo”, pontuou.

Além da capacitação, os coordenadores de segurança da Funac visitaram as dependências do Atendimento Socioeducativo do Piauí e conheceram o trabalho realizado naquele Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *