-->

Pacientes e equipes do Hospital Dr. Raimundo Lima e do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) receberam, nesta quarta-feira (27), a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O gestor deu continuidade à agenda de visitas às unidades da rede estadual de saúde.


No Hospital Dr. Raimundo Lima, em São Luís, instalado em área anexa ao Hospital Nina Rodrigues, além de visitar as instalações, o gestor acompanhou os fluxos de atendimento e assegurou mais celeridade na realização dos procedimentos de angioplastia e cateterismo, direcionando-os para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade referência para demandas de alta complexidade da rede.

“A maioria dos pacientes internados no Hospital Dr. Raimundo Lima são casos em decorrência da diabetes e que necessitam de cirurgias cardíacas. Nós conversamos com alguns pacientes, acompanhamos aqueles que já estão preparados e regulados para chegar no Hospital Dr. Carlos Macieira, que é a referência da rede estadual para cirurgias cardíacas”, disse o gestor estadual.

Na rede estadual de saúde, o Hospital Dr. Raimundo está voltado para atendimento de pacientes portadores de doenças cardiovasculares e clínico. A unidade desempenha importante papel na retaguarda para o preparo dos pacientes para cirurgia cardiológica no Hospital Dr. Carlos Macieira.

Inaugurado no ano de 2020 pelo Governo do Maranhão, o Hospital Dr. Raimundo Lima acolhe pacientes oriundos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com quadro vascular, cardiológico, ou com descompensação do diabetes. Ao todo, a unidade dispõe de 55 leitos, sendo 20 leitos vasculares, 15 de cardiologia, 14 de clínicos e outros 6 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que é destinada à monitorização contínua dos pacientes potencialmente graves ou com descompensação.

“Uma vez recebido, o paciente é avaliado pelo médico de plantão, geralmente é um clínico, depois um profissional específico, que é o especialista vascular, e ele solicita as indicações de exame para poder preparar esse paciente para o procedimento correto. Fazemos todo o preparo com exames detalhados para em seguida encaminhar ao procedimento indicado de acordo com a recomendação médica”, detalhou o gerente de enfermagem e responsável técnico pelo Hospital Dr. Raimundo Lima, Fabrício Silva Miranda.

Maria Joana Sales Neves, de 60 anos, está internada na unidade. A idosa sofreu uma queda e por conta disso está com uma lesão no pé. Inicialmente, ela esteve internada na Santa Casa de Misericórdia de São Luís e de lá foi encaminhada para o Hospital Raimundo Lima, para realizar o procedimento de angioplastia coronária. “Estão apenas aguardando a estabilização para submetê-la ou não ao procedimento e depois fazer um risco cirúrgico. Com certeza a visita do secretário é boa, porque a saúde da população merece muita atenção”, disse a filha da dona Maria, Beatriz Sales.

Hospital Dr. Carlos Macieira

Na agenda, o secretário Tiago Fernandes visitou o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), acompanhado da secretária adjunta de assistência à rede da SES, Kátia Trovão. “Os pacientes internados no Hospital Dr. Raimundo Lima são em sua maioria portadores de diabetes e que, quando precisam de intervenção cirúrgica, vêm para o HCM e nós acompanhamos todo esse fluxo. Esse também é um compromisso do Programa a Cuidar de Todos, na linha de cuidado com hipertenso e diabético, que visa melhorar os indicadores, fortalecendo a saúde nos territórios garantindo cuidado em saúde aos maranhenses”, pontuou.

O gestor estadual visitou Antônio Deusamar Pereira Barros, de 68 anos, natural de São Raimundo das Mangabeiras, que na ocasião está acompanhado da esposa, Eliene Félix Passarinho, 64 anos. Ele teve um mal-estar quando estava trabalhando na sua fazenda e após ser atendido pelo serviço de saúde local, foi encaminhado para o Hospital Regional de Balsas onde se constatou a necessidade de fazer uma cirurgia cardíaca.

Com o diagnóstico, Antônio Deusamar foi encaminhado para o Hospital Dr. Raimundo Lima e após ser liberado para o procedimento, deu entrada no HCM onde aguarda a realização de intervenção cirúrgica. “Eu não conhecia a medicina de São Luís à altura que ela é. O atendimento está de primeira qualidade, as pessoas do hospital são muito educadas e tratam a gente com carisma, o que só engrandece o paciente”, comentou.

Acompanhando a visita do secretário, o diretor clínico do HCM, Luís Fernando Amorim, destacou que o fluxo segue em pleno funcionamento. “Ampliamos os leitos de cardiologia para trazer os pacientes preparados de outras unidades, como é o caso do Hospital Dr. Raimundo Lima. Hoje, contamos com 12 leitos de UTI específicos para pacientes cardiológicos com indicação cirúrgica e outros 12 leitos de UTI para síndromes coronarianas. Temos um fluxo bem definido de onde cada paciente será alocado, aumentando a rotatividade, diminuindo o tempo de internação e ampliando o quantitativo de pacientes atendidos”, detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *