-->

O prefeito do município de Centro Novo do Maranhão, Joelson Almeida dos Santos, o ‘Júnior Garimpeiro’, teve as contas referentes ao exercício financeiro de 2022 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Prefeito Júnior Garimpeiro

Foram identificados pela Corte de Contas indícios de desvios de recursos públicos na ordem de aproximadamente R$ 14 milhões, além de diversas irregularidades como ausência de informações no sistema e o excesso de mais de R$ 8 milhões com gastos de despesas com pessoal, ultrapassando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Centro Novo, de acordo com o TCE-MA, as despesas empenhadas superaram as arrecadadas em 2022.

Notificado da decisão, o prefeito Júnior Garimpeiro ainda não apresentou defesa.

Histórico do gestor – O prefeito Joelson Almeida dos Santos foi preso em outubro de 2021 pela Polícia Federal durante Operação Curimã que desarticulou uma organização criminosa que estaria desmatando extensas áreas e transformando em garimpos ilegais de ouro na região de Centro Novo do Maranhão.

Júnior Garimpeiro já estava na ocasião com a prisão preventiva decretada e encontrava-se foragido e seria um dos responsáveis por mais de 60 mil hectares desmatados no município.

Em dezembro do mesmo ano, a Justiça maranhense atendeu um pedido da defesa do ´prefeito e deferiu o pedido de habeas corpus em favor de Garimpeiro que segue em liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *