-->

O ex-governador do Maranhão Flávio Dino, que está prestes a tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deixa um legado enaltecido pelo atual governador Carlos Brandão, especialmente na área da educação. A gestão, da qual Brandão foi vice-governador e agora dá continuidade, transformou o cenário educacional do estado.

Durante seu governo, foram implementados programas inovadores, como o “Escola Digna”, juntamente com a criação dos Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia (Iemas) e da Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul), que se tornaram verdadeiras fábricas de futuro para a juventude maranhense. Diante da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, o Maranhão foi o único estado do Brasil a abrir uma universidade.

O próprio Carlos Brandão já destacou seu compromisso com a educação. “Algo que me dá imensa alegria é ajudar os filhos dos trabalhadores a terem boas oportunidades de estudo. Flávio Dino fez muito, mas ainda precisamos e podemos fazer muito mais, porque a gente sabe que o papel do governante é, no fundo, trabalhar para fazer com que o amanhã seja sempre melhor que hoje”, afirmou.

A continuidade do legado de Flávio Dino fica clara em ações como as do programa “Escola Digna”. Por meio dele, inúmeras unidades foram inauguradas em todo o Maranhão, acabando com a triste realidade das escolas de taipa. Com o apoio do governo federal, Brandão segue na mesma linha e deve finalizar obras em todo o estado.

Outro marco do governo Flávio Dino foi a ampliação da rede de escolas de tempo integral com os Iemas, iniciativa que segue fortemente com Brandão. O atual governador tem ainda somado esforços para ampliar a rede de Centros Educa Mais, anunciando recentemente que vai mais que dobrar o número de escolas de tempo integral no estado.

Sob a liderança de Dino, o Maranhão avançou consideravelmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saltando do 22º lugar para o 13º no ranking nacional. Em sua gestão, ainda, o Maranhão se tornou um dos estados com a melhor remuneração para professores, e Brandão segue concedendo o reajuste anual de acordo com o estipulado pelo governo federal.

Ao deixar o governo federal para assumir sua posição no STF, Flávio Dino deixa grandes marcos na educação maranhense, sem negar que ainda há muito a ser feito. E não há dúvidas de que a atual gestão tem total interesse de dar continuidade à missão de tornar a educação maranhense um celeiro de oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *