-->

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mendacius, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na oferta ilegal de cursos de nível superior e na emissão de diplomas falsos. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Buriticupu, Santa Inês, Imperatriz e também em Teresina (PI) e emPorto Nacional (TO).

A investigação revelou um esquema ilegal concentrado no Maranhão e regiões, onde faculdades não credenciadas pelo MEC ofereciam cursos de graduação e emitiam diplomas falsos. Os diretores das instituições clandestinas alegavam parcerias com faculdades credenciadas, induzindo os alunos a acreditar em uma formação regular.

O grupo criminoso enfrenta acusações que vão desde estelionato até lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 45 anos de reclusão. Para interromper as atividades ilícitas, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão, além do arresto de bens para assegurar o ressarcimento das vítimas e evitar futuras práticas delituosas.

A operação, conduzida pela Delegacia de Combate a Crimes Fazendários (DELEFAZ), contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Durante o cumprimento dos mandados, um dos alvos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *