-->

A Polícia Federal (PF) no Maranhão deflagrou nesta terça-feira, 26, a operação Kreepym-Katejê, visando reprimir a extração e comercialização ilegal de madeiras de terras indígenas na Amazônia Legal do Maranhão.

Durante o inquérito policial, utilizando geotecnologia e imagens de alta resolução, foi identificado um aumento no desmatamento na Terra Indígena Geralda Toco Preto, localizada em Itaipava do Grajaú e Arame, com atividades não indígenas e extração de árvores nativas para beneficiamento em serrarias e movelarias regionais.

A investigação revelou uma associação entre fazendeiros, madeireiros e indígenas para extrair ilegalmente madeira para exploração comercial clandestina.

A extração contava com o consentimento de uma liderança indígena mediante pagamento ilícito, e um ex-vereador de Itaipava do Grajaú era o principal receptador, possuindo serrarias e movelarias na região.

Três mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, incluindo dois alvos já condenados em Ação Civil Pública por danos ambientais na Reserva Indígena Geralda Toco Preto.

No entanto, a investigação constatou que não houve cumprimento da determinação judicial e as condutas ilícitas persistiram.

Durante as medidas, foram apreendidos aparelhos telefônicos, que serão periciados para análise de conteúdo, além de motosserras, armas de fogo e munições.

Os investigados podem ser responsabilizados criminalmente por desmatamento e exploração econômica de floresta nativa em terra pública sem autorização, recebimento comercial de madeira sem licença adequada e aquisição de produtos de crime, com penas que somam mais de 12 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *