-->

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) apresentou um aumento de 0,36% em março, em comparação com o avanço de 0,78% registrado em fevereiro, conforme dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa realizada pela Reuters com economistas estimava uma elevação de 0,32% para o período.

O grupo de Alimentação e Bebidas teve uma alta expressiva de 0,91%, contribuindo com 0,19 ponto percentual para o índice geral, segundo o instituto.

O IPCA-E, que considera o acumulado trimestral do IPCA-15, ficou em 1,46%, abaixo da taxa de 2,01% registrada no mesmo período do ano anterior.

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,14%, abaixo dos 4,49% observados nos 12 meses anteriores. Em março de 2023, o IPCA-15 registrou 0,69%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco apresentaram alta em março, com destaque para Alimentação e Bebidas, Transportes e Saúde e Cuidados Pessoais.

Quanto aos índices regionais, todas as áreas registraram aumento em março, de acordo com o IBGE. A maior variação foi observada em Belém, impulsionada pelo aumento do preço do açaí e da gasolina, enquanto Goiânia apresentou o menor resultado, com queda nos preços do automóvel usado e das carnes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *