-->

Em um marco para o desenvolvimento rural do Maranhão, o Governo do Estado, através do Instituto de Colonização e Terras (Iterma) firmou nesta sexta-feira (23) três importantes Acordos de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER).

O evento, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, visa fortalecer programas que vão impulsionar ainda mais a agricultura familiar maranhense: Mais Pecuária Brasil, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar (ERA) e Mais Previdência Brasil.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, expressou sua alegria em celebrar mais essa parceira: “O Maranhão precisa de mais parceiras dessa natureza e esse é um momento para comemorarmos melhorias e avanços em projetos para o fortalecimento do pequeno produtor rural do estado”.

O presidente do Iterma, Anderson Ferreira, destacou a importância desses acordos: “Vamos desenvolver junto com a CONAFER mais melhorias genéticas para o rebanho, promover o desenvolvimento rural e agrícola dos nossos assentados, além de vários outros benefícios que essas ações levarão às famílias rurais. Mais um grande passo para o Maranhão, priorizando a agricultura familiar nos assentamentos do estado.”

A diretora do Programa Mais Pecuária e Mais Genética no Sertão, Amanda Soares, expressou confiança nos resultados esperados: “Estamos no terceiro ano do projeto, alcançando resultados excelentes. Agora, poderemos contribuir para a produção dos pequenos produtores dos assentamentos atendidos pelo Iterma”, afirmou a coordenadora.

O Programa foi criado para revolucionar a produção agropecuária familiar brasileira, e, a partir agora, será executado em áreas dos projetos de assentamentos do Iterma com vocação para a pecuária, como forma de aprimoramento das atividades que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte do Estado.

Rafaela Cruz, coordenadora do Programa Mais Previdência, destacou a simplificação do acesso aos benefícios previdenciários: “Assinamos um acordo com o Iterma e CONAFER para garantir benefícios rurais previdenciários no estado. Os beneficiários poderão buscar esses benefícios diretamente no Iterma.”

Entre as ações do Mais Previdência estão a divulgação e auxílio na capacitação para a utilização do INSS digital, incluindo também atividades para desenvolver a educação previdenciária aos beneficiários dos projetos de assentamento assistidos pelo Iterma.

Kriscia Jenifer, coordenadora do ERA, explicou o propósito do programa: “O ERA é um programa de assistência técnica rural, que proporciona suporte aos pequenos produtores rurais desde o plantio até a comercialização, incluindo a aplicação de novas práticas e aprimoramento das atividades, que vão garantir ampliação da rentabilidade e melhoria na qualidade de vida das famílias rurais ”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *