-->

Prefeituras no Maranhão foram alvo de auditorias conduzidas pelo Ministério da Saúde, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que revelaram fraudes nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo das fraudes era obter indevidamente cerca de R$ 53 milhões em repasses públicos. As auditorias identificaram falsificação de dados de exames e produção ambulatorial por parte dos municípios para receber mais recursos.

Em resposta às constatações, o Ministério da Saúde exigiu que as prefeituras devolvessem os valores recebidos de forma indevida, e os ressarcimentos já foram executados. Essas práticas irregulares, inclusive no contexto do “orçamento secreto”, foram previamente mostradas por reportagens em 2022, e posteriormente, a Polícia Federal deflagrou a Operação Quebra-Ossos, que investiga um amplo esquema de desvio de recursos públicos em 62 municípios do estado.

Dentre essas cidades, 21 estão sendo investigadas por suspeita de falsificação de dados de reabilitação pós-Covid. As ações fraudulentas têm levantado preocupações sobre a transparência na gestão dos recursos públicos e a necessidade de combate à corrupção para garantir o adequado atendimento à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *