-->

 

O Gás Natural, como alternativa de combustível veicular, já está mais próximo de ser uma realidade no Maranhão. A previsão é que até o final do ano, o GNV estará disponível nos postos de São Luís para utilização da população. O deputado estadual Fábio Macedo, grande defensor da causa, comemora essa vitória, que considera, de fato e direito, de toda a população maranhense.

“Sempre defendi o Gás Natural como opção de combustível veicular, há anos que vemos uma escalada nos preços da gasolina, diesel e etanol, o que onera muito o orçamento das famílias, principalmente daqueles que tem em seu veículo, única forma de renda. Essa conquista é de todos os maranhenses, depois de anos de lutas, vemos esse sonho muito próximo de se concretizar e trazer mais economia para a nossa população”, disse Macedo.

Com a sanção da Lei 11.662/2022, que tratou da canalização do gás, as tratativas entre o Governo, através da Companhia de Gás do Maranhão (Gasmar) e as empresas Eneva e Suzano, avançaram muito. Em maio deste ano, a assinatura dos contratos foi firmada com as empresas, que serão responsáveis pela logística do gás em sua forma líquida (GNL), e também investirão cerca de R$530 milhões para a disponibilização desse tipo de combustível no Maranhão.

“A assinatura dos contratos com a Eneva e Suzano, é uma conquista importante, a qual tenho muito orgulho de fazer parte. São anos buscando o debate público, fazendo a mobilização da sociedade e finalmente a nossa população terá acesso ao que é produzido em nosso estado. Agradeço a todos que estiveram comigo nessa luta e principalmente ao nosso Governador Carlos Brandão, que mesmo com pouco tempo de mandato, avançou muito com essa pauta que é de grande interesse dos maranhenses”, afirmou Fábio Macedo.

Vantagens do GNV – O GNV é uma promissora alternativa de combustível veicular, ele tem uma baixa emissão de CO2 no ar e seu uso reduz o desgaste dos componentes do motor automotivo. Além disso, existem as vantagens econômicas, já que tem o menor custo no mercado brasileiro, com isso, os maranhenses poderão economizar em até 50% os seus gastos com abastecimento. A revenda também vai proporcionar geração de emprego e renda e beneficiar diretamente motoristas de aplicativo, taxistas e vans.

Luta pelo GNV – No início de 2019, Fábio Macedo assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, onde pôs em destaque a causa do Gás Natural. A luta para garantir que recurso fosse disponibilizado como combustível veícular vinha sendo sendo travada pelo parlamentar desde a legislatura passada, quando como vice-presidente da Assembleia, chegou a reunir-se com a direção da Eneva e a Fiema, para discutir a viabilidade do projeto.

Por sua iniciativa foi realizada a audiência pública “Gás natural, distribuição de gás veicular para utilização no Estado”, que discutiu as estratégias para a produção e distribuição de Gás Natural Veicular (GNV). Assim como uma visita ao Complexo Parnaíba de Exploração do Gás Natural da Empresa Eneva em Santo Antônio dos Lopes. Fabio também defendeu por várias vezes a temática na tribuna da Assembleia Legislativa, além de cobrar nós meios de comunicação posições mais claras da empresa sobre a produção e distribuição do gás.