-->

O ex-presidente José Sarney, 90, deve ter comemorado a notícia divulgada, nessa segunda-feira, 28, pelo jornalista Cláudio Humberto (Diário do Poder), de que, apesar da pressão do presidente Davi Alcolumbre, o Palácio do Planalto não vai se meter na disputa pela chefia do Senado, conforme informou um ministro envolvido na área.

Como noticiou CH, contrariado com o veto do Supremo Tribunal Federal (STF) à sua reeleição e humilhado nas urnas de Macapá com a derrota do irmão nas eleições para a prefeitura de Macapá, Alcolumbre pressiona o governo a ajudá-lo a eleger o sucessor, “como se o presidente Jair Bolsonaro tivesse obrigação de ‘retribuir’ sua ‘colaboração’ para aprovar matérias”. No entanto, apesar de acompanhar o assunto, o Planalto não vai se meter na disputa.

A notícia agrada em cheio o ex-presidente ‘Noventão’, que, conforme noticiou Dr. Pêta, no Colunaço de domingo, está, novamente, ajudando ‘caciques do MDB na disputa pela presidência do Senado. José Sarney está agindo como consultor e dando conselhos a quem o procura. O mesmo acontece com o ex-presidente Michel Temer, que, igualmente, tem atuado muito nos bastidores. O objetivo é um só: tentar fazer com que o MDB volte a mandar no Congresso Nacional.

Na semana passada, o presidente do MDB, Baleia Rossi, foi escolhido como candidato à presidência da Câmara. Já no Senado, o partido tem quatro nomes como pré-candidatos: Simone Teber, Eduardo Braga, Eduardo Gomes e Fernando Bezerra.

Enquanto isso, além de cobrar de Bolsonaro mais favores do que aqueles já recebidos, Alcolumbre insinua assumir um “ministério importante”.

Davi quer eleger Rodrigo Pacheco, do DEM do Distrito Federal (DF), como sucessor. Por isso pretende “percorrer o País” fazendo campanha.

Alcolumbre acha que somente elegendo o sucessor será “respeitado” em Brasília. Ele teme retornar, sem escalas, ao baixíssimo clero do Senado.

O problema é que para fazer sua “campanha” junto aos demais 80 “eleitores” Alcolumbre deve abusar da regalia de usar jatinhos da FAB. (Da Redação, com Cláudio Humberto)