-->

Quem induziu Bolsonaro ao erro no ‘Caso Balsas’, que levou Flávio Dino, acertadamente, por se tratar de uma acusação grave, a interpelar o presidente no Supremo Tribunal Federal (STF)? Essa e outras ‘notícias’ estão no Colunaço do Pêta neste último domingo de outubro, quando entramos na reta final da sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Além de Mistérios como esse: “Quem ‘enfiou na ‘cachola’ de Bolsonaro que o governo do Maranhão lhe negou segurança para uma anunciada visita do presidente a Balsas???!!! Essa é a pergunta que não pode calar!!! Da região, o senador Roberto Rocha poderia dar uma grande colaboração para esclarecer os fatos graves”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Na edição deste domingo, o Jornal Pequeno publica mais uma pesquisa, do instituto JPesquisa, sobre as eleições para prefeito de São Luís!!! Os números apontam para a realização de segundo turno, com o deputado federal Eduardo Braide consolidado para esta disputa!!! A grande briga é entre Duarte e Neto Evangelista!!! Duarte se mantém na segunda colocação, a quatro pontos de diferença de Neto!!! A reta final promete uma disputa muito acirrada entre os dois!!!

*** Conforme havia anunciado, o Jornal Pequeno vai convidar os quatro primeiros colocados, após a divulgação do resultado da JPesquisa, para um debate na próxima quarta ou quinta-feira!!! O debate foi impugnado pelo candidato Jeisael, que deseja participar!!! O JP contestou e aguarda decisão da Justiça Eleitoral!!!

*** A interpelação, no Supremo Tribunal Federal (STF), de Flávio Dino contra Jair Bolsonaro causou muita polêmica, principalmente por parte das pessoas que criticam o governador maranhense por “viver atacando” o presidente da República nas redes sociais, “muitas vezes com coisas desnecessárias!!! O próprio Dr. Pêta já se manifestou aqui outras vezes criticando essa postura, o que, possivelmente somado a conselhos de auxiliares mais próximos, levou Dino a ‘dar um tempo’!!! Ultimamente, porém, com fatos que se pode classificar de relevantes, as manifestações do governador contra o presidente voltaram a ‘pipocar’ em suas redes sociais, criando um clima desconfortável até para aqueles que gostam e torcem por Dino e acreditam no seu governo!!! No entanto, é preciso que se separe o joio do trigo!!! O que Bolsonaro fez, ao acusar Flávio Dino de lhe negar segurança para uma anunciada visita a Balsas, foi muito grave, e merecia, sim, uma interpelação judicial para que o presidente do Brasil se explique!!! Não se trata de picuinha, de bate-boca ou de qualquer outra manifestação do chefe do executivo maranhense nas redes sociais!!! Não poderia Flávio Dino deixar ‘passar em branco’ uma acusação grave dessa natureza…, e a medida que encontrou foi interpelar o presidente perante o STF, com toda razão, para que prove que o Governo do Maranhão lhe negou segurança!!!

*** É preciso, também, que se descubra o que levou Jair Bolsonaro a fazer uma acusação tão grave ao governador do Maranhão!!! Tudo indica que alguém induziu o presidente da República ao erro, e isso precisa ser devidamente esclarecido!!! O senador Roberto Rocha, como um político da região de Balsas, pode dar uma grande contribuição para o esclarecimento desse fato; repetimos, da maior gravidade!!! Quem ‘meteu na cabeça’ de Bolsonaro que o governo do Maranhão lhe negou segurança em Balsas???!!! Essa é a pergunta que não pode calar!!!

*** O certo é que o governador não só nega, como quer que o presidente prove o que afirmou!!! E a propósito do ‘Caso Balsas, olha essa!!! O decreto nº 4.332, de 12 de agosto de 2002 (Governo FHC), ainda vigente na maioria dos seus termos, e que “estabelece normas para o planejamento, a coordenação e a execução das medidas de segurança a serem implementadas durante as viagens presidenciais em território nacional…”, prevê o envolvimento de … “órgãos estaduais e municipais”, mas não os obriga!!! Tanto que o verbo utilizado no Art. 3º é ‘PODERÁ’!!! O Art. 7º do mesmo diploma legal dispõe sobre a atuação desses órgãos mediante solicitação do Coordenador de Segurança de Área, servidor da Presidência da República!!! Se não houve esta manifestação, o Estado e o Município estarão dispensados desta obrigação!!! Ou seja, o Governo do Maranhão nem tinha a obrigação!!! Mesmo assim, não se recusaria a dar segurança ao presidente do Brasil em seu estado!!! Temos certeza disso!!!

*** “Eleição em São Luís põe em xeque coalizão de Flávio Dino, governador do Maranhão”, disparou o jornal Folha de S. Paulo, esta semana, em extensa matéria sobre a disputa do próximo dia 15 de novembro na capital maranhense!!! “A eleição em São Luís também traz como pano de fundo uma disputa na base pela sucessão de Dino, que encerra seu segundo mandato em 2022. Uma vitória na capital poderá fortalecer nomes como o vice-governador Carlos Brandão, que apoia Duarte; o senador Weverton Rocha (PDT), que endossou Neto Evangelista, além da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e do deputado Márcio Jerry, que apoiam Rubens Pereira Júnior”, ressalta o texto!!!

*** “Com cinco candidatos de partidos da base de Flávio Dino, a eleição em São Luís será uma espécie de teste de unidade para a coalizão que dá sustentação ao governador do Maranhão. Reeleito em 2018 com uma base de 15 siglas que ia do PT ao DEM, Dino não construiu uma candidatura única em sua base para enfrentar o até agora favorito nas pesquisas, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos). Braide foi surpresa na eleição municipal de 2016, quando se candidatou pelo nanico PMN e, sem nenhum aliado poderoso, chegou ao segundo turno. Na época, acabou sendo derrotado pelo prefeito Edivaldo Holanda (PDT), mas consolidou-se como principal nome da oposição para 2020. Nesta campanha, Braide tem adotado um perfil ameno, evitando enfrentamentos com os adversários e com o governador. Em entrevistas e debates, tem buscado elencar emendas que se reverteram em obras e equipamentos na capital maranhense. Já a base de Dino se dividiu entre as candidaturas de Rubens Pereira Júnior, Duarte Júnior, Neto Evangelista, Bira do Pindaré e Yglésio Moyses. Todos, com exceção de Moyses, exerceram cargos no governo estadual. A pulverização não foi exatamente uma estratégia. A pré-campanha foi marcada por uma série de disputas internas que resultou em uma fragmentação dos partidos da base”, diz a matéria da Folha!!!

*** Muito bom o debate realizado pelo Imirante (Sistema Mirante de Comunicação) no início da semana!!! Resumindo, saíram-se bem os candidatos Yglésio Moysés, Rubens Jr e Jeisael!!! Braide, Duarte e Neto Evangelista se perderam um pouco com acusações mútuas e tiveram desempenho apenas regular!!! Bira até que começou bem, mas não manteve a performance e ficou no ‘regular’!!! Se serve de conselho, os eleitores querem ver é proposta e não acusações mútuas em debate!!! O candidato que insistir nisso só tende a perder!!!

*** E aquele candidato a vereador na ‘Grande Ilha’ que anda ‘furando’ passeatas para ficar ao lado do candidato a prefeito Eduardo Braide, hein!!! Pois é…, dias atrás, dois vereadores candidatos à reeleição ficaram ‘uma arara’ com as infiltradas abusadas do ‘dito-cujo’!!! Meu amigo, nos vídeos espalhados nas redes, dá para perceber, por exemplo, que os edis Marcial Lima e Sá Marques estavam com ‘cara de poucos amigos’!!! Rapaz, que candidato abusado!!! O abusado, realmente, tá dando o maior trabalho para a assessoria de marketing de Braide!!! Quando surge nas caminhadas é dando ‘chega pra lá’ até nos vereadores com mandato…, posta-se à frente, ao lado, colado no majoritário para mostrar popularidade!!! Na caminhada da Rua Grande, dias atrás, ‘azucrinou a vida’ de um vereador professor e ex-joãopaulino, agora velejador da Península, e de um edil radialista, que ficou ‘moendo’ atrás do majoritário, no melhor estilo “papagaio de pirata”!!!

*** E as redes sociais???!!! Meu amigo, é cada uma!!! Olha essa!!! “As pessoas não gostam de sogra. Eu adoro. Se pudesse, teria dez. Minha mulher é que não deixa”!!!

*** “Haja Deus quanta beleza / A Flor do Samba vem mostrar / São festejos e motivos da cultura popular…”!!! Quem não lembra o melhor samba de enredo de todos os tempos da Flor do Samba, a escola do Desterro, várias vezes campeã do carnaval maranhense!!! A Flor e os maranhenses estão de luto com o falecimento, nesse sábado (24), do inigualável Chico da Ladeira, autor da letra de ‘Haja Deus’, juntamente com o compositor Augusto Tampinha!!! Vá em paz, ‘Ladeira’, e que Deus o receba com todas as honras que você fez por merecer aqui na terra!!! GRANDE CHICO DA LADEIRA!!!

*** E a ‘máquina de moer reputações’ não se intimida, mesmo com a Justiça tocando onde dói: no bolso!!! O impacto reduzido do ‘desserviço’ dos ‘sabichões’ e ‘desafinados’ do rádio apontam para o amadurecimento do eleitorado!!! ‘Prestatenção’ no ‘serviço’!!!

*************************************************************************************************************JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

2000 – Jackson vence Castelo e vira

prefeito de São Luís pela terceira vez

Nas eleições de 1º de outubro de 2000, sete candidatos disputaram a Prefeitura de São Luís: o prefeito Jackson Lago (PDT), João Castelo (PSDB), José Raimundo Rodrigues (PTB), Helena Barros Heluy (PT), José Antônio Almeida (PSB), Marcos Silva (PSTU) e Clóvis de Jesus Savalla Correa Carvalho (PRTB).

A eleição municipal de São Luís no ano 2000 ocorreu no dia 1º de outubro, para a eleição do prefeito, vice-prefeito e mais 21 vereadores. O prefeito Jackson Lago saiu candidato à reeleição pela chapa “Frente Ampla por São Luís”, formada por 19 partidos: PDT, PFL, PSD, PMN, PRN, PHS, PPB, PSDC, PPS, PCB, PAN, PCdoB, PV, Prona, PTdoB, PSC, PTN, PSL e PST.

Jackson foi reeleito logo no primeiro turno, com 194.109 votos (53,24%), impondo uma dura derrota a João Castelo, da coligação “Muda São Luís” (PSDB – PL), que obteve 111.457 votos (30,57%).

José Raimundo Rodrigues, candidato da coligação “A Vez do Povo é Agora” (PTB, PMDB e PRP), ficou na terceira posição com 34.830 votos (9,55%), seguido de Helena Heluy (14.292 votos – 3,92%) e José Antônio Almeida (4.999 votos – 1,37%). Obtiveram menos de 1% dos votos os candidatos Marcos Silva (3.154 votos – 0,87%) e Clóvis Savalla (1.763 votos – 0,48%).

Tendo Tadeu Palácio como vice-prefeito, Jackson seguiu governando a capital maranhense pelo período de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004. Jackson Lago foi eleito prefeito de São Luís três vezes: nas eleições de 1988, 1996 e 2000.

No dia 1º de janeiro de 2001, reeleito no primeiro turno, Jackson Lago assumiu, pela terceira vez, o mandato de prefeito de São Luís, durante uma solenidade marcada por forte simbolismo político.

Sob a presidência do vereador Ivan Sarney (PMDB), eleito presidente da Câmara, a sessão reuniu na mesma mesa a governadora Roseana Sarney, o ex-senador e ex-governador Epitácio Cafeteira (PDT), o vice-governador José Reinaldo Tavares e o gerente de Qualidade de Vida, João Guilherme de Abreu.

*************************************************************************************************************

*** E pra fechar…

Emergência das massas

O Brasil vive a era da política de ciclo curto. Hoje, nenhum político mostra uma proposta estruturada para atender ao clamor da sociedade e promover mudanças nesse grande caldeirão de aprendiz de feiticeiro que não se preocupa com os efeitos colaterais de seus experimentos.

As propostas engendradas em arranjos pragmáticos e casuísticos apresentadas até agora constituem-se um arremedo e resumem-se apenas à defesa de interesses eleitoreiros para ocupação de pedaços da “esfera pública” com instrumentos retóricos para chegar ao poder, prometendo milagres diante da nossa tragédia continuada.

Nesse momento, só serve aos eleitores propostas que venham ser realmente a travessia para um regime legítimo, popular, representativo, que reconstrua a ordem constitucional-democrática comprometida com a emergência das massas. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem ‘enfiou na ‘cachola’ de Bolsonaro que o governo do Maranhão lhe negou segurança para uma anunciada visita do presidente a Balsas???!!! Essa é a pergunta que não pode calar!!! Da região, o senador Roberto Rocha poderia dar uma grande colaboração para esclarecer os fatos graves!!!

*** Qual advogado virou alvo de buscas da Polícia Federal, essa semana, na área do Calhau???!!! Será que “dessa mata saiu coelho”???!!!

*** Quem é o secretário que está ‘doidim’ pra ser senador da República, apostando que Flávio Dino ficará até o fim do mandato???!!! Simples assim, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual é o candidato a vereador na ‘Grande Ilha’ que anda ‘furando’ passeatas para ficar ao lado do candidato a prefeito Eduardo Braide???!!! Pois é…, dias atrás, dois vereadores candidatos à reeleição ficaram ‘uma arara’ com as infiltradas abusadas do ‘dito-cujo’!!!

*** Quem foi a candidata à reeleição no interior do estado que confessou, em pleno palanque, ter cometido crime de prevaricação à frente da prefeitura, afirmando que tinha provas do que fez “para segurar vocês”???!!! Vixi…, essa tá mais enrolada que arame farpado!!!

*** Qual é o jornal do Vale do Pindaré que andou aprendendo na ‘escola’ do Dr. Pêta e está fazendo sucesso na região com umas ‘Tirinhas’ picantes???!!! E agora, minha Santa Inês!!!???

*** Qual deputada estadual e candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás foi processada sob acusação de copiar um jingle da ex-governadora Roseana Sarney na eleição de 2018???!!!

*** Quem são os candidatos a prefeito da capital que fazem muita zoada e andam ‘sumindo’ nos ‘trackers’ realizados por institutos de pesquisa???!!!

*** Quem foi o ‘assessor-parlamentar-alado’ que entrou no atacarejo Mateus, do Olho d’Água, essa semana, começou a filmar tudo e quando foi abordado pelos seguranças ‘se saiu’ dizendo que estava filmando tudo porque se as prateleiras despencassem a ‘cara-metade’ ia saber onde ele estava???!!! Marapá…, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual professor chegou numa ‘tribo’ e tratou logo de tomar o lugar do seu coordenador???!!! Pois é…, toma conta das reuniões dando palpites até sobre a maneira de servir o ‘cauim’!!! O ‘cacique’ que deva tomar uma atitude!!! Esse negócio de paz, paz nunca deu certo!!! Vixi!!!

***