-->

 

Presidente da Companhia Maranhense Gás, Allan Kardec Duailibe, garante implantação do GNV no Maranhão após estudos já realizados

O diretor-presidente da Gasmar (Companhia Maranhense Gás), Allan Kardec Duailibe, acompanhado do diretor técnico e comercial da companhia, Paulo Alexandre Carvalho Guardado; dos gerentes Pedro Sarubo  e Gabriel Nascimentoe do coordenador de Engenharia, Cleidson de Souza, esteve em Portugal, em visita técnica paraestudos sobre a utilização do GNV (Gás Natural Veicular), naquele país.

A equipe técnica da Gasmar teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do transporte público português movido a gás natural veicular, com 300 ônibus operando com esse combustível na frota de Lisboa. Os técnicos visitaram também a Ilha daMadeira, onde houve avaliaram o sistema de planta de produção de gás. Duailibe recebeu determinação expressa do governador Carlos Brandão de viabilizar o GNV no Maranhão. A previsão é que o fechamento do contrato para produção de gás veicular seja nos próximos 30 dias. Em 2023, a Companhia deverá iniciar a organização do setor e da cadeia de negócios a ser gerada com o combustível, a exemplo de oficinais para adaptação dos carros e postos.

Além do enorme potencial de gás natural do estado, inserido na Bacia do Parnaíba, o combustível é considerado ‘limpo’, energia renovável, com baixo impacto ambiental e custo reduzido para motoristas. O presidente da Gasmardestaca que ao determinar a produção do GNV, o Governo do Estado está atraindo investimentos, gerando emprego e renda, além de proporcionar melhor custo-benefício a quem utilizará veículos que serão movidos a gás natural veicular.