-->

As possibilidades de 2º turno, a chance desperdiçada por Duarte, a ‘heresia’ de ‘Boules’ e a crítica sem explicação de Sálvio Dino são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 01, que traz, ainda, outros ‘balacobacos’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “E já que quis ‘lacrar’ tanto num ato de campanha, em São Paulo, por que o candidato Boulos, que protagonizou a linguagem neutra no Hino do Brasil, não vai ao cartório e muda o nome dele para ‘Boules’???!!! Pois é…, afinal, Boulos é apenas Masculino”!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Daqui a 1 mês e 5 dias, o povo de São Luís reconduzirá o prefeito Eduardo Braide ao cargo ou elegerá um novo ocupante para o palácio La Ravardière!!! Vai passar ‘voando’ esse mês, e uma grande dúvida ainda paira na cabeça do ludovicense: vai ter ou não segundo turno???!!! A dúvida reside na considerável diferença existente hoje entre o prefeito e o segundo colocado, Duarte Jr, conforme mostram todas as pesquisas de opinião realizadas até aqui!!! Eduardo Braide sofreu uma queda nos números, após o rumoroso caso do ‘Clio do Milhão’, mas, ainda assim, está bem à frente de Duarte!!! No entanto, pelas avaliações que Dr. Pêta ouviu durante a semana, de profundos conhecedores da política local, nada está decidido em relação a um eventual segundo turno!!!

*** Três vetores podem ser decisivos!!! O primeiro é a televisão, que teve os programas iniciados nessa sexta-feira, 30!!! Como Duarte Jr ‘queimou na largada’, sofrendo ‘de cara’ um revés na Justiça Eleitoral, é preciso que se recupere, avalie melhor a forma correta de denunciar as alegadas mazelas da gestão Braide, principalmente o escândalo do ‘Clio do Milhão’, e tire realmente proveito as denúncias que fará daqui ‘pra’ frente!!! Além, é claro, de mostrar aos eleitores o que pretende realizar se se eleger prefeito da cidade, pois terá todas as oportunidades de fazer um grande governo, com apoio do presidente Lula e do governador Carlos Brandão!!! A TV é muito importante porque chega ‘na ponta’, lá na população!!! O segundo vetor é justamente o efeito do ‘Clio do Milhão’!!! Mas, para ter o efeito que precisa, como já foi dito, Duarte terá que se ater aos fatos, e de forma serena, pois eles falam por si!!! O terceiro e último vetor é o empenho do grupo que o apoia, comandado, de fato, pelo presidente do MDB, Marcus Brandão, com todo aval do governador Carlos Brandão!!! E, pelo visto, o irmão de Brandão está muito empenhado nessa missão!!!

*** Com o sucesso desses três vetores, seriam boas as possibilidades de haver segundo turno!!! A coligação de Duarte tem um tempo amplo de televisão e nas inserções, devendo começar uma linha de desconstrução da gestão municipal, em relação a probidade e confiança!!! Se bem feito, pode tirar aí uns 5, 6 pontos de Braide, suficientes para acabar com ‘essa história’ de que o prefeito vai ganhar no primeiro turno, e para que a eleição não seja decidida em 6 de outubro!!! Os políticos ouvidos pelo Colunaço acreditam que se Duarte ultrapassar a barreira dos 30 pontos, com essa desconstrução obtendo sucesso, o segundo turno seria certo!!!

*** Por outro lado, como líder em todas as pesquisas desde o ano passado, Braide tem uma administração marcada por um arrojado programa de mobilidade urbana que destravou o trânsito nas principais avenidas da cidade onde os engarrafamentos eram diários!!! Qualquer crítica a Braide nesse sentido terá efeito favorável ao prefeito!!! Ao contrário, melhor seria, até, Duarte reconhecer esse trabalho para ganhar credibilidade nas denúncias!!!
O prefeito de São Luís chegou ao 4º ano de gestão sem qualquer base política, sem parcerias de fato com o governo do Estado e sem apoio da Câmara de Vereadores!!! Ele, inclusive, deixa isso implícito no slogan da sua campanha: “A força que vem do povo”!!! Na Câmara Municipal

*** O candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr, está perdendo uma ótima oportunidade de explorar corretamente um escândalo que, de alguma forma, envolve o seu adversário direto, Eduardo Braide, que disputa a reeleição!!! E justamente por explorar de forma errada é que acabou sofrendo um revés, nesse sábado, 31, na Justiça Eleitoral, quando a juíza Patrícia Marques Barbosa, da 76º Zona, mandou retirar do ar o seu primeiro programa eleitoral, exibido no Rádio e na TV!!! A magistrada atendeu a uma ação da Coligação “A Força que vem do Povo”, do prefeito da capital, que ingressou no TRE-MA contra o programa exibido pela Coligação “Juntos por São Luís”, de Duarte Jr!!! Segundo a magistrada, Duarte “imputou a seu adversário condutas tipicamente criminosas, baseando-se em ilações e suposições sobre fatos que ainda carecem de respostas conclusivas por parte dos órgãos oficiais”!!! A referência foi ao rumoroso caso do Clio Vermelho, encontrado abandonado no bairro Renascença com mais de R$ 1 milhão no porta-malas!!! E ressaltou a “descontextualização das notícias divulgadas, com o fito de ofender a honra e a imagem de seu oponente, o que extrapola os limites da crítica política e da liberdade de expressão próprias do debate democrático ordinário”!!!

*** Os fatos por si só já dizem tudo e podem causar prejuízos eleitorais a Braide!!! No entanto, o mau uso desses fatos, de forma descontextualizada, como disse a própria juíza, e também desvirtuada, em vez de prejudicar, faz é ajudar o prefeito Braide!!! Duarte alcançaria melhor os seus objetivos com uma narrativa serena, exibindo as ligações do fato com o prefeito!!! A pessoa que resgatou o condutor do Clio vermelho é um ‘velho’ conhecido de Braide, trabalhou em seu gabinete de deputado federal, em Brasília; depois, veio para o gabinete do irmão do prefeito, o deputado estadual Fernando Braide, na Assembleia Legislativa!!! Os veículos estavam circulando irregularmente na cidade, que, a propósito, tem o trânsito controlado pela prefeitura!!! Além de um deles, o Fit Honda preto, estar em nome da mãe de Eduardo, falecida há mais de 10 anos!!! Fora outras ligações que poderiam ser exploradas da forma correta, com serenidade, em cima tão somente dos fatos!!! Mas, não…!!! Faltando sabedoria!!!

*** E lá em Brasília também ‘nego’ não perde ‘uma’!!! Na reunião com líderes da Câmara Federal, quando Lula disse que irá promover uma partida de futebol entre integrantes do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, o deputado Eimar Nascimento, do União Brasil, ‘mandou bala’, com bom humor ácido: “Desde que Flávio Dino não seja o juiz…”!!! A gargalhada foi geral!!! A ‘tirada’ de Eimar reflete a suspeita do Centrão de que Lula e o STF atuaram em tabelinha para frear a execução de emendas impositivas com uma liminar de Dino confirmada pelo plenário!!!

*** E aquele conhecido causídico, ex do atual de um chefe de quase poder, ‘furão’ de carteirinha’, que vai nas festas na ‘cara dura’, sem ser convidado, manda mensagem para a dona do evento, no caso a noiva, e ainda leva o ‘motora boy magia’ à tiracolo!!! Pois é…, pior que foi o único da festa que não deu presente, zangou quando a cerimonialista ligou pra confirmar o nome dele na lista de presentes e ainda saiu ‘de fininho’, ‘à francesa’!!! Pense num ‘truqueiro botocado’!!!

*** E a senadora Eliziane Gama foi provocada, essa semana, em Brasília, pelo senador Gustavo Gayer, do PL de Goiás!!! Ao falar sobre a dificuldade que a justiça tem para notificar a senadora maranhense, Gayer ‘mandou bala’: “Pode intimar essa aí pelo X também”???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** A semana foi marcada, também, por um ato de campanha que viralizou nas redes sociais: “A subversão do hino nacional brasileiro pela linguagem neutra”, como bem explanou em artigo o advogado Alex Borralho, articulista do Jornal Pequeno!!! A inacreditável e condenável versão do hino brasileiro foi protagonizada em ato de campanha de Guilherme Boulos, candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo!!! “Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ‘cantora’ Yurungai, utilizando a linguagem neutra, entoou o Hino Nacional propalando ‘des filhes’ deste solo és mãe gentil”, em vez de ‘dos filhos deste solo és mãe gentil’; e ‘verás que um filhe teu não foge à luta’, em vez de ‘verás que um filho teu não foge à luta’. Prudente externar em caráter informativo, que a linguagem neutra é defendida por amplos setores da militância de esquerda e do PSOL, partido de Boulos”!!!

*** “De pronto” – continuou Borralho –, “a primeira conclusão a que chegamos é que resolveram mudar a letra do Hino Nacional. E quem resolveu alterar? A geração de ‘elus’, ‘amigues’, ‘amorade’, ‘todxs’ e ‘todes’. Conhecem e sabem de onde vem? Lógico que sim! Então vamos explicar para essa ‘galera’, que, segundo a Constituição Federal (artigo 13), a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil, que possui 04 Símbolos Nacionais: a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. E que a Lei de nº 5.700, de 1º.09.1971, dispõe sobre a forma e a apresentação dos mencionados símbolos, impondo uma série de exigências visando garantir e preservar sentimentos de patriotismo e respeito (artigo 30), tipificando como contravenção penal no artigo 35 a atitude de desrespeito na execução do Hino Nacional e sujeitando ‘o infrator à pena de multa de um a quatro vezes o maior valor de referência vigente no País, elevada ao dobro nos casos de reincidência”’.

*** “Pois bem. Por vezes situei que estamos vivenciando um momento em que determinados grupos querem dominar o que falamos e depois passar ao domínio do que pensamos, até chegar a ditar o modo de agirmos…, tudo em prol da ‘sociedade inclusiva’. Aliás, externo que todo mundo pode ser aquilo que quiser! Apenas existem muitos que não entram nessa ‘onda’, que, para não fugirmos do contexto do tema desse artigo, há muito vem lesionando a língua portuguesa, que já inclui o gênero neutro, chegando, agora, ao Hino Nacional. Nesse cenário, além de validar o analfabetismo funcional, penso que a linguagem neutra se aproxima do que chamamos de gíria, e que pertence a um determinado grupinho. Também acho que quem usa tal linguajar quer ‘lacrar’ em cima da imposição de implantação da dita ideologia de gênero.

Agora me respondam: a ‘classe trabalhadora’ se identifica com essa mania? Lógico que não! Isso é produto de puro intelectualismo barato e bizarro.

Na verdade, chego a pensar que por gostarem muito do humorista Mussum, que integrava o grupo humorístico ‘Os Trapalhões’ (eu adorava), alguns querem oficializar a língua que ele falava, com muitos ‘cacildes’, ‘retardades’ e ‘sem paciêncis’.  Então, linguagem neutra é a linguagem do Mussum, sendo ‘ridícules’ fora do contexto da brincadeira. E nesse sábado bom mesmo é homenageá-lo com todas as honras, tomando uma ‘cachacis’ ou um ‘choppis’, com ‘churrasquim de gatis’, expressões usadas pelo saudoso humorista”!!!

*** E já que quer ‘lacrar’, que tal o Boulos ir no cartório e alterar seu nome de batismo para ‘Boules’; afinal, Boulos é apenas Masculino!!!

*** E o PT vai continuar na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, consequentemente, no governo de Carlos Brandão!!! Afinal, a secretária Jandira Dias, que assumiu em lugar do vice-governador Felipe Camarão, foi filiada à legenda pelo Diretório Municipal do partido, em Colinas!!!

*** Bom, essa Dr. Pêta não entendeu!!! Irmão do ministro Flávio Dino, o advogado Sálvio Dino Junior criticou o governador Carlos Brandão em uma postagem no perfil da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA)!!! “Lamentavelmente, o governador Carlos Brandão não tem qualquer sensibilidade (nem afinidade) com as letras e com a cultura. Todavia, temos certeza dos compromissos do próximo governador do Maranhão, Felipe Camarão”, disse Sálvio!!! Oxi!!! Faltou o irmão do ex-governador dizer em que se baseou para fazer a tal crítica!!! Ou ele não teria afinidade e sensibilidade com as redes???!!! Agora Dr. Pêta ficou curioso!!! ‘Salve-o’, Flávio, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

A importância da saúde financeira
para o bem-estar físico e emocional

Por que falar sobre dinheiro ainda é tabu?!

Todos nós precisamos de saúde mental, física e emocional para o bem-estar geral. Por que muitas pessoas ignoram a saúde financeira, que é tão importante quanto as outras para nosso bem-estar?!
Tudo está interligado e precisamos olhar para nossa saúde financeira tanto quanto olhamos para as outras. A saúde financeira impacta diretamente a saúde mental e física. Se as finanças estão condições ruins, isso pode levar a estresse e problemas de saúde mental, que, por sua vez, afetam o bem-estar físico. Por isso a importância da educação financeira para uma vida financeira mais saudável.
Por ser um assunto que não é debatido na sociedade, nem por educadores e nem em família, acaba se criando um tabu em um tema que jamais poderia ser, afinal, todo mundo precisa ter uma boa relação com seu dinheiro. Se você tiver uma relação saudável com seu dinheiro você conseguirá organizar sua vida e planejá-la melhor.
Por que discutir finanças continua sendo um assunto sensível, apesar de sua relevância para a saúde financeira? Alguns exemplos:

Cultura e Tabus Sociais: em algumas culturas, falar sobre dinheiro é considerado constrangedor. Isso é verdade em contextos em que o status social ou o sucesso financeiro são associados a valores pessoais, levando ao medo de julgamento ou à vergonha. Quebre essa crença negativa para poder criar um hábito positivo e investir com constância. Caso contrário, você nunca dará o passo para a tão sonhada liberdade financeira.
Educação Financeira Insuficiente: a falta de educação financeira faz com que muitas pessoas se sintam inseguras ou desinformadas ao falar sobre dinheiro. Mas você pode mudar essa realidade e buscar conhecimento por meio de cursos, livros, vídeos..

A importância de investir para ter saúde financeira se reflete em vários aspectos:
Proteção contra a inflação: investir em ativos que superem a inflação ajuda a preservar o poder de compra ao longo do tempo, evitando que o dinheiro perca valor.
Aumento de patrimônio: investimentos bem-sucedidos podem gerar rendimentos que contribuem para o crescimento do patrimônio pessoal, oferecendo maior segurança;
Planejamento de longo prazo: investir possibilita a realização de metas futuras, como comprar uma casa ou financiar a educação dos filhos;
Diversificação de renda: Ao investir, é possível criar múltiplas fontes de renda, reduzindo a dependência de um único salário e aumentando a resiliência financeira.
Liberdade financeira: O acúmulo de investimentos vai permitir a conquista da liberdade financeira.

DICA BÁSICA PARA INICIANTES
Se você está perdido no assunto, nunca investiu, mas quer começar, inicie pela reserva de emergência (Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária de qualquer banco). O valor precisa cobrir de 3 a 6 meses suas despesas básicas. Após completar esse valor, aplique com constância todo mês e acredite no poder dos juros compostos (o dinheiro trabalhando para você).
Lembre-se: tudo que você foca, cresce. Imagina mudar a cabeça de dívida para crescimento?! Tudo vai começar por você, pelo seu comportamento.
Educação financeira começa em casa. Não foque na situação econômica do país. Foque em ter um objetivo e se adaptar às movimentações do mercado.
As coisas só mudam quando nós mudamos o nosso comportamento. Para isso – mais uma vez – ressalto sobre a importância de mudar sua mente. A transformação mora aí.
Com disciplina, pensamento a longo prazo e constância o resultado vem.
Não seja passivo na sua gestão financeira; seja ativo.
Mude a mentalidade e o comportamento e invista, primeiro, em conhecimento. Aplicar recursos de maneira estratégica vai garantir estabilidade e bem-estar econômico no longo prazo. Investir é mais do que apenas multiplicar dinheiro; trata-se de construir uma base financeira sólida que permita enfrentar imprevistos (que são previstos), realizar objetivos e alcançar a independência financeira.

(Letícia Bogéa / Editora de Economia do Boletim Nacional/Editora de Política do Jornal Pequeno)
********************

MISTÉRIO –

*** E já que quis ‘lacrar’ tanto num ato de campanha, em São Paulo, por que o candidato Boulos, que protagonizou a linguagem neutra no Hino do Brasil, não vai ao cartório e muda o nome dele para ‘Boules’???!!! Pois é…, afinal, Boulos é apenas Masculino!!!

*** Afinal, qual foi a falta de afinidade e sensibilidade do governador Carlos Brandão em relação à cultura e às letras que levou o advogado Sálvio Dino a criticá-lo em uma postagem no perfil da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA)???!!! Teria faltado afinidade e sensibilidade do irmão do ex-governador e hoje ministro com as redes???!!! ‘Salve-o’, Flávio, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E, sim, quem, afinal, dirigia o Honda Fit preto que resgatou o então funcionário da prefeitura de São Luís, Carlito, do Clio vermelho, encontrado com mais de um milhão de reais no porta-luvas, abandonado no bairro do Renascença, na ‘Grande Ilha’???!!!

*** E de onde ‘Guilherme Bucho’, que foi assessor de Eduardo Braide como deputado federal, em Brasília, e depois foi para o gabinete de Fernando Braide, no ‘Poder Rangedor’, tirou dinheiro para comprar o apartamento do ex-deputado Carlos Braide, pai do prefeito, no condomínio Ilhas Gregas???!!!

*** Quem é o causídico ‘botocado’, ex do atual de um chefe de quase poder, ‘furão’ de carteirinha’, que levou o ‘motora boy magia’ para um casamento, não deu presente, zangou quando a cerimonialista ligou pra confirmar o nome dele na lista de presentes e ainda saiu ‘à francesa’, de ‘fininho’???!!! Pense num ‘truqueiro’!!!

*** Quem são os sindicalistas derrotados nas eleições de 22 de agosto, membros da comissão eleitoral, que estão ocupando a sede do sindicato, no Beco da Sé???!!! Pelo visto, Bolsonaro fez escola!!!!

*** Quem será a candidata a vereadora na ‘Grande Ilha’ que teve a ‘brilhante ideia’ de colar seu material de campanha nos elevadores do condomínio onde reside, causando revolta nos vizinhos???!!! ‘Rapá’!!!

*** Qual secretário estava ‘pra pirar’ com tanto aluno na ‘Grande Ilha’ vindo do interland maranhense???!!! Meu amigo, pense numa ‘penca’ de situações ‘enervantes’…!!! Mas, no final, deu tudo certo!!!

*** Qual atacadista precisa disciplinar o horário de carga e descarga dos caminhões, porque eles andam estacionando na Rua Las Palmas (Angelim), à noite/madrugada, com o motor do baú térmico ligado, ao lado de um condomínio residencial, tirando o sono dos moradores???!!!

***

One thought on “As possibilidades de 2º turno, a chance desperdiçada por Duarte, a ‘heresia’ de ‘Boules’ e a crítica sem explicação de Sálvio Dino

  1. Prezado Dr. Pêta,
    A respeito da letra do Hino Nacional distorcida de forma avacalhadoura, por um imbeciloide analfabeto de país, avós, bisavós, a sua comparação com referência ao bumorista Mussum, foi simplesmente um tapa na cara do tal Boulis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *