-->

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta segunda-feira (28) o edital de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A sessão pública do leilão foi marcada para 20 de dezembro. Esta poderá ser a primeira privatização total de uma empresa estadual de água e esgoto do país.

No edital, o preço mínimo da Corsan foi fixado em R$ 4,1 bilhões. Vencerá a disputa o grupo que oferecer o maior pagamento pela companhia. A entrega das propostas dos interessados foi agendada para 15 de dezembro.

O prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização do leilão é de 15 dias corridos.Uma fonte que acompanha o processo avalia que o prazo é curto, mas suficiente, considerando que o projeto vem sendo discutido há bastante tempo.

A privatização da Corsan ganhou força a partir da reeleição do governador Eduardo Leite (PSDB), que deu origem ao projeto. A ideia inicial era fazer a desestatização por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas, diante de resistências do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a modelagem foi alterada para a venda completa da empresa. (Valor Econômico).