-->

O desembargador aposentado Pires da Fonseca, de 90 anos, faleceu em São Luís, no Hospital São Domingos, na tarde desta segunda-feira (6). De acordo com informações de familiares, ele não resistiu a uma cirurgia realizada para tentar desobstruir a passagem do canal da uretra, que estava obstruída.

Pires da Fonseca faleceu na tarde desta segunda-feira no Hospital São Domingos, onde estava internado

Neste momento, familiares ainda aguardam a liberação do corpo, ao tempo em que providenciam local do velório e sepultamento.

Pires da Fonseca nasceu no dia 25 de março de 1934, na cidade de Cururupu. Formou-se em Direito em 1958, pela Faculdade de Direito de São Luís. Foi secretario e oficial de Gabinete na Prefeitura de São Luís, delegado de Terras da 8ª Zona e advogado da Rede Ferroviária Federal.

Começou a exercer a magistratura na Comarca de Humberto de Campos, seguindo para Pastos Bons e Rosário. Em 1975, foi promovido por merecimento para Comarca de São Luís, onde atuou na 5ª e 6ª Vara.

Em 1985, por merecimento, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça. Em 1989, foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça e corregedor-geral da Justiça no biênio 1990/1991. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente e presidente da Corte por duas vezes.

Eleito presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 1992/1993. Os novos juizados foram providos em sua gestão, na qual foram instituídas as serventias judiciais e extrajudiciais. Foi fundador e diretor da Escola Superior de Magistratura e presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão.

Velório – O velório acontece nesta terça-feira, 7, a partir de 00h00, na Pax União da Rua Oswaldo Cruz, e o sepultamento será realizado às 16h, no cemitério do Gavião, região central de São Luís.

Nota de pesar – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) emitiu nota de pesar pelo falecimento do desembargador Pires da Fonseca.

Veja:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo Filho, membros da Corte Eleitoral, servidoras e servidores lamentam profundamente o falecimento do desembargador José Pires da Fonseca, ex-presidente deste Tribunal no período de 1993 a 1997, ocorrido nesta segunda-feira, 6 de maio de 2024, em São Luís (MA).

Prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares, bem como a todos que puderam compartilhar do seu afeto e convivência”.

One thought on “Morre em São Luís, aos 90 anos, o desembargador Pires da Fonseca

  1. Tive a honra de conhecer de perto esse homem honrado. Que Deus o receba na luz e paz eterna, e dê o merecido conforto aos familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *