-->

Força Aérea marcou para o dia 23 de dezembro a passagem de comando para o brigadeiro escolhido por petista; Marinha e Exército estudam fazer o mesmo em outras datas

Os comandantes das Forças Armadas planejam passar seus cargos para os oficiais-generais indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL) já em dezembro. Se realizado, o petista irá tomar posse em 1º de janeiro já com os comandantes de sua gestão, segundo informações do Estadão.

A passagem de bastão de um governo para o outro começaria pelas Forças Armadas, uma vez que a Força Aérea tem data marcada para a cerimônia de transmissão de cargo para o dia 23 de dezembro. Além disso, demais Forças pretendem fazer o mesmo em datas diferentes.

Para oficiais-generais não existiria nem problemas legais. Eles também acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se iria se opor a publicar os decretos para nomear os escolhidos por Lula.

Vale destacar também que dentro das três Forças se nega a ideia de que a decisão seja uma forma de os atuais comandantes não terem de se submeter, mesmo que por poucos dias, ao governo do presidente eleito. A ideia de que a nova gestão deve “olhar para frente” e priorizar a modernização das Forças Armadas, sem envolvê-las na política partidária também tem ganhado força.

Os nomes do Grupo Técnico no governo de transição devem ser divulgados oficialmente ainda nesta quinta (24) ou sexta-feira (25). (Com Diário do Centro do Mundo).