-->

Hoje a Junta Comercial do Maranhão comemora 171 anos. A data se torna ainda mais significativa quando coincide com a notícia de que a Jucema também é a mais rápida do Brasil.  O desempenho divulgado no ranking da Receita Federal consolida mais um resultado exitoso da gestão do presidente e também secretário de Indústria, Comércio e Energia, Sérgio Sombra.

Com uma visão técnica sobre as estratégias para tornar o ambiente de negócios do estado mais moderno e simplificado para os empreendedores, Sérgio Sombra, coordenou a implantação, em todo Maranhão, do Empresa Fácil, maior programa de desburocratização do estado. O sistema permite que todos os processos relacionados ao registro empresarial sejam totalmente digitais.

Com isso, o tempo médio de abertura de empresas passou de 90 dias para quatro horas, colocando o Maranhão como uma referência nacional em simplificação e agilidade da abertura de empresas.

Desde 2015 que Sérgio Sombra vem coordenando ações para desburocratizar o ambiente de negócios no estado. Além da implantação do Empresa Fácil, o gestor também implementou a ‘Jucema Digital’, o Balcão Único e a modernização do atendimento por meio de várias plataformas como WhatsApp, sendo a primeira junta comercial do país a utilizar esse canal de atendimento direto com o cidadão.

Os números crescentes da abertura de empresas no estado é outro indicador de que a Jucema chega aos 171 anos como uma das grandes fomentadoras do empreendedorismo. Em 2022, as estatísticas do órgão mostraram que o total de empresas ativas dobrou no Maranhão. Somente no ano passado, o número de empresas abertas cresceu 20%. No balanço da série histórica da Junta Comercial, de 2014 pra cá, todos os anos foram de recordes sucessivos.

Ao comemorar os 171 anos do órgão e os avanços dos últimos sete anos, Sérgio Sombra ressaltou que as estratégias adotadas pela gestão atual tiveram o objetivo de assegurar melhores condições para que o setor produtivo continue gerando emprego e renda para o Maranhão.