-->

O diretor superintendente do Sebrae, no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, recebeu a visita do presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, nesta terça-feira, 26, na sede do Sebrae, no Jaracaty.

Na ocasião, foi discutida a participação do Sebrae nos próximos passos para expansão da Redesim por meio do Programa Empresa Fácil, que em maio entrará na sua segunda fase.

Foi decidido entre as partes que o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, apoiará a atuação da Jucema, que, nesta segunda fase, atuará nos 60 municípios maranhenses de maior densidade empresarial, disponibilizando o sistema da Empresa Fácil para execução de consulta de viabilidade prévia e emissão de licenças municipais, bem como disponibilizará para integração do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Vigilância Sanitária Estadual.

“O Sebrae está sempre na busca de melhoria contínua das políticas públicas que podem beneficiar as micro e pequenas empresas e levar a um ambiente de negócios saudável e estimulante no que tange à geração de novos negócios, de riqueza e renda para os maranhenses. Foi uma reunião produtiva e que trará bons frutos no futuro”, comentou Albertino Leal.

Ao Sebrae, caberá atuar na sensibilização das prefeituras municipais do Maranhão, principalmente as que estão incluídas no Programa Cidade Empreendedora, por meio do eixo de desburocratização, como forma de agilizar o processo de integração dos órgãos envolvidos na abertura de novas empresas.

Para o presidente da Jucema, a parceria do Sebrae será importante para agilizar o processo de integração e implantação da segunda fase do Programa Empresa Fácil.

“A segunda fase do Empresa Fácil será iniciada no próximo mês com o objetivo de otimizar ainda mais a plataforma online de registro empresarial. Uma das estratégias é automatizar os procedimentos nos 60 municípios com maior densidade empresarial, impactando em 80% da melhoria dos resultados. Também iremos ampliar o escopo de serviços disponibilizados no sistema, incluindo regularização, renovação, licenças e cadastro de fornecedores, ou seja, vamos estender os avanços para outros órgãos, em especial, os órgãos estaduais envolvidos na legalização de empresas. São mudanças significativas que serão consolidadas por meio de parcerias como o Sebrae-MA e que vão melhorar a posição do Maranhão no ranking nacional de aberturas de empresas. Dessa forma, nossa expectativa nesta segunda etapa é de impactar positivamente o ambiente de negócios e gerar mais condições para quem deseja empreender no nosso estado”, afirmou Sérgio Sombra.

Também participaram da reunião o coordenador da RedeSim da JUCEMA , Ítalo Lima, a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Cristiane Corrêa e o gestor do Projeto Cidade Empreendedora, Josè Noleto.