-->

Por meio de ofício, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, agradeceu ao Governo do Maranhão pelo suporte prestado no incêndio do Aeroporto Internacional de São Luís, no dia 26 de setembro de 2020, e comunicou novas atualizações sobre as obras do aeroporto. Na ocasião, o governador Flávio Dino solicitou ao Governo Federal que fossem adotadas medidas para as reparações e colocou o Governo do Estado à disposição para atuar em parceria com o órgão federal.

No documento encaminhado pelo ministro e recebido na última quinta-feira (21), ele afirma que a empresa já iniciou os trabalhos para elaboração do projeto básico das obras de recuperação e que, de acordo com o cronograma, a previsão é a que as obras sejam concluídas em fevereiro de 2022. O aeroporto de São Luís está sob gestão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

Retrospectiva – No dia 26 de setembro de 2020, um incêndio em uma das pontes de embarque do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, suspendeu por alguns minutos as operações no local. Na ocasião, o governador Flávio Dino comunicou o ocorrido ao Governo Federal, por meio do ofício 193/2020, solicitando que fossem adotadas providências para a recuperação da estrutura.

“Com esteio no Federalismo Cooperativo, colocamos o estado do Maranhão à disposição da União Federal, como parceiros nas obras de intervenção, para que os devidos reparos sejam realizados com a máxima brevidade possível”, diz o ofício encaminhado pelo governador Flávio Dino ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no dia 28 de setembro.

No dia 7 de outubro, a Infraero informou que a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros do Maranhão atuaram conjuntamente para elucidar a causa do incêndio que prejudicou uma extensa área da estrutura da referida ponte de embarque e desembarque. No documento, a Infraero elucida que ninguém ficou ferido.

A empresa comunicou a ocorrência de sinistro à seguradora, que encaminhou uma equipe de peritos para os levantamentos preliminares e que, posteriormente, emitiram um laudo técnico.

No dia 24 de novembro, a Infraero encaminhou ofício ao Ministério da Infraestrutura com atualizações sobre a recuperação da ponte de embarque e desembarque no aeroporto de São Luís. No documento, foi estabelecido o prazo de 14 meses para elaboração do projeto, licitação, contratação e execução.

Com o início em novembro de 2020, a previsão é que as obras sejam concluídas em fevereiro de 2022. No documento encaminhado pela Infraero, foi apresentado o cronograma das obras e o início do trabalho no mês de novembro, após a liberação do acesso ao local, em virtude da necessidade de emissão do laudo pericial. A empresa já iniciou os trabalhos para a elaboração do projeto básico das obras de recuperação da ponte danificada.