-->

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) informou que tornou urgente a implementação de uma forma alternativa de acesso aos cursos técnicos, em caráter excepcional para o ano de 2021.

Desta forma, o Ifma percebeu que seria inviável aplicar provas neste ano – a fim de evitar aglomerações e preservar a saúde dos candidatos e servidores –, a instituição estudou os prós e contras de várias formas de seleção, buscando encontrar alguma que fosse segura e não excludente.

A seleção por análise de desempenho escolar foi descartada inicialmente devido à percepção de que o processo seria marcado por um grave desequilíbrio. Muitos estudantes de ensino fundamental seguem com atividades presenciais paralisadas e/ou com calendário escolar atrasado. Esses candidatos seriam prejudicados – muitos sequer teriam como apresentar as notas referentes ao 9º ano. Além disso, seria injusto avaliar desempenho em um ano tão atípico quanto 2020, em que foram acentuados os reflexos da desigualdade social e da exclusão digital nos processos de ensino-aprendizagem.

Já a prova on-line foi descartada porque uma grande quantidade de candidatos não teria condições mínimas de acesso à internet. Além disso, não há possibilidade de disponibilizar os laboratórios de Informática dos campi para realização de provas digitais, porque isso causaria aglomerações e poderia expor candidatos e servidores ao coronavírus.

Assim, o Ifma entendeu o Sorteio Público Eletrônico como melhor alternativa para o ano de 2021. Trata-se de uma forma de seleção já utilizada em vários Institutos Federais e tem o propósito de oferecer a todos os estudantes oportunidades iguais de participação.

Nesta quarta-feira (2), o Ifma estará realizando uma live, às 19h, no canal da TV Ifma no Youtube, que tem o objetivo de tirar dúvidas e explicar os principais pontos que dizem respeito ao Seletivo 2021.