-->

O governo informou ao Supremo Tribunal Federal que a imunização contra a Covid-19 vai começar no Brasil em até cinco dias depois de uma vacina ser registrada e a compra ter sido efetivada. Não foi fixada uma data para o início da aplicação das doses. O Ministério da Saúde prevê levar de 12 a 16 meses para vacinar toda a população brasileira. A pasta agendou para quarta-feira a apresentação do plano nacional de imunização, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

No STF, o ministro Ricardo Lewandowski, que cobrou as informações do governo, deve apresentar nesta quarta-feira um voto afirmando que os governos federal, estadual e municipal podem obrigar a população a se vacinar contra a Covid-19. A ideia é permitir que as autoridades públicas criem restrições a quem não for vacinado. Entenda quais podem ser as restrições.

Enquanto isso, no Congresso, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), relator da medida provisória que autoriza a adesão do Brasil a um plano global para a aquisição de vacinas, quer incluir no texto a determinação de que todos que tomem o imunizante assinem um “termo de responsabilidade”. A ideia partiu de Bolsonaro.

O Imperial College de Londres divulgou projeção de aumento nas mortes no Brasil ao longo desta semana. A taxa média de transmissão do coronavírus segue acima de 1, o que representa avanço da doença sem controle. (O Globo)