-->

Na cidade de Timon se iniciou uma grande disputa pela presidência da Câmara Municipal. O vereador Uilma Resende, compadre e aliado do deputado Rafael Leitoa, e que tem a esposa à frente da UPA administrada pelo estado no município, vem impondo sua candidatura à presidência da Casa com o apoio do deputado e compadre. Até o momento, o ex-prefeito Chico Leitoa, o prefeito Luciano e a prefeita eleita, Dinar Veloso, não manifestaram preferência por nenhum nome. Mas, mesmo se dizendo do “grupo”, o deputado Rafael vem se movimentando por conta própria e agindo nos bastidores.
Eleita com o maior número de votos absolutos no interior do Maranhão, um total de 34.573 votos, Dinair Veloso representa a força eleitoral do grupo Leitoa. Esse poder de voto levou Timon, assim como outros municípios maranhenses, a ser alvo da antecipação das eleições de 2022 para o o Governo do Estado.
No desenho de Timon, o deputado Rafael Leitoa tende a apoiar o vice governador Carlos Brandão. Nas rodas políticas, comenta-se que o deputado Rafael vendeu a ideia de que somente ele venceria as eleições municipais em Timon, mas o prefeito Luciano Leitoa apostou numa candidata que em janeiro tinha menos que 1% de intenção de votos e venceu o pleito, pondo fim às esperanças do deputado estadual de comandar o executivo municipal.
Insatisfeito por ter sido preterido, Rafael vem buscando criar situações para mostrar força junto ao governo e enfraquecer os Leitoas, pai e filho. Assim, mesmo antes da posse, não não mede consequências e se posiciona contra a prefeita eleita, colocando em risco a própria reeleição em seu maior colégio eleitoral.