-->

Pesquisa realizada pelo instituto JPesquisa com 1.000 pessoas mostra o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) em primeiro lugar, com 40% das intenções de voto, no cenário estimulado, segundo do deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), com 15%. O deputado estadual Neto Evangelista vem na terceira colocação, com 9%, seguido de Wellington do Curso, com 7%.

Estão empatados com 4% o líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Adriano Sarney, e os deputados Bira do Pindaré e Rubens Júnior.

Empatados com 3% estão o juiz federal aposentado Carlos Madeira e o deputado estadual Yglésio Moises. O radialista Jeisael Marx tem 2%. Não pontuaram na pesquisa estimulada a deputada estadual Detinha (PL), o jornalista Franklin Douglas (PSOL) e o sindicalista Saulo Arcangeli (PSTU). Nenhum deles, 6% e não sabe/não respondeu, 3%.

MARGEM DE ERRO – Com margem de erro de 3% para mais ou para menos em base do eleitorado, esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 24 de julho e registrada no dia 19 de julho de 2020, pelo Sistema Pesqele, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo n° MA-02519/2020.

CENÁRIO ESPONTÂNEO – No cenário espontâneo, em que o nome do candidato não é apresentado, a JPesquisa mostra Eduardo Braide em primeiro lugar com 19% das intenções de voto, seguido de Duarte Jr, com 8%.

Nesta pesquisa quantitativa (espontânea), a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece como terceira colocada com 6%.

Os deputados estaduais Neto Evangelista (DEM) e Wellington do Curso (PSDB) vêm empatados com 5%. O pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior, ficou com 3% e o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) com 2%. Em seguida, aparecem empatados com 1% o deputado estadual Yglésio Moisés (Pros), o juiz federal aposentado Carlos Madeira (Solidariedade) e o radialista Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade).

Não pontuaram na pesquisa a deputada estadual Detinha (PL), o jornalista Franklin Douglas (PSOL) e o sindicalista Saulo Arcangeli (PSTU). E não sabe/não respondeu, 49%.

Números indicam que a eleição

pode ser decidida no segundo turno

Os resultados apurados pela JPesquisa indicam que, se as eleições para prefeito de São Luís fossem hoje, haveria segundo turno. Isto porque, nos votos válidos, este é o cenário: Eduardo Braide tem 44%, Duarte Jr 16%, Neto Evangelista 10% e Wellington do Curso 8%.

Empatados com 4% estão os deputados Adriano Sarney, Bira do Pindaré e Rubens Júnior. Empatados com 3% estão Carlos Madeira e Yglésio Moisés. E Jeisael Marx tem 2%. Portanto, a tendência de haver um segundo turno, apontada nesta pesquisa, evidencia-se no fato de que Eduardo Braide detém 44% e todos os outros pré-candidatos somados totalizam 56%.

REJEIÇÃO – A pesquisa analisou, ainda, o cenário de rejeição. Nele, 20% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Adriano Sarney; 17% disseram que não querem Bira do Pindaré como chefe do Executivo Municipal de São Luís; e 8% garantiram que não votariam em Wellington do Curso nas próximas eleições.

Na pesquisa, 5% falaram que não elegeriam para prefeito da capital a deputada Detinha e o deputado Eduardo Braide.

Neto Evangelista aparece com 4% de rejeição e empatados com 3% aparecem Duarte Jr e Jeisael Marxx. Aparecem empatados com 2% Carlos Madeira, Franklin Douglas e Yglésio Moisés. E empatados com 1% de rejeição aparecem Rubens Júnior e Saulo Arcangeli. Nenhum deles somou 9%; e não souberam ou não responderam, 18%. (Fonte: Jornal Pequeno)