-->

Duas desincompatibilizações no Governo do Estado, publicadas no Diário Oficial, despertaram curiosidade: a da deputada Ana do Gás, que vinha comandando a Secretaria da Mulher, e de Fabiana Villar, sobrinha do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que comandava a Secretaria de Agricultura.

Informações obtidas pelo blog O INFORMANTE, na manhã desta quarta-feira, 3, dão conta de que Ana do Gás, depois de se desincompatibilizar, já deu entrada em pedido de licença do cargo de deputada estadual para cuidar de sua campanha a prefeita do município de Santo Antônio dos Lopes. Com isso, o suplente Zito Rolim continua no mandado parlamentar. Uma especulação de que Ana do Gás teria se desincompatibilizado para se dedicar à campanha do marido Eunélio Mendonça a prefeito de Santo Antônio não encontra muita consistência no meio político, mesmo porque, fosse esse o motivo a saída da pasta até que poderia se justificar, mas não a licença na Assembleia Legislativa.

Quanto à sobrinha de Josimar, a informação é de que Fabiana se desincompatibilizou para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís pelo Avante. Observadores políticos estranham.

Outras desincompatibilizações – Deixaram o governo também o secretário de Cidades e deputado federal licenciado Rubens Júnior, que retornou à Câmara Federal, onde tomou posse nesta quarta-feira, 3. Em contato com O INFORMANTE, no entanto, Rubens Jr informou que ficará no mandado de deputado federal até a próxima segunda-feira, quando então se licenciará para cuidar da sua pré-campanha a prefeito de São Luís e também a outras pré-candidaturas do PCdoB no interior do Estado.

O diretor presidente do Iterma, Raimundo Lídio também se desincompatibilizou do cargo e vai disputar a Prefeitura de Paulino Neves, na região dos Lençóis Maranhenses.

Rafael Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, por sua vez, deixa o cargo possivelmente para ser candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa de Rubens Júnior.

Novas informações – No início da tarde, O INFORMANTE foi alertado para o fato de que a ex-secretária Fabiana não pode ser candidata a vereadora, em função do prazo de desincompatibilização para concorrer a uma cadeira em Câmara Municipal expirou em 4 de abril. Portanto, a informação de que ela deixou o governo para disputar um mandato de vereador pelo Avante em São Luís está descartada. É provável que tenha saído para ser colocada à disposição pelo partido, controlado por Josimar, para uma eventual candidatura a vice-prefeita. As pedras do tabuleiro estão sendo mexidas.