-->

Faleceu, na manhã deste sábado, 2, no Hospital UDI, o ex-deputado Celso Coutinho, 89 anos.

Ele estava internado desde sábado passado, quando sofreu um enfarte em sua residência, no Renascença II, e foi levado às pressas para a UDI. O quadro piorou com problemas renais, evoluindo para infecção generalizada, e nesta manhã ele veio a óbito.

Informações obtidas por O INFORMANTE dão conta de que, devido à pandemia do coronavírus, não haverá velório.

Ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Celso Coutinho fora homenageado, no início do dezembro de 2019, pelo Parlamento Estadual com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman. A honraria fora proposta pelo presidente Othelino Neto e pelo deputado Edivaldo Holanda.

Othelino destacou, na ocasião, que Celso Coutinho, além de ter sido deputado e ex-presidente do Parlamento Estadual, fora prefeito de Guimarães e tinha uma longa trajetória de serviços prestados ao estado.

Presente na solenidade, o ex-deputado e ex-presidente da Alema Manoel Ribeiro destacou o trabalho de Celso Coutinho pelo estado e sua trajetória como político.

PERFIL – Tabelião do cartório do 2º Ofício de Notas de São Luís, Celso Coutinho nasceu na cidade de Guimarães, no Litoral Norte do estado, em 8 de dezembro de 1930. É advogado, formado pela extinta Faculdade de Direito do Maranhão. Começou sua carreira através de movimentos estudantis, chegando a presidir a União Maranhense de Estudantes (UME).

Foi presidente da Assembleia Legislativa em 1984, quando o Maranhão atravessou grande turbulência política, por ocasião da escolha dos deputados que atuariam como delegados nas eleições indiretas, que elegeu Tancredo Neves para a Presidência da República, no Congresso Nacional.

Coutinho elegeu-se pela primeira vez prefeito de sua cidade em 1969. Liderou um movimento para a construção do Hospital Municipal que ficou conhecido como “Passeata das Pedras”, no qual os moradores doaram as pedras para a edificação daquela casa de saúde.

Durante sua carreira política, foi eleito quatro vezes deputado estadual e duas vezes prefeito do município de Guimarães.