-->

O diretor-executivo de finanças e relações com investidores da Vale, Luciano Siani, afirmou nesta sexta-feira que a empresa está otimista com a recuperação econômica da China. Siani, entrevistado na “Live do Valor”, ressaltou que, mesmo com a pandemia de covid-19, a produção de aço no país asiático cresceu no primeiro trimestre.

“A China está passando por uma trajetória de recuperação de atividade econômica muito mais acelerada do que vai acontecer com a Europa e Estados Unidos. Por que a recuperação na Europa e Estados Unidos vai depender muito da confiança das pessoas, da disposição para gastar”, afirmou. “Enquanto que na China o ‘lockdown’ foi muito rigoroso, perpassou um período de três meses, mas atividades são principalmente construção e manufatura. Então nós já temos, por incrível que pareça, no primeiro trimestre de 2020 a produção de aço da China cresceu 1,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019, com todo o lockdown”, acrescentou.

Para ele, a China entrou em trajetória forte de recuperação, embora seja possível que, num segundo momento, devido à depressão econômica fora da China, o país sofra um efeito de segunda ordem de redução global da demanda pelos seus produtos. “Mas nesse momento, a recuperação é muito vigorosa”, disse. (Valor Econômico)