-->

O Colunaço do Pêta mergulha’, neste domingo, 10. por vários assuntos polêmicos da semana, que vão desde a decisão do governo de tentar retomar gradativamente as atividades econômicas (antes tarde do que nunca), passando pela divisão da cidade diante do lockdown, com a grande maioria da população respeitando o isolamento, um ‘chega pra lá’ dado pelo secretário da Saúde, Carlos Lula, no ‘envenenado’ prefeito de Teresina, a sinuca de bico nos ‘ultrabolsonaristas’, agora tendo que conviver com seu líder fazendo acordos políticos, até a medida mais acertada contra Bolsonaro para enquadrá-lo em Crime de Responsabilidade, já que a abertura de um processo de impeachment, neste momento, cheira a golpe e pode deixar dúvidas como deixaram na cassação de Dilma Rousseff. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Vimos, sexta-feira, 8, o governador Flávio Dino anunciar que, a partir do próximo dia 21 de maio, poderá determinar a reabertura das atividades comerciais não essenciais na Ilha de São Luís!!! E que os secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Chico Gonçalves (Direitos Humanos) e Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia) foram encarregados de se reunir com empresários e representantes de entidades sociais para debater os termos da reabertura!!! Flávio Dino deixou bem claro que as regras sanitárias vigentes precisarão ser atendidas com toda responsabilidade e segurança para que as atividades possam ser reabertas, e ressaltou que, se houver um consenso nesses protocolos de segurança, “a volta das atividades será de forma gradativa”!!!

*** A atitude está corretíssima, mas atrasada!!! No dia 27 de abril – ou seja, há um mês e dez dias –, o Jornal Pequeno saiu com a seguinte manchete: “JP SUGERE UM PACTO DE COMPROMETIMENTO ENTRE GOVERNO E EMPRESÁRIOS”. E disse no subtítulo: “Um grande pacto, uma grande e urgente reunião entre Governo do Estado e empresários maranhenses, comandada por Flávio Dino, pode ser a solução para uma medida que garanta a retomada lenta e gradual de setores que estão parados em decorrência de um dos decretos assinados pelo governador nos últimos dias”!!!

*** O Colunaço do Pêta repercutiu a sugestão do JP dois dias depois, no domingo, observando, baseado na manchete, que “no mesmo dia entidades empresariais divulgaram um release informando que haviam protocolado, na terça-feira anterior, 24, um documento ao governo ‘com várias propostas dos segmentos de comércio e serviços, visando minimizar os impactos da epidemia do coronavírus na economia local, em especial nas micro e pequenas empresas locais’!!! “No documento” – dizia ainda a matéria – “as entidades reafirmavam o ‘apoio à suspensão temporária das atividades ao comércio, como ação para conter a Covid-19, mas ressaltavam que era indispensável a adoção de medidas de auxílio emergencial às empresas, por parte do governo estadual’. “ERRADO”, condenou o JP, ainda no domingo, por meio do blog O INFORMANTE, postando o seguinte: “Como disse o Jornal Pequeno em manchete, em vez de PEDIR, os empresários precisam é SENTAR com o governador Flávio Dino. Sentar e fazer um PACTO DE COMPROMISSO para DIVIDIR RESPONSABILIDADES. Os setores precisam produzir, mas precisam produzir com responsabilidade, atentando para as medidas sanitárias”.

*** Prosseguindo, disse O INFORMANTE: “O presidente da CDL-São Luís, Fábio Ribeiro, diz que as perdas decorrentes da suspensão da atividade comercial são incalculáveis. ‘A prioridade nesse momento é a saúde das pessoas, mas também precisamos manter vivas as empresas, e isso só vai acontecer se tivermos o suporte do governo, com medidas que atenuem as perdas e possibilitem a manutenção dos empregos’, afirmou”!!! O INFORMANTE reagiu: “Suporte do governo? Não! Isso só vai funcionar se Governo e empresários firmarem um PACTO DE COMPROMETIMENTO, cada um assumindo as suas responsabilidadesO governo não pode assumir essa responsabilidade sozinho”.

*** Na tarde da mesma sexta, 27, depois da manchete do JP e da reação de O INFORMANTE, os empresários protocolaram um novo documento, com uma postura diferente, o que levou o JP a sair com nova manchete: “EMPRESÁRIOS DO MARANHÃO APRESENTAM SUGESTÕES AO GOVERNO PARA A RETOMADA GRADATIVA DO COMÉRCIO”!!! O JP viu como “o início do caminho correto, mesmo ainda sem a reunião sugerida”!!! Nesse documento, protocolado na Seinc, os empresários apresentavam sugestões para a retomada gradativa do comércio, mas, ao final, aproveitam para cobrar uma ‘resposta formal’ do Governo do Estado em relação à correspondência que fora encaminhada e protocolada no dia 24.03.20, com várias demandas exclusivamente de interesse do setor!!! O Jornal Pequeno reagiu novamente: “Os empresários não podem, de forma alguma, aproveitar esse momento para COBRAR O GOVERNO!!! A hora é de SENTAR e encontrar soluções CONJUNTAS para resolver a questão da abertura gradativa do comércio!!! ISSO É O IMPORTANTE AGORA!!! Essas outras questões são para uma outra oportunidade!!! É um absurdo se aproveitar de uma situação grave dessa para COBRAR O GOVERNO… é CONDENÁVEL”!!!

*** “Se não der para sentar” – disse o JP –, que governo e empresariado encontrem uma forma de FAZER ESSE PACTO DE COMPROMETIMENTO, QUE DIVIDAM AS RESPONSABILIDADES SOBRE AS DECISÕES QUE POR VENTURA POSSAM SER TOMADAS!!! Repetimos: O GOVERNO NÃO PODE, NEM DEVE ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE SOZINHO!!! Que todos façam uma reflexão e ajam”!!!

*** A postura do Jornal Pequeno, refletida também nO INFORMANTE e no Colunaço do Pêta, foi elogiada por vários leitores: Parabéns pela iniciativa do Pacto Governo-Empresários” /” A imprensa tem que ter iniciativas como essa nesse momento” /” Bem pensado: dividir a responsabilidade, entre governo/empresários. Talvez seja a saída que todos estavam esperando. Agora é aguardar”! / Parabéns pela iniciativa do JP. Esse pacto é oportuno, feito com a devida responsabilidade preventiva” /” A ideia do pacto é muito boa mas depende da disposição dos dois lados em promover a reunião” / JP acerta na aposta do diálogo / Os empresários não podem é aproveitar essa reunião para fazer cobranças inoportunas ao governo” / Parabéns, Jornal Pequeno. Parabéns, Lourival, parabéns a toda a família Bogéa”!!! Essa foi a tônica dos comentários que nos foram encaminhados, na esteira da repercussão da SUGESTÃO DO JORNAL PEQUENO!!!

*** Tudo isso aconteceu há 40 dias…, QUARENTA PRECIOSOS DIAS PERDIDOS por falta de habilidade e humildade, acima de tudo!!! Erraram os dois lados!!! Erraram os empresários por pensaram somente no próprio umbigo, usando como ‘pano de fundo’ “algumas sugestões para retomar as atividades empresariais e comerciais”!!! E errou o governo, por se mostrar irredutível naquele momento!!! E tinha opções: se chama para conversar e o empresariado insiste em pedir, DENUNCIA, MOSTRA PARA A SOCIEDADE O QUE ESTÁ ACONTECENDO!!!

*** Antes tarde do que nunca, porém, finalmente parece que vai ser acatada a sugestão dada pelo Jornal Pequeno há 1 mês e dez dias!!! Que governo e representantes comerciais, empresariais, agora mais ampliadamente para outros setores, sentem e DIVIDAM RESPONSABILIDADES, porque, como falamos, desde sempre, o Governo do Maranhão não pode assumir sozinho essa enorme e difícil responsabilidade!!!

*** Incompreensão, ignorância e negacionismo de natureza política!!! Seriam estes os principais motivos para uma parcela da população da Ilha de São Luís – opiniões mais coerentes se dividem entre 20, 25%, no máximo – não respeitar a decisão judicial de lockdown decretada pela Justiça e acatada pelo Governo do Estado!!! Decorridos cinco dias do início das medidas de bloqueio em vias e avenidas da Ilha, o que se vê é uma grande parte da cidade praticamente deserta e outra, mais para a periferia, com um numero bem menor de pessoas fora de casa, principalmente em feiras e mercados!!! Não se sabe esse percentual, exatamente!!! O volume de informações em redes sociais e veículos de comunicação, especialmente blogs com linha editorial contrária ao governo, tentam passar a ideia de fracasso do lockdown, mas a grande verdade e que as medidas extremas estão funcionando e sendo aperfeiçoadas, especialmente agora, com uma participação maior de órgãos da Prefeitura de São Luís!!! O estado também está tomando novas medidas, graduando de acordo com a situação!!! A parcela menor está fora de casa, devido ao funcionamento de serviços essenciais como feiras, mercados e bancos!!! Isso só resolveria com uma forte repressão, mas esse não é o caso!!!

*** Como sugestão para conscientizar e conter essa pequena parcela que teima em permanecer nas ruas, algumas medidas poderiam ser interessantes!!! Por exemplo, a presença dos órgãos fiscalizadores nos bairros e não apenas a Polícia Militar!!! Por dia, poderiam ser escolhidos três bairros, onde está sendo denunciada a presença maior de pessoas nas ruas, para realização de operação na área, com carro de som e orientação às pessoas para ficarem em casa!!! Governo do Estado e Prefeitura poderiam dar kits, com remédios para febre, tosse…, antibiótico, álcool em gel e máscara!!! E falar que caso sejam encontradas pessoas nas ruas sem máscara, ou sem necessidade, estas correriam risco de perder benefícios do governo, como o bolsa família!!!

*** Em relação às pessoas que saem de casa para receber o auxílio emergencial, a Caixa Econômica contribuiu muito para esse percentual de gente nas ruas, por falta de uma melhor organização para os beneficiários receberem os 600 reais!!! Uma forma de organizar melhor seria a descentralização dos pagamentos, e aí a responsabilidade passa a ser do Governo Federal, que não teve um planejamento para distribuir esse benefício!!!

*** O que se percebe é que, com o andamento do lockdown, o governo tenta fechar o cerco e vai aumentar essa pressão principalmente no transporte público!!! A Prefeitura garante que 85% da população deixou de circular em ônibus!!! Na controvérsia, o Sindicato das Empresas de Transporte teria informado que esse índice seria de 48%!!! Naturalmente que o SET tem as suas motivações óbvias para se contrapor aos números da prefeitura!!!

*** E o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que havia responsabilizado o município maranhense de Timon pela proliferação do coronavírus na cidade vizinha, hein!!! Pois é…, o próprio Firmino, do PSDB, amigo do senador Roberto Rocha, como ele mesmo fez questão de dizer num vídeo, postou, em suas redes sociais, que recebera, na quarta-feira, 6, um relatório do isolamento da capital do Piauí que indica que apenas 38,9% está respeitando a quarentena!!! “Acabei de receber os dados de isolamento de ontem em Teresina. Pior taxa do período: 38,9%. Espero que as pessoas que estejam desrespeitando a quarentena saibam da sua responsabilidade com as vidas que serão perdidas”, postou em sua página no Twitter!!! Diante da constatação do prefeito, de que a responsabilidade pelos problemas de Teresina não tem a ver com Timon, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lulas, respondeu ao prefeito na mesma postagem: “Pois é, prefeito! Teresina, com 38% de isolamento social, a culpa não pode ser de Timon. O Rio Parnaíba sempre nos uniu e o combate à doença não pode nos separar neste momento. Nem dar espaço para conclusões precipitadas”!!! Por fim, Lula ainda fez uma recomendação a Firmino Filho: “Boa sorte ai. Cuida de Teresina que estamos cuidando do Maranhão e São Luís, onde o índice de isolamento ontem foi 56%. E, graças a Deus, ainda temos leitos disponíveis em Timon”!!! Toma!!!

*** Olha essa que O INFORMANTE (Jp online) publicou no meio da semana!!! “O site O Antagonista publicou, esta semana, que as mensagens do ex-ministro da Justiça e Segurança Sergio Moro ao presidente Jair Bolsonaro mostram que ele fez de tudo para permanecer no governo:

– ele indicou dois nomes para substituir Maurício Valeixo;

– ele negociou com os ministros militares, que o traíram;

– ele aceitou o desgaste pessoal peoa troca…

Sergio Moro só ‘entregou o boné’ quando Bolsonaro demitiu o diretor-geral da PF sem consultá-lo, falsificando sua assinatura, num putsch noturno, para interferir politicamente em inquéritos sigilosos.

Ao contrário do que espalham seguidores e apoiadores do presidente, Sergio Moro não saiu do governo por um capricho ou por um cálculo eleitoral, e sim para proteger a Polícia Federal de um abuso flagrante.

Ele só perdeu com isso: sacrificou o cargo de ministro e a chance de pleitear uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Mas fez a coisa certa, defendendo o Estado das investidas de um presidente aloprado, avaliou o site O Antagonista.

O erro de Sérgio Moro – a avaliação agora é de O INFORMANTE – foi expor o governo e aumentar ainda mais uma crise num momento tão difícil para o país. Deveria ter guardado toda a sua munição para o pós-coronavírus, deixando claro para a nação que o faria tão logo isso tudo passasse. Mas a raiva e o ego falaram mais alto, e quando raiva e ego se aliam, a razão se esvai”!!! Verdade pura!!! Dr. Pêta assina embaixo!!!

*** Falar em Bolsonaro, os ‘ultrabolsonaristas’ não conseguem encontrar falhas no presidente!!! Com um índice de aprovação maior do que do chefe da nação, o ex-ministro Mandetta foi demitido e estes apoiadores trataram de desqualificar o ex-ministro nas redes sociais!!! “BOLSONARO AGIU CERTO”!!! Veio Sérgio Moro…, Sérgio Moro, gente, o juiz da Lava Jato que desbaratou uma poderosa quadrilha de bandidos malfeitores e botou na cadeia políticos e empresários que estavam saqueando o Brasil, principalmente a Petrobras…, o magistrado herói de todos os brasileiros!!! Sérgio Moro caiu e…, para os ‘ultra’, “BOLSONARO AGIU CERTO”!!! Indignado, meu chefe disparou num grupo de amigos: “Rapaz, se encontrarem Bolsonaro dando o ‘fiofó’ em praça pública, pode crer, vão dizer que ele FOI ESTUPRADO”!!!

*** Bom, agora estamos diante de mais uma ‘prova’ para os ‘ultrabolsonaristas’!!! No dia 27 de abril. O INFORMANTE (blog do JP online) publicou: “BOLSONARO NA IMINÊNCIA DE CAPITULAR DIANTE DE TUDO QUE GARANTIU EM CAMPANHA QUE NÃO FARIA”!!! “Fragilizado após a demissão de Sérgio Moro, conforme mostram pesquisas realizadas no fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro está na iminência de capitular diante de tudo que falou em campanha: de não negociar com políticos. Se já vinha dando indícios disso durante a apreciação e votação das reformas – a da Previdência conseguiu aprovar -, Bolsonaro chama a atenção agora com a sua movimentação em relação ao Centrão”!!! Não deu outra!!! Dias depois, a notícia estourou: “Governo entrega DNOCS ao PP e inaugura aliança com o Centrão”!!! O Diário Oficial de quarta-feira (6) trazia a nomeação de Fernando Marcondes de Araújo Leão para a direção-geral do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas)!!! Leão é ligado ao PP e foi indicado ao posto pela direção da sigla!!! A nomeação de Leão, assinada por Braga Neto (Casa Civil), inaugura nova fase na relação de Jair Bolsonaro (sem partido) com os partidos de centro!!! Segundo acordo firmado pelo presidente, além do PP, o PL, de Valdemar Costa Neto; o Republicanos, antigo PRB, e o PSD, de Gilberto Kassab, por exemplo, também devem ser agraciados com cargos em empresas públicas e autarquias importantes!!! Os dirigentes desses partidos esperam as nomeações, acertadas com Bolsonaro há cerca de duas semanas!!! Há expectativa de que nos próximos dias novos nomes vinculados a esses partidos assumam postos no FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação), na Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e em secretarias de ministérios, como o do Desenvolvimento Regional”!!! E agora, o que dirão bolsonaristas e ‘ultrabolsonaristas’ que acreditaram piamente quando, na campanha, o então candidato a presidente “esculhambou” a classe política e disse que não faria acordo nem entraria em conchavos com políticos???!!! Dirão certamente que “os fins justificam os meios, ou vice versa”, esquecendo que quando FHC e Lula fizeram a mesma coisa eles ‘caíram matando’ em cima dos ex-presidentes!!! Só que com Bolsonaro, na campanha, ele disse, reiteradas vezes, que não existia A MÍNIMA possibilidade dos ‘acordos políticos’ (conchavos, no popular) que ele começou a fazer agora!!! Alguma diferença para o “Caçador de Marajás”???!!!

*** Falar em Bolsonaro, olha só que notícia interessante!!! Enquanto o Brasil ultrapassa a barreira dos 10 mil mortos pelo coronavírus, autoridades investigam e suspeitam que ao menos 10% dos casos da Covid-19 no país podem ter relação com as atitudes e declarações do presidente da República!!! A estimativa é de pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo!!! Eles avaliaram o comportamento de líderes durante a pandemia!!! A partir de dados de celular, afirmam que dois atos de Bolsonaro, em março, teriam levado cerca de 1 milhão de pessoas às ruas!!! Outro estudo mostra que cidades que registram maior aprovação a Bolsonaro tiveram aumento na taxa de contágio 18,9% superior aos municípios em que o apoio ao governo não é tão alto!!! O levantamento, realizado por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e da Itália, mapeou dados de 255 municípios brasileiros!!!

*** A investigação dos pesquisadores da universidade de Cambridge e da FGV pode ser o início de uma sugestão dada pelo Jornal Pequeno, recentemente, por meio do blog O INFORMANTE (do JP online)!!! Vale a pena ler de novo!!! “A classe política erra ao tentar o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, por conta das denúncias do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Não é hora para isso, num momento em que brasileiros estão morrendo e que todas as atenções do país precisam se voltar para tentar derrotar esse vírus que está enlutando milhares e milhares de famílias no Brasil e no mundo. Jair Messias Bolsonaro precisa ser investigado de forma consistente pelo Ministério Público Federal (MPF), para, posteriormente, se for o caso, ser acionado no Supremo Tribunal Federal (STF) por CRIME DE RESPONSABILIDADE“.

 A Globo pode exagerar, devido às suas ‘questões pessoais’ com Jair Bolsonaro; a Folha de S. Paulo pode ‘carregar’ no noticiário contra o chefe da nação, e vários outros veículos da chamada ‘grande imprensa’ podem estar sendo parciais nas divulgações, mas não há como negar um fato: o presidente do Brasil pode ter cometido CRIME DE RESPONSABILIDADE ao minimizar a crise sanitária, não acatar o isolamento social e, consequentemente, avalizar a saída de milhões de brasileiros às ruas. Os efeitos dessa postura do presidente, a pretexto de tentar preservar a economia, sem, no entanto, apresentar qualquer plano concreto ou eficiente nesse sentido, levou o Brasil à condição fatal que está hoje, com seu índice de letalidade superior ao da China, país originário da doença”.

 “Ao tratar o coronavírus como ‘uma gripezinha’, Bolsonaro ‘incentivou’ milhões de seguidores e apoiadores, Brasil afora, a irem para as ruas sem medo, a até fazerem manifestações contra quem defendia e defende o isolamento social. O Brasil sente agora os resultados dessa e de tantas outras declarações perigosas do presidente feitas “pelos cotovelos”. Não só declarações como ações, a exemplo do que fez várias vezes indo ao encontro e cumprimentando pessoas em diversas ocasiões desde que voltou dos Estados Unidos com quase todos os integrantes da sua equipe infectados pelo coronavírus. Talvez seja importante que o Ministério Público Federal (MPF) inicie uma profunda investigação, um consistente levantamento sigiloso dos fatos, por enquanto — porque todas as atenções precisam estar voltadas para derrotar o vírus mortal –, para que, ao final, decida se entra ou não com uma ação contra Jair Messias Bolsonaro por CRIME DE RESPONSABILIDADE. Indícios há de sobras para essa investigação”!!!