A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) acaba de divulgar nota afirmando que são infundadas as reclamações feitas por internos do Complexo Penitenciário São Luís (Pedrinhas) e divulgadas em um vídeo que circula em grupos de whatsapp feito por dois internos.
Diante disso, destaca a nota:
1 – Diariamente estão acontecendo ações de saúde nas unidades prisionais do estado, principalmente nos estabelecimentos penais que integram o Complexo Penitenciário São Luís.
2 – Dependendo do caso, o interno é encaminhado a algum hospital da cidade para que receba os devidos cuidados.
3 – A enfermaria que funciona na UPSL 1 dispõe de equipamentos e medicamentos para atender os internos que necessitem de cuidados básicos, em casos mais complexos os custodiados são encaminhados imediatamente a locais de referência.
4 – As visitas presenciais aos apenados foram temporariamente suspensas e estas estão ocorrendo, como forma de enfrentamento à Covid-19, de maneira virtual. Nesta o interno continua a ter contato com familiares, mas sem o risco de ser acometido pela doença.
5 – A alimentação que é dada aos custodiados passa pela avaliação de nutricionistas e também por severas fiscalizações na produção e transporte dos alimentos.
6 – O Procedimento Disciplinar Interno (PDI) é uma medida que objetiva a manutenção da ordem e disciplina nas unidades prisionais e os internos que respondem tal medida são aqueles que descumpriram as regras previamente estabelecidas e comunicadas a eles.
Portanto, a Seap esclarece que são infundadas as reclamações feitas pelos internos e que as devidas medidas com foco em um sistema prisional cada vez mais humanizado estão sendo tomadas.
O vídeo – No vídeo, dois presos usando máscara que esconde o rosto dizem, basicamente, que tem detentos com sintomas de febre, garganta inflamada, calafrios, dor no corpo, falta de ar; preso sendo isolados sem que a família tenha conhecimento.