-->

Depois de revelar a única condição que impôs ao presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, que seria não deixar a sua família desprotegida, Sérgio Moro acaba de anunciar a sua saída do Governo Federal, em entrevista coletiva à imprensa, no seu gabinete, em Brasília.

Moro anunciou sua saída depois de fazer um amplo balanço de suas ações à frente do ministério. Na entrevista, Moro revelou que não indica superintendentes de Polícia Federal, mas que a única indicação que fez a Bolsonaro foi a de Vicente Valeixo para Diretor-Geral da PF.

Disse ainda que há algum tempo Bolsonaro vinha insistindo na substituição de Valeixo, mas que ele queria que o presidente lhe mostrasse a causa disso, o que nunca foi dito.

O grande problema, para Moro, foi a violação de uma promessa que foi feita a Moro, inicialmente, de que ele teria ‘carta-branca’, e ainda mais porque não havia uma causa, ficando claro que estava havendo interferência política.

Disse ainda Moro que a intenção de Bolsonaro não seria trocar apenas o comando geral da PF, mas também alguns superintendentes, como das PFs do Rio de Janeiro e de Pernambuco, sem, contudo, apresentar uma causa.

Sérgio Moro atribuiu a declaração de Valeixo em uma vídeo conferência, de que estaria cansado e queria sair, a toda essa pressão que já vinha sofrendo há vários meses, agravada agora com a decisão do presidente de demitir o diretor-geral da PF.

Sobre a exoneração do Diretor-Geral da PF, Moro disse que não a assinou e que ficou sabendo pela publicação no Diário Oficial desta sexta-feira. “Não recebi nenhum pedido oficial do Vicente Valeixo pedindo para sair”. Afirmou que considerou isso uma desconsideração de Bolsonaro.

Moro disse que não tinha como aceitar essa exoneração, até para preservar a minha biografia. “Eu sei que o presidente é quem indica, mas ele assumiu um compromisso comigo, de que as escolhas seriam técnicas”, ressaltou Sérgio Moro.

Moro deixou a coletiva aplaudido por jornalistas.

 

PARA ACESSAR O INFORMANTE: www.jornalpequeno.com.br/oinformante