Afinal, quem está pensando no Brasil? Essa é a grande pergunta que deve ser feita e que merece uma reflexão. A opinião é do Dr. Pêta, no Colunaço deste domingo, 19. Tenha uma boa leitura!
COLUNAÇO DO PÊTA –
PETINHADAS –
*** Afinal, quem está pensando no Brasil???!!! Bom parar e refletir sobre essa indagação!!! Talvez o presidente Jair Bolsonaro esteja!!! Mas pensar no Brasil querendo resolver os problemas na intuição e na marra é um erro que ele não percebe; da mesma forma que não consegue perceber que está respaldando o povo brasileiro a cometer a loucura de não respeitar um isolamento necessário e sair às ruas sem a exata noção do perigo que isso representa diante da pandemia do coronavírus!!! O grande problema do presidente é que ele pensa uma coisa e fala outra…, e, pior, quando fala se expressa errado, porque não tem a capacidade exigida para um chefe de estado!!! Digamos que tem a boa intenção, mas lhe falta o preparo!!! Com um pouco de boa vontade, isentas e lúcidos até que conseguem extrair dos ‘destrambelhos’ de Bolsonaro o que, no fundo, ele quer dizer!!! Mas como esperar isso de adversários políticos, de radicais fundamentalistas e de uma parte de brasileiros “Maria vai com as outras”???!!! Bom, então admitindo que o presidente está pensando no Brasil é preciso que se tenha clareza para afirmar que a forma destrambelhada como pensa no país é prejudicial e não ajuda!!! Na marra, é bom repetir, Bolsonaro ‘mata’ a solução fundamental para enfrentar qualquer situação adversa, que é o diálogo, o entendimento!!!
*** Se Bolsonaro acha que está sendo chantageado por Rodrigo Maia – e tudo indica que está mesmo –, então que seja inteligente – aí é que está o problema – e mostre isso ao país!!! Mas não no confronto, na beligerância, porque isso só atiça mais ainda quem já olha o Congresso Nacional de forma ‘atravessada’!!! E jogar o povo dele contra os políticos vai resolver o quê???!!! Ainda bem que hoje ele só tem o apoio dos ‘ultrabolsonaristas, porque, do contrário, a guerra civil no Brasil estaria ‘batendo à porta’!!! Graças a Deus boa parte da população que votou em Bolsonaro caiu em si, diante das loucuras do presidente de ‘incentivar’ o povo a sair às ruas sem medo, e conseguiu enxergar melhor o cenário!!!
*** E qual seria a forma inteligente de mostrar à nação que Rodrigo Maia está chantageando o governo e quer “quebrar o Brasil”, como afirmam o presidente e o ministro da Economia???!!! Simples: convoca uma cadeia nacional de rádio/televisão para Paulo Guedes explicar aos brasileiros, SERENA E DIDATICAMENTE, o que está acontecendo!!! Para dizer, com todas as letras, por exemplo, as consequências danosas da ‘proposta indecente’ encampada pelo presidente da Câmara, que provocará um rombo bilionário nos cofres públicos federais!!! Ao mesmo tempo, propondo o diálogo, com a vigilância da nação, para governo e congresso chegarem a um consenso!!!
*** Isso é fundamental agora, porque já se noticia que Maia e Guedes deixaram de se falar desde a semana passada, quando ainda vinham trocando telefonemas!!! Hoje não haveria mais diálogo entre os dois!!! E a imprensa que não pensa no País adora esse tipo de notícia, como se extasiava ao inflamar as divergências e diferenças entre Bolsonaro e Mandetta, só sossegando quando o presidente demitiu o ministro!!! Se Guedes acha que Maia age como líder do DEM com o objetivo de ajudar eleitoralmente aliados nas cidades, então que diga isso à nação, de forma tranquila, e não seguindo os arroubos e destemperos de Bolsonaro!!!
*** Conversa do meu chefe com um amigo, depois da queda do Mandetta”!!!
Meu chefe: “Nada a ver o Mandetta deixar gravar – e, pior, divulgar – a sua despedida com os funcionários no ministério. Estava indo bem, dando segurança aos brasileiros, mas a irresponsável grande (?) imprensa mexeu com ele; foi buscar lá no fundo a terrível vaidade que alguns não escondem e que outros guardam bem guardada no fundo da alma. Difícil guardá-la numa situação de extrema exposição positiva dessa. Mandetta não conseguiu. Pior foi sair cantando, quando deveria sair sério, pois é o que o momento exige!!! Quanto à crítica que internautas fizeram em relação a distanciamento (ele estava reunido com funcionários da casa), acho que não podemos comparar essa despedida com as aglomerações que estamos vendo nas ruas. Afinal, famílias e famílias estão juntas, em casa”!!!
Amigo: Cada país tem a imprensa que merece. E a brasileira não está sendo muito diferente do resto da imprensa mundial. Mas será que você não está supervalorizando o papel dos meios de comunicação? As mídias são os nervos do corpo social e não seu cérebro”!
Meu chefe – Ah, meu amigo, você não sabe o que é ego: o recolhido é pior que o inflado, hahahahahahahaha
Amigo – Parece muito a ‘teoria do armário’: o ‘enrustido’ é pior que o assumido, hahahahahahaha!!!
*** Mas isso agora é passado!!! Como nosso foco é o coronavírus, vamos agora torcer para que o novo ministro faça um bom trabalho e, principalmente, para que transmita confiança à população, porque é disso que os brasileiros estão precisando: confiar em quem os comanda!!! E fazer a sua parte, obviamente!!!
*** A propósito, Bolsonaro deveria aproveitar esse momento, que as pessoas começam a enxergar a chantagem do presidente da Câmara, para pregar a UNIÃO DO BRASIL CONTRA A COVID-19!!! Desde o início meu chefe vem falando que o problema de presidente são as loucuras dele, é pensar uma coisa e falar outra!!! Não basta ser bem intencionado!!!
Pior é que se o país não for alertado, vão aprovar o que querem, Bolsonaro vai vetar e vão derrubar o veto!!! Daí a ideia da cadeia nacional de rádio e tv para Guedes!!!
*** Aí um amigo do meu chefe, daqueles bem radicais, ‘foi’ para o grupo de zap e ‘mandou bala’…, que tinha era que colocar o Exército nas ruas, fazer, acontecer, matar, esfolar…!!! Depois de ler as mensagens, meu chefe ‘sem parelha’ botou lá no grupo: “Bom, e nesse caso, nosso amigo ‘fulano’ seria o ‘Rei dos Homens’. Na época da revolução, aqui no Maranhão, o povo se reuniu na Deodoro e saiu em direção ao centro de São Luís para invadir o Palácio dos Leões. Insuflado, Rei dos Homens foi à frente com a bandeira do Maranhäo empunhada. Quando chegou ali perto da igreja da Sé, a galera revolucionária deparou um batalhão da Polícia Militar enfileirado, de ponta a ponta da praça Pedro II, armado ATÉ OS DENTES. Rei dos Homens olhou para trás, entregou a bandeira e falou: “Bom, até aqui eu vim. Daqui pra frente coloquem um mais doido do que eu aqui na frente”, hahahahahahahahahaha!!!
*** Ainda sobre a saída do Mandetta, o ex-ministro passava segurança aos brasileiros, e a linha dele é a linha correta, adotada em várias partes do mundo. O que faltou a UNIÃO do “para pra acertar”!!! Aliás, o que faltava não; o que está faltando!!! Ninguém tá defendendo o “para geral”! O próprio Bolsonaro, defensor do “abre geral”, já fala em abrir gradativamente!!! Esse é o problema: as pessoas querem tanto provar que a outra está errada (e vice versa), que radicalizam ao defender sua tese. NINGUÉM QUER QUE PARE TUDO OU QUE ABRA TUDO. O que se quer é RESPONSABILIDADE NAS AÇÕES. E sabe quando isso vai acontecer? Quando TODOS FALAREM A MESMA LÍNGUA, sem quererem provar um para o outro ou outro para um que estão certos!!! Temos certeza de que, desde o início, os dois lados pensavam assim; Bolsonaro, óbvio, com um pouco mais de exagero e loucuras, porque é o jeito dele!!! Esse é o problema: as pessoas querem tanto provar que a outra está errada (e vice versa), que radicalizam ao defender sua tese”! Como um lado é contra Bolsonaro, fala que o presidente QUER ABRIR TUDO!!! E como o outro é a favor, fala que OS GOVERNADORES QUEREM FECHAR TUDO!!! E não é isso!!! O que se quer é RESPONSABILIDADE, SEGURANÇA. Mas isso só se consegue com UNIFICAÇÃO DA FALA, DO DISCURSO, COM A UNIÃO DO BRASIL!!!
*** As dificuldades começam pelo fato de que algumas unidades federadas não contam com equipes técnicas capazes de discutir a sua dívida fundada com o Governo Central. Limitam-se tão somente a contabilizar a amortização do capital e pagar os juros e acessórios incidentes sobre a dívida, pagamentos que, de resto, já vêm devidamente subtraídos das receitas do Fundo de Participação dos Estados, eis que a União é garantidora dos financiamentos que os estados contraem. Esse é precisamente o caso do Estado do Maranhão, ou seja, exerce apenas o controle contábil do montante da dívida pública.
Ao tempo do governo Jackson Lago, e por decisão do Governador, que queria pôr a limpo a natureza e o montante da dívida contraída ao longo das administrações anteriores, contratou-se consultoria especializada para auditar a dívida fundada do Estado, com cláusula de sucesso, tarefa que consumiu muitas horas de trabalho e propiciou oportunidade única de reflexão crítica por parte da SEPLAN.
Os resultados preliminares da auditoria deixavam claro que a União sobrecarregava o Tesouro Estadual com acessórios financeiros não previstos nos contratos originais, além de terem sido identificados pagamentos em duplicidade de encargos e prestações. O trabalho de auditagem ficou inconcluso em virtude da cassação do governador, mas até onde a investigação pode ir, já se antevia o ressarcimento de centenas de milhões de reais, pagos indevidamente aos cofres da União.
A dificuldade inicial consistia na conciliação de contas com o Banco do Brasil, na qualidade de agente financeiro do Tesouro Nacional. Desacostumado a ser interpelado sobre a justeza dos encargos que cobrava, referida Instituição relutava em consentir que houvesse incorrido em erro nos juros incidentes, quanto mais na duplicidade de prestações. Somente fundamentada na análise de uma auditoria do mais alto nível de especialização e competência, o Estado poderia intimar o BB a provar a justeza dos seus cálculos, para assim confirmar o que cobrava, ou quedar-se ante os nossos argumentos, ressarcindo, então, o Tesouro Estadual dos recursos que, na nossa convicção, lhe haviam sido subtraídos ao longo de muitos anos.
*** E a propósito da informação de que o Estado celebra (ou celebrou) operação de crédito externa com o Bank of America e a Merril Lynch (BofaML), no valor de US$-661.967.121,34, para quitação dos “resíduos” das Leis 8727 e 9496 (Parecer PGFN/COF/Nº 1224/2013, de 24.06.2013), vale lembrar que tais dívidas são remanescentes da CAEMA e da extinta COHAB, além de outras do próprio governo, constituídas nas décadas de 80 e 90!!! Justamente dívidas que foram contestadas no Governo Jackson Lago, já que estavam eivadas de erros e inconsistências!!! No caso específico da Lei 8727/93, da qual no nosso caso a maior devedora é a CAEMA, podia o Estado optar por pagar 60% inicialmente, já que os 40% restantes ganharam carência parcial, nos exatos termos do art. 13 e seus parágrafos da lei em comento!!! O Banco do Brasil, equivocadamente, considerou toda a dívida inadimplente, aumentando artificialmente o seu valor!!! Basta questionar e demonstrar os dados como vinha sendo feito anos atrás, a despeito da má vontade da Secretaria do Tesouro Nacional, com a qual o Governo Jackson Lago, por exemplo, travou duro diálogo para requerer o ressarcimento ao Tesouro Estadual dos valores cobrados indevidamente!!!
Refinanciá-las, agora, como está fazendo o governo, por se tratar de dívida parcialmente inexistente, é tornar quase impossível o seu questionamento futuro!!! É um equívoco!!! A propósito, tais dívidas estão sendo refinanciadas pela Merrill Linch, exatamente a mesma casa bancária que recebeu a confissão de inúmeras dívidas externas do primeiro governo de Roseana Sarney! Coincidência, não???!!! Talvez fosse interessante o governador Flávio Dino fazer uma auditoria da dívida pública!!!
*** E olha a reação de um leitor do Dr. Pêta!!! Ao ler a notícia de que o Tribunal de Justiça do Maranhão está entre os 20 tribunais do Brasil com mais movimentos e despachos durante o período da pandemia, o ‘cabra’ ‘mandou bala’: “Dr. Pêta, já que tá assim, conversa aí com o presidente para ver se saem os precatórios!!! Fizeram uma lista de precatórios de até 2020…, tem uma senhora com 81 anos e hipertensa com um precatório de 2013, e até agora nada”!!! Taí o recado, Don Joaquim!!!
*** O “jornal do outro lado da ponte” ‘meteu a lenha’ nas entidades empresariais do Maranhão, acusando-as de omissão na condução das medidas de combate ao coronavírus em nosso estado!!! Bom, pelo visto, os editorialistas “do lado de lá” não têm acompanhado o noticiário local!!! Todo dia a mídia anuncia doações de empresários associados ao Sistema S, que, mesmo com redução de corte de 50% das receitas, não demitiu nenhum funcionário e ainda está contribuindo com o sistema de saúde do estado!!! Será ciumeira porque as instituições empresariais estão ajudando apenas a população, por meio do Governo do Estado??? Seria interessante que, além das informações, muito boas e importantes, por sinal, o “outro lado da ponte” fizesse doações de donativos ou alguma ação para ajudar no combate à pandemia!!! ‘Rapá’, não é hora de briga; é hora de unir forças e enfrentar esse vírus que está querendo dizimar os habitantes e a economia do mundo!!!
*** Antes da sábia citação de Winston Churchill, vem o recado correto nas redes sociais: “Vamos combater as mentiras que são propagadas na internet e checar as informações por meio dos canais oficiais, antes de divulga-las. Isso salva vidas”!!! Alguma dúvida!!! E é como disse Churchill, político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial: “Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter a oportunidade de se vestir”!!!
*** Da coluna do Claudio Humberto, ‘seção’ “Poder sem pudor”: “Nunes Freire era deputado estadual no Maranhão, no dia 1º de abril de 1964, quando apresentou uma moção de apoio às Forças Armadas. As notícias sobre o êxito do golpe ainda eram confusas, e os deputados engavetaram a moção. Dez dias depois, consolidado o golpe militar, retiraram-na da gaveta. Foi a vez de Nunes Freire se manifestar: ‘No dia 1º, essa moção era uma tomada de posição. Hoje, com a vitória do movimento militar, é uma ridícula bajulação. Sou o autor, retiro-a’. Os outros deputados ficaram com a cara no chão”!!!
*** O editorial de terça-feira, 14, do jornal Washington Post, dos Estados Unidos, deveria ser lido por todos os ultrabolsonaristas que acreditam que o presidente da República está certo em suas teorias de combate ao coronavírus!!! Conforme publicou O INFORMANTE (JP Online, na quarta, 15, o jornal norte-americano encerra assim o editorial: “Donald Trump, que deixou de lado seu próprio discurso minimizando o vírus, faria um grande favor ao Brasil ligando para Bolsonaro e aconselhando-o a fazer o mesmo”!!! Não se trata de nenhuma Rede Globo, de Folha de São Paulo, Estadão ou qualquer outro veículo da ‘Grande Imprensa’ (?) nacional pré-disposto contra o chefe da Nação!!! Estamos falando do Washington Post, um dos maiores veículos de comunicação do mundo!!! E também não se trata de nenhum artigo de um jornalista, articulista, convidado ou colaborador!!! O Editorial é a Opinião, a Palavra do renomado e internacionalmente respeitado Washington Post, que criticou severamente as atitudes do presidente Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus!!! O jornal americano cita os governantes de Belarus, Turcomenistão, Nicarágua e Brasil como os únicos que “minimizaram a seriedade da doença e instaram seus cidadãos a levar vidas mais ou menos normais”!!! “De longe, o caso mais grave de má conduta é o do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Quando a infecção começou a se espalhar em um país de mais de 200 milhões de pessoas, o populista de direita descartou o coronavírus como ‘uma gripezinha’ e exortou os brasileiros a ‘enfrentar o vírus como um homem’. Pior, o presidente tentou repetidamente minar as medidas tomadas pelos 27 governadores estaduais do país para conter o surto”, escreve o Post!!! “O resultado previsível tem sido uma taxa crescente de infecções e mortes. (…) Epidemiologistas preveem que o pico da doença ainda está por vir, graças à frouxidão no distanciamento social incentivada por Bolsonaro”, prossegue o editorial!!!
*** Em meio ao clima de medo que assola o Brasil, o governador Flávio Dino tomou, essa semana, uma atitude que nos dá algum alento, ao propor um “PACTO DO BOM SENSO”!!! Numa videoconferência com empresários estrangeiros, do Conselho das Américas, terça-feira, 14, Flávio Dino pediu a união de estados, municípios e Governo Federal ao participar!!! O Conselho das Américas reúne investidores estrangeiros e líderes interessados em promover e ampliar negócios em países latino-americanos!!! Durante a reunião, Dino falou sobre as perspectivas e as respostas do Governo do Maranhão no combate à crise provocada pela pandemia de coronavírus, apresentou um panorama de casos no estado, especialmente sobre a ilha de São Luís, e falou também do custo da guerra contra a doença!!! Mas o mais importante foi a proposta do “PACTO DO BOM SENSO” para enfrentar a crise!!! O governador pediu a união de estados, municípios e Governo Federal, em torno de uma agenda de controle da pandemia, que garanta a aquisição de insumos, a efetividade das medidas sociais, proteção de empregos e empresas, e segurança para a federação!!! “Tenho me dedicado a essa pregação para que haja uma união nacional, um pacto do bom senso, em torno desta agenda, para que com isso nós possamos evitar um cenário de barbárie”, disse!!! Além de Flávio Dino como palestrante, a reunião contou com representantes de 30 empresas estrangeiras e de 12 pessoas do corpo administrativo do Conselho das Américas!!!
*** E depois daquela distribuição de cestas básicas na Casa do Maranhão (Centro Histórico), que, de uma hora para outra, provocou aglomerações e muitas críticas à iniciativa bem intencionada, o Governo do Estado idealizou uma outra estratégia e voltou a distribuir cestas básicas a pessoas mais necessitadas!!! Mas faz isso agora escondido, sem anunciar, para evitar novas e perigosas aglomerações!!! Fonte do Palácio dos Leões revelou ao Colunaço do Pêta que a equipe responsável por esse trabalho escolhe determinada localidade e faz a distribuição de surpresa, com toda segurança!!! Com isso, o governo está conseguindo ajudar muitas famílias que passam necessidade nesse momento de grande preocupação mundial!!!
***